Quando o assunto é definição muscular existem vários métodos que você pode escolher para garantir sua hipertrofia. E um dos que já está na mídia há algum tempo é a Dieta Cetogênica.

Essa alternativa surgir por volta de 1920, como uma alternativa de tratamento complementar para pessoas com epilepsia. E em 1960 vários especialistas começaram a disseminar a abordagem como uma alternativa para quem deseja perder peso.

Ela pode ser feita a curto ou longo prazo, mas, precisa sempre de supervisão médica. Isso porque essa Dieta pode gerar efeitos colaterais que prejudicam o corpo se não foi feita de forma correta e adaptada para o organismo de cada indivíduo.

O que é a dieta Cetogênica?

dieta-cetogênica

A dieta Cetogênica é uma mudança alimentar que visa basicamente aumentar a produção de corpos cetônicos no organismo através da redução de carboidratos da dieta e o aumento da quantidade de proteínas consumidas.

Quando você promove essa profunda mudança na sua alimentação, retira a principal fonte de energia do corpo, os carboidratos. Dessa forma, seu organismo se vê obrigado a buscar uma nova fonte, que no caso é a gordura.

Quais os benefícios da Dieta Cetogênica?

Sem sombra de dúvidas o principal benefício da dieta cetogênica é a perda de peso acelerada, principalmente da gordura localizada. E como ela ajuda a manter os níveis de insulina controlados, também ajuda a evitar o acumulo das gorduras nos tecidos adiposos.

Mas além disso, esse método também traz uma série de benefícios, tais como:

1.      Reduz os níveis de triglicerídeos

Uma das grandes vantagens dessa dieta é que ela ajuda a reduzir os níveis de triglicerídeos, que nada mais são que moléculas de gordura, que, em grandes quantidades, elevam os riscos de AVC e distúrbios cardíacos.

E o nível desses componentes tende a aumentar principalmente quando você consome muitos carboidratos. Logo, quando você faz a substituição deles por proteínas, contribuo para a redução de níveis e mais saúde.

2.      Aumenta os níveis de colesterol bom (HDL)

Mais um dos benefícios da dieta cetogênica é que ela contribui com a produção do colesterol HDL, que é considerado bom para manter a saúde do coração.

Através dele que o seu corpo consegue levar o colesterol “ruim” (LDL) para o seu fígado. E lá ele é quebrado e reutilizado pelo corpo ou descartado se não for necessário.

3.      Controla o açúcar no sangue

Outro grande diferencial desse método é que ele também contribui para o controle do açúcar no seu sangue, o que acaba tornando a Dieta Cetogênica uma boa alternativa para pessoas diabéticas e também para evitar o desenvolvimentos da diabetes tipo 2.

Como você reduz drasticamente a quantidade de carboidratos consumidos na sua dieta, você evita os picos de glicemia que podem afetar os níveis de insulina. Basicamente o seu corpo não vai precisar de grandes quantidades dessa substância e, por isso, não vai produzir tanto.

4.      Ajuda a Reduzir a pressão arterial

Mais um dos benefícios dessa dieta é que ela também contribui com a redução da pressão arterial. Isso porque, como ela reduz a resistência a insulina e os picos de glicemia no sangue, contribui para a redução dos fatores de risco que podem desencadear a hipertensão.

5.      Inibe o apetite e ajuda e reeducar o seu corpo em relação a comida

Mais um dos motivos que faz muitos homens aderirem esta dieta é o fato dela também promover uma reeducação do organismo em relação a comida, podendo até mesmo ser usada para acabar com a compulsão alimentar.

Isso acontece porque os carboidratos são queimados rapidamente pelo corpo para se transformarem em energia. Com isso, a tendência é que você fique com mais fome e em uma quantidade maior de vezes.

No entanto, nesse método você vai reduzir a quantidade de carboidratos e ao mesmo tempo comer mais proteínas. Consequentemente o seu corpo ficará saciado por mais tempo e você comerá em menores quantidades.

6.      Efeitos rápidos

Sem sombra de dúvidas um dos maiores benefícios da dieta cetogênica são os resultados rápidos.

Isso ocorre justamente porque o corpo passa a queimar as reservas de gordura para obter energia. Logo, é possível eliminar grandes quantias de peso em pouco tempo.

E como a tendência é que o praticante leve a reeducação alimentar a diante, esses resultados podem ocorrer de forma prolongada, o que acaba sendo um favor motivador para quem está em busca de um corpo definido.

7.      Ajuda na construção muscular

Outro grande diferencial da dieta cetogênica é que ela também contribui para a construção muscular, o que é ideal para quem está em busca da hipertrofia.

As proteínas tem papel fundamental na reconstrução das fibras musculares que sofrem microlesões durante os exercícios. Dessa forma, você consegue se recuperar mais rapidamente e promover um ganho de massa ágil.

Além disso, as proteínas acabam sendo uma fonte de energia mais saudável do que os carboidratos.

A dieta cetogênica tem efeitos colaterais?

dieta-cetogênica

Sim, esta dieta assim como qualquer outro método de reeducação alimentar ou emagrecimento tem seus efeitos colaterais.

Nas primeiras semanas é comum sentir falta de energia e cansaço. Isso ocorre justamente por que o organismo ainda está aprendendo que precisa ter uma nova fonte energética.

Consequente, isso também pode gerar variações de humor causadas pela falta dos carboidratos. Eles acabam estimulando o cérebro constantemente a liberar hormônios de prazer e bem-estar.

Além disso, se feita de forma incorreta, ela pode acarretar deficiências vitamínicas e até mesmo catabolismo, que é um processo onde o corpo passa a queimar massa muscular quando não encontra uma fonte alternativa de energia.

Por conta disso que esse método precisa ser feito de modo correto, seguindo todas as recomendações do nutricionista. Assim é possível obter todos os benefícios da mudança na alimentação, mas sem os efeitos negativos.

Conclusão

A dieta cetogênica é uma alternativa perfeita para quem busca definição e ganho de massa muscular. Contudo, lembre-se, antes de fazer qualquer tipo de alteração na sua alimentação sempre consulte um nutricionista. Apenas esse profissional poderá avaliar qual a melhor alternativa levando em conta as necessidades do seu corpo e seus objetivos.

Fernando Sardinha
Escrito por Fernando Sardinha