Como Melhorar O Funcionamento Dos Rins Através da Alimentação Saudável

Manter um cardápio adequado associado a outros hábitos saudáveis, é sem dúvida alguma uma das maneiras mais eficientes de como melhorar o funcionamento dos rins.

Atualmente, de acordo com dados da Sociedade Brasileira de Nefrologia, cerca de 10 milhões de brasileiros sofre com algum tipo de disfunção renal. A quantidade de pessoas com esse tipo de doença praticamente dobrou na última década.

E um dos fatores que pode estar ligado a esse crescimento acelerado é o fato de muitos brasileiros acabam descuidando da alimentação por conta da rotina corrida.

Por conta disso que dar uma atenção especial ao que você coloca no prato é tão importante.

Dicas de como melhorar o funcionamento dos rins através de um cardápio equilibrado

melhorar-o-funcionamento-dos-rins

Existem vários pequenos hábitos que você pode mudar na sua alimentação para conseguir melhorar o funcionamento desses órgãos. E abaixo nós listamos alguns deles, confira!

1.    Inclua leite e derivados no seu dia a dia

Leite, queijo, iogurte e outros derivados são excelentes para a manutenção da saúde renal. Isso porque, ao contrário do que muita gente pensa, eles ajudam a evitar a formação de pedras nos rins, justamente por ajudarem na absorção de cálcio.

Assim, você evita que esse mineral acabe se acumulando nos rins.

A quantidade mínima diária recomendada é de 1000 mg.

2.    Cereais integrais são sempre bem vindos

Mais uma das dicas de como melhorar o funcionamento dos rins é incluir cereais integrais na sua alimentação. Eles são benéficos em vários sentidos.

No caso das funções renais, eles são grandes aliados pois ajudam na eliminação de resíduos e também a evitar a retenção de líquidos. Dessa forma, fica mais fácil promover uma desintoxicação completa no seu organismo.

Além disso, os cereais integrais também ajudam a melhorar o funcionamento do intestino, o que ajuda a evitar a prisão de ventre. Então vale a pena incluir no seu cardápio.

3.    Muito cuidado com a quantidade de sal que você consome

Esse é um cuidado tanto para a manutenção da saúde renal como do corpo de modo geral.

O excesso de sal pode provocar uma série de problemas no seu organismo. Além de ser um fator de risco para o desenvolvimento de doenças renais, o sódio também pode contribuir para o surgimento de distúrbios cardíacos e também hipertensão.

O ideal é sempre buscar alternativas naturais a esse tempero, como pimenta, gengibre e alho. Além disso, também deve-se evitar temperos prontos.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a quantidade recomendada de sódio por dia é de apenas 5 gramas. Isso incluindo o sódio que já vem nos alimentos. Por isso é preciso muita atenção.

4.    Atenção aos tipos de proteína que você consome

Determinadas proteínas acabam sendo prejudiciais para os rins por conta da quantidade elevada de gordura.

Carnes vermelhas gordurosas, como a picanha, devem ser evitadas. Isso porque o excesso proteico no organismo pode fazer que os rins trabalham mais para conseguir filtrar a amônia e a ureia.

A quantidade recomendada de proteínas por dia é de 0,6 a 0,8 gramas por quilo de peso. Além disso, o ideal é optar por proteínas animais mais saudáveis, como é o caso do peixe.

5.    Sucos de frutas vermelhas são excelentes para a sua dieta

Morangos, mirtilos, framboesas e outras frutas vermelhas também são excelentes aliadas para a saúde renal. E o suco dessas frutas é uma excelente alternativa para você substituir o refrigerante.

melhorar-o-funcionamento-dos-rins

Isso porque, esses alimentos possuem uma alta concentração de antioxidantes que ajudam tanto no funcionamento dos rins, mas de outros órgãos e funções do corpo.

São esses componentes que ajudam a combater os radicais livres, que são agentes que destroem as células saudáveis do corpo e que podem gerar vários efeitos colaterais, como o envelhecimento precoce. Por isso, se você quer saber como melhorar o funcionamento dos rins, comece incluindo esse suco em sua rotina diária.

6.    Batatas e de preferência com casca

Mais uma das dicas de como melhorar o funcionamento dos rins é incluir batatas na sua alimentação.

Principalmente se for a batata doce, que tem um índice glicêmico mais baixo. Ou seja, além de ajudar na saúde renal, também contribuir com a eliminação de gordura do corpo pois demora mais para ser absorvida.

Tubérculos de modo geral, como batatas, beterraba e cenouras, são ricos em amido. E esse componente também auxilia no funcionamento dos rins.

E aqui vai uma dica, as cascas dos tubérculos possuem grandes quantidades de fibras alimentares. Então, o ideal é sempre preparar esses alimentos com casca e tudo.

7.    Consuma mais frutas cítricas, como laranja, limão e tangerina

Outra recomendação para quem deseja saber como melhorar o funcionamento dos rins é consumir mais frutas cítricas no dia a dia.

Laranjas, limões e tangerinas, por exemplo, ajudam a combater a formação de cristais nos órgãos filtradores.

Além disso, é preciso lembrar que esses alimentos são fontes ricas de vitamina C, que é uma grande aliada do sistema imunológico. Então, não deixe de incluir essas opções no seu cardápio, seja em forma de sucos ou in natura.

8.    Repolho e outras folhas verdes são excelentes alternativas para o seu cardápio

As folhas verdes, como o repolho, também são excelentes opções para incluir na sua alimentação e, com isso, ter como melhorar o funcionamento dos rins. Isso porque, elas são fontes ricas de proteínas e minerais que ajudam a evitar a formação de pedras no rim.

O ideal é consumir esses vegetais crus, para que você não perca boa parte dos nutrientes presentes.

9.    Evite frituras

A carga de gordura e sódio de alimentos fritos é bem mais alta do que aqueles que passam por outros processos de cocção, como é o caso dos grelhados.

E essa quantidade elevada desses elementos também pode prejudicar o funcionamento dos seus rins. Por conta disso, o ideal é sempre evitar frituras.

E caso você vá fritar alguma coisa, prefira utilizar óleos mais saudáveis do que o de soja. O óleo de girassol e o de canola são ótimas opções para substituição.

Agora que você sabe como melhorar o funcionamento dos rins através da alimentação, não deixe de mudar seus hábitos alimentares, sempre sob orientação de um profissional. Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Então aproveite para deixa-la nos comentários.

Fernando Sardinha
Escrito por Fernando Sardinha