Reeducação Alimentar

Quem deseja emagrecer, ganhar massa muscular ou ter mais qualidade de vida precisa manter hábitos saudáveis. E um dos principais cuidados que se deve ter nesse caso é fazer Reeducação Alimentar.

Isso porque tudo o que você consome interfere diretamente no seu organismo. Ou seja, é por meio dos alimentos que você consegue ter os nutrientes que o seu corpo precisa, obtém energia, elimina gordura e ainda consegue uma série de outros benefícios.

Existem alguns alimentos, por exemplo, que possuem propriedades antioxidantes. Elas ajudam no combate dos radicais livres, evitando assim o envelhecimento precoce e até mesmo uma série de doenças.

E se você deseja fazer Reeducação Alimentar, é importante colocar algumas dicas em prática. Elas te ajudarão a criar um almoço de qualidade e delicioso que vai te trazer vários benefícios. Confira!

Quer Fazer Reeducação Alimentar? Então Batata Doce Com Frango É Sempre Uma Boa Opção

Quando o assunto é mudar a sua alimentação para melhor, principalmente se o foco é ganhar massa muscular e eliminar o excesso de gordura. é uma excelente forma de garantir esses dois resultados é combinando no almoço batata-doce e frango.

Reeducação Alimentar

O frango é uma fonte de proteínas excelente. Ela tem pouca gordura e traz várias vitaminas importantes para o corpo. Por sua vez, a batata-doce é uma fonte de carboidratos de longa absorção.

Isso quer dizer que eles demoram mais para serem absorvidos, e enquanto isso fornecem energia para o corpo. Ou seja, você tem energia e proteína no seu almoço.

Sempre Aposte Em Carboidratos Com Baixo Índice Glicêmico (IG)

Os carboidratos de baixo índice glicêmico (IG) são aqueles que o corpo demora mais para absorver. Eles são mais saudáveis por vários motivos. O primeiro é que por demorarem mais para serem consumidos, o corpo não acumula tanto gordura vindo deles.

Além disso, esse fato também evita os picos de açúcar no sangue. Inclusive, esse tipo de alimento é muito indicado para diabéticos.

Outro diferencial desse tipo de carboidrato é que ele consegue gerar energia por mais tempo. De modo geral, os alimentos com baixo IG são aqueles integrais, como arroz integral, macarrão integral entre outros.

Alimentos Ricos Em Fibras Ajudam A Aumentar A Saciedade

Para muitas pessoas, uma das maiores dificuldades na hora de fazer Reeducação Alimentar é a fome constante. Normalmente isso acontece porque a maioria tende a consumir mais carboidratos no dia a dia.

E como boa parte dos alimentos ricos em carboidratos convencionais, como o pão branco, são absorvidos rapidamente pelo corpo, a pessoa come e um pouco depois está com fome novamente. Por conta disso, o ideal é consumir alimentos ricos em fibras, como grãos integrais, banana, abacate, proteínas de animal (ovo, por exemplo) entre outros.

As fibras, quando entram em contato com o suco gástrico, incham. E com isso você consegue sentir saciedade por mais tempo.

Além disso, elas também demoram para serem absorvidas. E assim você tem energia por mais tempo. Outro grande diferencial da fibra é que ela também auxilia no funcionamento do sistema intestinal.

Evite Beber Líquidos Durante A Refeição

Mais uma das dicas para quem deseja fazer Reeducação Alimentar é evitar beber líquidos durante a refeição, ou pelo menos 30 minutos antes ou depois dela. Quando você ingere líquidos, acaba prejudicando toda a refeição.

Você acaba comendo menos do que o seu corpo precisa. E com isso, algum tempo depois da refeição já está com fome novamente.

Diminua A Quantidade De Sal Dos Alimentos

Outra excelente dica para quem deseja Fazer Reeducação Alimentar é diminuir o sal dos alimentos. Isso porque, o sódio em excesso acaba trazendo uma série de malefícios.

Reeducação Alimentar 1

Começando pelo fato dele ser um dos fatores de risco para o desenvolvimento de hipertensão. Para quem deseja perder peso ele também é um vilão, pois é responsável por proporcionar a retenção de líquidos.

Ao invés de usar sal, o ideal é usar temperos naturais, como cebolinha, cebola, alho e pimenta. Inclusive, esses itens são boas opções para quem deseja perder peso, pois são termogênicos, e aceleram o metabolismo.

Peixe É Uma Excelente Alternativa De Proteína Animal

Quando falamos de proteína animal, a maioria das pessoas pensa na carne vermelha. Contudo, em excesso, principalmente os cortes mais gordurosos, esse tipo de proteína faz muito mal para o corpo, prejudicando desde o funcionamento do sistema intestinal até a recuperação celular.

Logo, uma das dicas para fazer Reeducação Alimentar é substituir ao menos alguns dias da semana, a carne vermelha pelo peixe. Ele é uma excelente fonte de proteína, bem como de gorduras saudáveis.

Além disso, é preciso ressaltar que o peixe, principalmente o salmão e o atum, é rico em ômega-3. Essa substância traz uma série de benefícios, entre eles o fato de ser rica em antioxidantes, o que ajuda diretamente no combate dos radicais livres.

Prefira Sempre Legumes Grelhados Ou No Vapor

Na hora de preparar os legumes para o seu almoço, sempre prefira grelhar ou cozinhar a vapor. Essas duas formas garantem que os alimentos consigam reter o máximo de nutrientes e vitaminas.

Quando você cozinha esses itens na água, acaba perdendo muita coisa. Além disso, as fibras presentes neles também são diretamente prejudicadas.

Vá Aos Poucos

A última dica para fazer Reeducação Alimentar é ir aos poucos. Tenha em mente que você está acostumado a um padrão alimentar. Logo, se você mudar tudo bruscamente, as chances de acabar desistindo são maiores.

Por isso, dê um passo de cada vez e vá se adaptando aos poucos.  

Conclusão

Montar um cardápio saudável fará toda a diferença na sua vida. Você verá que além de conseguir manter o peso ideal, seu corpo passará a funcionar melhor e será possível evitar problemas como prisão de ventre e falta de disposição.

Mas é importante ressaltar que, antes de Fazer Reeducação Alimentar é essencial consultar uma nutricionista. Somente esse profissional poderá montar um cronograma alimentar de acordo com as suas necessidades. Usando o cardápio montado pelo profissional e colocando as dicas acima em prática, você verá como terá resultados incríveis.  

Fernando Sardinha
Escrito por Fernando Sardinha