benefícios de treinar ao ar livre

Quando o assunto é malhar muita gente logo pensa em academia. Mas, o que boa parte das pessoas não sabe é que existe a possibilidade de manter a forma e definir os músculos treinando ao ar livre. Além disso, os Benefícios De Treinar Ao Ar Livre são os mais variados possíveis.

Além de ser uma opção mais acessível, levando em conta que não é necessário pagar mensalidade nenhuma ou comprar aparelhos, você ainda tem uma grande gama de exercícios para praticar.

Veja nesse post quais são os benefícios que você pode obter para o seu corpo e saúde em geral treinando ao ar livre.

4 Benefícios De Treinar Ao Ar Livre

benefícios-de-treinar-ao-ar-livre

Existem vários benefícios de treinar ao ar livre, e abaixo nós separamos alguns dos principais. Confira!

1.      Ajude a garantir vitamina D para o seu corpo

A vitamina D é  uma das poucas que você não consegue ter a quantidade adequada apenas com alimentação. Isso porque ela é produzida pelo nosso próprio corpo quando nos expomos ao sol.

Por conta disso, um dos benefícios de treinar ao ar livre é justamente ajudar a garantir que o seu organismo tenha a quantidade adequada desse nutriente. Ao tomar sol você vai conseguir garantir até 90% do total que o seu corpo precisa diariamente.

2.      O contato com o ambiente externo desperta o seu corpo

Sabe aquele dia que parece que o seu corpo não acordou direito para malhar? Ele parece meio lento, e você sem ânimo?

Pois saiba que mais um dos benefícios de treinar ao ar livre é que o ambiente externo ajuda a despertar o seu corpo. Isso porque a luminosidade e até mesmo a temperatura ajudam o seu relógio biológico a funcionar de forma correta.

Além disso, vários estudos já comprovaram que treinar a luz do dia ao ar livre  melhora a produtividade, traz mais felicidade, estimula a motivação e ainda deixam as pessoas mais satisfeitas do que quando treinam em locais fechados.

3.      Saia da rotina

Outra excelente vantagem desse tipo de prática externa é que ela te ajudar a sair da rotina. É muito comum que depois de algum tempo praticando na academia, as pessoas acabem perdendo um pouco do ânimo de continuar com o treinamento periódico.

Isso ocorre porque o treinamento acaba se tornando rotina.

Quando você vai para a rua, é possível quebrar esse ciclo, garantindo assim mais animação.

4.      Níveis de estresse reduzido é um dos benefícios de treinar ao ar livre

Mais um dos grandes benefícios de treinar ao ar livre é que você pode reduzir os níveis de estresse do seu corpo, por conta de vários fatores.

A atividade física em si já ajuda a estimular a produção de hormônios de prazer e bem-estar como a serotonina.

Além disso, o contato social também contribui de maneira positiva para reduzir o estresse. E o contato com a natureza auxilia diretamente no equilíbrio mental.

Dicas de exercícios para fazer sem aparelhos

benefícios-de-treinar-ao-ar-livre

Agora que você já sabe quais são os benefícios de treinar ao ar livre, nós separamos algumas dicas de exercícios que você pode incluir no seu treino e que não necessitam de aparelhos. Veja abaixo:

1.      Ponte investida com isometria

Essa é uma excelente alternativa para quem deseja trabalhar o abdômen e ainda trabalhar o fortalecimento de braços e pernas.

Para executar esse movimento você deve deitar de costas no chão, mas mantendo os joelhos flexionados e paralelos. Eleve então os quadris e depois apoie as mãos no chão subindo o seu tronco como se fosse fazer uma posição de mesa.

Em seguida, erga uma das pernas e deixe ela totalmente esticada fazendo uma única linha reta com o tronco. O ideal é manter essa posição por cerca de 30 segundos e depois repetir o movimento com a outra perna.

2.      Corrida

A corrida é uma das melhores modalidades para se praticar ao ar livre. Isso porque, ela oferece vários benefícios.

Para começar que correr gera um grande gasto calórico o que é ideal para quem está querendo emagrecer rapidamente. Além disso, o trabalho de core e dos membros inferiores é intenso, o que vai promover um rápido crescimento muscular.

Inclusive, essa é uma ótima alternativa para os atletas que querem evitar um corpo definido de forma desigual. Você pode treinar os membros inferiores com facilidade, garantindo assim pernas, coxas e panturrilhas mais tonificadas.

3.      Avanço com deslocamento

Essa é mais uma das excelentes alternativas para trabalhar a região do core, bem como os membros inferiores.

Você vai começar esse movimento em pé, mantendo os pés sempre paralelos e as suas mãos na cintura. Em seguida, mantenha sua coluna reta e dê um grande passo para frente agachando logo em seguida as pernas de forma que elas fiquem em 90 graus.

Contudo, importante, o seu joelho não deve encostar no chão.

Depois, suba novamente o seu corpo para então repetir o movimento com a perna oposta. O ideal é fazer cerca de três séries de 15 repetições do movimento.

Além disso, não esqueça de descansar entre uma série e outra. O ideal é descansar entre 45 segundos e 1 minuto para que o seu corpo não perca o ritmo.

4.      Prancha frontal dinâmica

Mais um dos exercícios físicos sem aparelho que você pode incluir nos seus treinos ao ar livre é a prancha frontal dinâmica. Um dos grandes diferenciais desse movimento é que ele ajuda a trabalhar diretamente o abdômen, o que é ideal para quem busca um abdômen tanquinho.

Para começar fique de barriga para baixo na posição da tradicional prancha, ou seja, com os cotovelos e antebraços no chão, bem como a ponta dos pés.

Em seguida você deverá contrair o seu abdômen e, enquanto faz isso, eleve uma perna e mantenha ela estendida por alguns segundos. Depois retorne a posição e faça o movimento com a perna oposta.

Lembre-se que essa movimentação deve ser sempre contínua. Além disso, é recomendado que você faça de 3 a 4 séries com 10 a 20 repetições, dependendo do seu condicionamento, sempre tendo um tempo de descanso entre cada série.

Agora que você já sabe os benefícios de treinar ao ar livre, não deixe de buscar atividades do gênero para incluir na sua rotina de treino. Você verá como esse contato com o mundo exterior fará toda a diferença na sua rotina.

Fernando Sardinha
Escrito por Fernando Sardinha