Os chás para desinchar são ótimas opções para quem deseja combater a retenção de líquidos, eliminar toxinas do corpo ou até mesmo emagrecer. E existem diversas opções que você pode incluir no seu cardápio.

Seja para substituir a ceia, ou até mesmo em diferentes momentos ao longo do seu dia. Existem várias formas de incluir essa bebida na sua rotina para promover mais qualidade de vida e bem-estar.

Além disso, os chás para desinchar podem acabar com um dos maiores temores de muitos brasileiros, a famosa gordura localizada. Você pode perder todos os pneuzinhos apenas incluindo essas bebidas no seu dia a dia e mantendo outros hábitos mais saudáveis.

Receitas de chás para desinchar

chás-para-desinchar

Para te ajudar a ter uma vida mais saudável e livre de toxinas, nós separamos algumas dicas de receitas de chás para desinchar.

1.      Chá verde com abacaxi e hortelã

Para preparar esse chá você vai precisar de:

  • Meio litro de água;
  • Duas rodelas picadas de abacaxi;
  • 3 folhas de hortelã;
  • Duas colheres de chá verde.

Modo de preparo:

Primeiramente ferva a água juntamente com as rodelas de abacaxi picadas e as folhas de hortelã, para conseguir extrair o máximo de suco da fruta. Em seguida, adicione o chá ferve e deixe em infusão por cerca de 10 a 15 minutos.

Coe e beba em seguida. Se quiser, pode bater tudo com gelo no liquidificador para fazer uma versão gelada.

2.      Chá de cavalinha com carqueja

Os ingredientes para preparar o chá de cavalinha com carqueja são:

  • 15 gramas de cavalinha;
  • 15 gramas de carqueja;
  • Um litro de água.

Modo de preparo:

Primeiramente ferva a água em uma chaleira. Em seguida, acrescente a cavalinha e a carqueja e deixe em infusão de 10 a 15 minutos.

Depois é só coar e servir. Se quiser, acrescente algumas gotinhas de laranja ou limão para saborizar a bebida.

3.      Chá de hibisco

O chá de hibisco também é um ótimo aliado para quem deseja desinchar. E para o seu preparo, você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 15 gramas de hibisco seco;
  • Um litro de água.

Modo de preparo:

Primeiramente ferva a água em uma chaleira. Depois que a água já estiver borbulhando, acrescente as folhas de hibisco seco e deixe em infusão por cerca de 10 a 15 minutos.

Coe em seguida e sirva. Você também pode bater gelo com a bebida e tomar ela gelada.

4.      Chá de canela com gengibre

Para preparar o chá de canela com gengibre, você vai precisar de:

  • 300 ml de água;
  • Um pedaço de 2cm de gengibre ralado;
  • Uma canela em pau;
  • 3 rodelas de limão.

Modo de preparo:

Ferva a água juntamente com a canela em pau e o gengibre. Depois que a água já estiver borbulhando, acrescente as rodelas de limão e então deixe a bebida em infusão por cerca de 5 a 10 minutos. Coe e beba logo em seguida.

5.      Chá de abacaxi com gengibre

Os ingredientes para o preparo desse chá para desinchar são:

  • Casca de laranja;
  • Casca de abacaxi;
  • 10 gramas de carqueja;
  • 2cm de gengibre ralado;
  • Um litro de água

Modo de preparo:

Primeiramente coloque em um recipiente a água, o abacaxi, o gengibre e a laranja. Em seguida, leve ao fogo e deixe ferver por cerca de 5 minutos

Depois que a mistura levantar fervura, desligue o fogo e coloque a carqueja. Deixe em infusão  por cerca de 5 a 10 minutos e depois coe antes de beber.

Dicas para fazer desinchar

chás-para-desinchar

Além das receitas acima, nós separamos várias dicas deixar os seus chás ainda melhores e também ajudar no processo de desinchar. Confira!

·         Substitua as demais bebidas do seu dia por água ou chás para desinchar

Se você quer eliminar completamente a gordura localizada e ainda manter o seu corpo livre de toxinas, a primeira dica é substituir as bebidas que você toma ao longo do dia, como refrigerante e suco, por água e chás para desinchar.

Além de manter o corpo sempre hidratado, você ainda poderá eliminar as toxinas do seu corpo, garantindo assim que ele funcione de forma mais equilibrada.

·         Prefira não adoçar os chás

Adoçantes e açúcar branco em excesso não fazem bem para o funcionamento do seu corpo. Isso porque, além de serem convertidos rapidamente em gordura, eles ainda podem prejudicar o funcionamento do seu organismo, como a função de regulação da insulina.

Se você quiser deixar a bebida mais doce, mas sem precisar adoçar, a dica é usar um pouco de morango ou de outra fruta mais doce no preparo. Mas atenção, nada de exagerar porque a frutose em excesso também é prejudicial.

·         Cuidado com a quantidade de sal que você consome no seu dia a dia

Mais uma das dicas para potencializar o processo de desinchar é tomar cuidado com a quantidade de sódio que você consome no seu dia a dia. Isso porque, o sal em excesso acaba dificultando a eliminação de líquidos e de gordura.

Sem contar que também pode gerar outros malefícios para a saúde. Por isso, o melhor é usar temperos naturais, como pimenta, salsa, salsinha, gengibre entre outros.

·         Potencialize os seus chás com gengibre

Quer deixar os seus chás para desinchar ainda mais poderosos? Pois saiba que acrescentar um pouco de gengibre ralado durante a fervura ou infusão é uma excelente ideia.

Isso porque, esse é um alimento termogênico. Ou seja, ele aumenta a temperatura corporal e com isso deixa o metabolismo mais acelerado. Assim, você conseguirá queimar mais gordura ao longo do dia.

Outra vantagem do gengibre é que ele é um energizante natural. Inclusive, o chá feito com essa raiz é uma excelente alternativa para quem deseja se livrar da cafeína.

·         Cuidado com o excesso de carboidratos

O excesso de carboidratos é um dos fatores que gera a sensação de inchaço. Isso porque eles são convertidos rapidamente em açúcar e gordura o que acaba sobrecarregando o organismo.

Logo, o ideal é reduzir o consumo e preferir carboidratos de baixo índice glicêmico.

·         Tome os chás ao menos 2 vezes por dia

Para finalizar, lembre-se que o ideal é tomar os chás para desinchar ao menos duas vezes ao dia. Assim, você poderá sempre manter o seu organismo livre de toxinas.

Esses chás para desinchar são ótimas opções para você incluir no seu dia a dia. Aproveite e compartilhe esse post com outros conhecidos/conhecidas que também querem descobrir dicas e receitas para preparar esse tipo de bebida.

Fernando Sardinha
Escrito por Fernando Sardinha