Treino ABC

Alcançar a hipertrofia e virar um monstro nem sempre é uma tarefa fácil. Ainda mais quando você executa seus treinamentos da maneira errada, sem definir uma divisão correta e que ajude seu corpo a hipertrofiar de forma equilibrada. Por isso, no post de hoje vamos falar tudo o que você precisa saber sobre o Treino ABC.

Este é um tipo de treino indicado para quem deseja trabalhar corretamente todo o corpo, estimulado os grupos musculares por igual, para garantir um crescimento muscular rápido e saudável.

Portanto, se você tem interesse nesse assunto continue lendo esse post e conheça melhor o método de Treino ABC, a divisão perfeita para se tornar um Monstro.

O que é o Treino ABC

Treino-ABC

O Treino ABC é uma modalidade de treinamento para hipertrofia, que utiliza uma divisão do corpo em partes, que serão treinadas em dias alternados.

Ele é organizado principalmente para dar maiores chances de se treinar todo o corpo, enquanto promove o descanso necessário de uma região para a outra, para que assim o músculo se fortaleça e possa crescer por igual e de forma saudável.

Você pode implementar um treino do tipo para 3 dias de treino na semana, onde em cada dia treina uma área (A, B ou C), ou então para 6 dias da semana, criando um esquema para treinar cada área duas vezes na semana.

Como praticar o Treino ABC para virar um monstro

O importante aqui é favorecer ações de alternância, de modo que todas as partes do seu corpo sejam trabalhadas no treino.

Outro item essencial é compreender os níveis de intensidade, que vão depender do tipo de Treino ABC que você e seu instrutor decidirem implementar.

Se for um treino com ritmo equivalente a 3 vezes na semana, a intensidade de cada treino terá de ser maior, para que assim os seus músculos possam ser bem desafiados, já que você vai ter mais dias de descanso durante a semana.

Agora se for um treino de 6 vezes na semana (opção mais indicada), a intensidade deles deve ser menor, considerando que você irá treinar praticamente todos os dias, com apenas um dia específico de descanso.

Para ajudar você, segue abaixo algumas dicas de como trabalhar cada área do corpo utilizando o Treino ABC como base:

Treino A

Você pode definir o Treino A como pernas, e treiná-lo toda segunda-feira e quinta-feira de cada semana.

E, nesses dias da semana, seu treino será focado apenas nas pernas, com intensidade razoável, para que elas possam se desenvolver e assim ser desafiadas a cada semana.

Treino B

O treino B você pode deixar para realizar toda terça-feira e toda sexta-feira, focando em treinar braços e dorso.

Mas, nesta etapa, além de maneirar na intensidade, para ir desafiando o corpo aos poucos, você vai fazer exercícios focados em uma ação apenas: empurrar.

Faça então exercícios de peito, ombros e tríceps, e sempre focados em empurrar.

Treino C

Nesta última etapa os treinos serão realizados toda quarta-feira e sexta-feira, focando também nos braços e no dorso.

Só que agora os seus exercícios serão organizados com outra ação: puxar!

E aí você vai focar em realizar exercícios de puxar com o abdômen, bíceps e dorsais.

Dicas para potencializar sua hipertrofia

Treino-ABC

O processo de hipertrofia e transformação do corpo exige atenção e cuidado com diversas áreas e atividades, para que assim ela possa efetivamente acontecer.

O Treino ABC é uma parte importante, mas outras coisas precisam também ser bem realizadas.

Seguem então algumas dicas para te ajudar a melhorar o seu processo de hipertrofia, de maneira que você alcance de verdade o corpo que deseja.

Alimentação

Cuidar da alimentação no processo de hipertrofia é essencial, considerando que ela será necessária não apenas para te dar energia para os treinos, mas também para fortalecer o seu corpo e os músculos.

Por isso, evite buscar receitas milagrosas, e estabeleça uma dieta saudável e compatível com seu ritmo de treinos. Se for o caso, busque ajuda de um nutricionista.

Suplementos

O uso de suplementos é permitindo quando o objetivo é hipertrofia e virar um monstro, mas com o devido controle e orientação.

Dentre os mais indicados temos a Glutamina (que ajuda na prevenção de lesões e na recuperação após o treino) e o Whey Protein (que dá uma carga extra de proteína).

Pode ainda incluir pré-treinos, se você sentir necessidade e seu nutricionista indicar.

Tenha suporte profissional

O suporte profissional é essencial para que seu processo de hipertrofia ocorra de maneira equilibrada, progressiva e saudável.

Para tanto, sempre faça os exercícios acompanhado e através das indicações de um Educador Físico, prevenindo lesões e focando nas atividades certas.

E tenha um Nutricionista para te ajudar a melhorar sua alimentação, de maneira que a sua saúde seja assim preservada!

Seja persistente

Hipertrofiar é um processo, e por mais que você queira alcançar resultados da noite para o dia, isso não vai acontecer.

O crescimento muscular exige dedicação e muita paciência, sendo necessário que você seja bem persistente, para que assim, vá construindo de verdade o corpo que tanto deseja alcançar.

Qualquer ação impulsionada pela ansiedade em querer definir logo seus músculos, pode acabar gerando frustrações que podem ser evitadas. Por isso, tenha paciente e persista em seus objetivos que você consegue chegar lá!

Evite erros bobos

Já fizemos um post mostrando os erros que quem quer ser Bodybuilder não podem cometer.

E ele retrata exatamente isso! Muitos atletas, na ansiedade em querer hipertrofiar logo, acabam cometendo, mas esses erros bobos podem atrasar e muito sua hipertrofia, ou pior, trazer danos irreparáveis ao seu corpo e a sua saúde!

Por isso, tente evita-los sempre que possível.

Conclusão

O Treino ABC é uma boa opção de treinamento para hipertrofia, considerando que através dele você irá conseguir treinar todas as partes do corpo, sem desfavorecer nenhuma em detrimento da outra.

E assim o seu processo de hipertrofiar e transformar o seu corpo vai poder ocorrer mais consistência, te ajudando a manter sua saúde, enquanto atinge os seus objetivos!

Fernando Sardinha
Escrito por Fernando Sardinha