Você sabe como aumentar o pump muscular? Para quem não sabe, o pum muscular é o momento quando os seus músculos ficam “inchados” devido a vascularização elevada.

O aspecto dos músculos nessa hora é o que faz muitos atletas terem mais ânimo e motivação para seguir com os treinos. E nesse post, mostraremos a você algumas dicas para elevar seu pump muscular. Confira!

Quando o pump muscular ocorre?

pump-muscular

O pump muscular ocorre quando os músculos estão recebendo um fluxo sanguíneo elevado, transportando mais fibras musculares, nutrientes e oxigênio pelo corpo. Geralmente isso ocorre em séries intensas, uma vez que as veias que levam o sangue acabam sendo comprimidas por conta dos exercícios e contrações.

Com isso, as artérias do seu corpo continuam a enviar grandes quantidades de sangue, mantendo assim os músculos mais oxigenados. Isso aumenta diretamente a quantidade de plasma que acaba ocupando os espaços deixados pelos vasos sanguíneos que estão sendo comprimidos.

A pressão aumenta na região e então o plasma retorna novamente para o seu lugar, fazendo que o sangue volte com tudo para o músculo interior. Por conta disso que os músculos ficam com a aparência mais inchada, o famoso Pump Muscular.

Dicas de como aumentar o Pump Muscular

Se você também quer garantir essa sensação motivadora que faz com que muitos atletas tenham orgulho de todo o seu esforço para atingir a definição muscular, existem algumas dicas sobre como aumentar o Pump Muscular que é possível colocar em prática. Confira!

1.      Mantenha uma boa quantidade de carboidratos na sua dieta

Como você pode ver acima, para que ocorra o Pump Muscular, o corpo precisa executar um processo complexo. E para isso ele vai precisar de muita energia, que fica estocada em forma de glicogênio nas células musculares e no seu fígado.

E para conseguir esse glicogênio você vai precisar de uma boa quantidade de carboidratos na sua alimentação. Isso porque eles são as principais fontes de energia para o seu corpo.

Além disso, como os carboidratos conseguem reter muitos líquidos, eles também ajudam a manter esse aspecto de inchado nos músculos.

2.      Faça alguns exercícios seguidos no seu treinamento para aumentar o pump muscular

Outra dica sobre como aumentar o Pump Muscular que merece destaque é incluir alguns exercícios seguidos nos seus treinos, mas sempre com moderação.

pump-muscular

Quando você faz dois exercícios sem o intervalo entre eles o fluxo sanguíneo aumenta drasticamente. Com isso, fica mais fácil gerar o inchaço nos músculos.

Você pode, por exemplo, fazer tríceps e bíceps totalizando quatro séries, sendo 20 repetições em cada uma. Você verá como esse tipo de abordagem vai facilitar o pump muscular.

No entanto, sempre fale com o seu profissional de condicionamento físico antes de alterar qualquer aspecto do seu treino.

3.      Aumente o seu consumo de creatina, magnésio e potássio

Esses três componentes são essenciais para garantir o pump muscular. E nós vamos explicar o porquê.

No caso do potássio, ele carrega grandes quantidades de água o que ajuda a inchar as células musculares, criando assim o visual maior dos músculos. Por sua vez o magnésio é um mineral essencial para diversas funções do seu organismo, inclusive a contração e recuperação muscular.

No caso da creatina ela atua como um vasodilatador, que pode ser produzido pelo nosso organismo ou obtido através de suplementação. Quando o seu músculo tem uma grande quantidade dessa substância, consegue ter mais energia e assim aumentar o tamanho do tecido muscular mais rapidamente.

Para obter a quantidade adequada de creatina para gerar o pump muscular, provavelmente você terá que fazer suplementação. Isso porque, o nosso corpo não consegue produzir o suficiente para gerar esse resultado.

Por sua vez o potássio pode ser facilmente obtido ao incluir, bananas, batatas e laranjas na sua dieta. E o magnésio é amplamente encontrado em frutos do mar e leguminosas, além, é claro de também existirem suplementos desse mineral.

4.      Hidrate-se constantemente

Mais uma das dicas para aumentar o Pump Muscular é se hidratar constantemente. Isso porque, a água tem papel fundamental tanto na vasodilatação como também em outros aspectos do organismo.

É ela quem ajudam a levar oxigênio e nutrientes para as células do corpo.

Além disso, quando o seu corpo está bem hidratado, também tem um fluxo de sangue maior assim como de fluidos.

Sem contar que o processo de regeneração muscular também diretamente da quantidade de água que você toma. Por isso, não deixe de tomar ao menos de dois litros de água por dia e também de sempre ter uma garrafinha d’água para te acompanhar nos treinos.

5.      Faça exercícios ao ar livre e aprenda como aumentar o Pump Muscular

Outra dica para elevar seu Pump Muscular é fazer exercícios ao ar livre. Essas atividades contribuem de diferentes formas para esse resultado mais inchado.

Começando pelo fato do fluxo sanguíneo ser maior quando você está exposto ao sol, uma vez que o corpo passa a bombear mais sangue tanto para atender as necessidades do seu músculo como para garantir a estabilização da temperatura.

Além disso, a vasodilatação acontece de forma mais rápida no calor. Logo, quando você pratica seus treinos ao ar livre também contribuem para o crescimento dos músculos.

6.      Invista no aquecimento prolongado

Para facilitar o processo de vasodilatação, outra dica é investir em um aquecimento prolongado.

Você pode fazer uma corrida mais intensa antes dos exercícios, andar de bike ou até mesmo começar com um treino HITT.

Assim ficará mais fácil garantir o aspecto inchado.

7.      Para aumentar o pump muscular, faça intervalos menores entre os exercícios

Reduzindo os intervalos entre os exercícios, você consegue manter o fluxo sanguíneo elevado, assim como a queima de calorias, o que irá contribuir diretamente com o visual de inchado dos músculos.

No entanto, tome cuidado para não acabar exigindo demais do seu corpo. Lembre-se sempre de respeitar os seus próprios limites. Vá reduzindo os intervalos de maneira gradual, garantindo assim o treino seguro e com bons resultados.

Gostou de saber Como aumentar o Pump Muscular? Quer conferir mais dicas de como garantir um corpo definido e alcançar a hipertrofia? Então não deixe de conferir os outros posts do blog!

Fernando Sardinha
Escrito por Fernando Sardinha