Ser Bodybuilder

Se você já malha há algum tempo e por mais que você se esforce para ser Bodybuilder, ainda não obteve o resultado esperado, saiba que talvez pode estar cometendo alguns erros que quem quer ser bodybuilder não podem cometer, pois normalmente comprometem o crescimento muscular.

Isso mesmo! Alcançar a hipertrofia e se tornar um monstro da musculação é algo que exige muito mais do que disciplina e determinação.

É preciso ficar atento aos seus treinos e evitar erros básicos, mas que prejudicam o seu desempenho e, consequentemente, a conquista de sua definição muscular.

Por isso, para te ajudar no processo preparamos esse post, que mostra os principais erros que quem quer ser bodybuilder não podem cometer, e alcançar o corpo dos sonhos. Confira!

Principais erros cometidos por quem quer ser Bodybuilder

erros-que-quem-quer-ser-bodybuilder-não-podem-cometer

Basicamente, existem alguns erros que quem quer ser Bodybuilder não podem cometer, seja por falta de conhecimento, bem como ansiedade e pressa para alcançar o corpo desejado. Veja a seguir quais são eles!

1 – Fazer comparações com outros fisiculturistas

Por mais que você se pareça muito com o seu amigo, ou com aquele colega que tem medidas semelhantes, geneticamente você não são nada iguais, e isso já diz muita coisa.

Por isso, se você está se preparando para ser Bodybuilder é muito importante que evite ficar se comparar a outros atletas. Entenda que o seu metabolismo, assim como sua genética, não é igual aos demais. Todos somos diferentes e, portanto, geramos resultados diferentes.

Sendo assim, tente se concentrar mais nos seus treinos e no quanto tem evoluído, pois somente dessa forma se sentira motivado o suficiente para seguir adiante em sua jornada para ser Bodybuilder.

2 – Repetir series

Seu corpo não vai evoluir e se desenvolver se você não buscar maneiras de impulsioná-lo, realizando sempre os mesmos exercícios, sem alterar peso, quantidade de series, ou incluir outras variações.

O ideal aqui é que você vá progredindo os exercícios aos poucos, seja adicionando um pouco mais de carga, seja diminuindo o descanso entre as series, ou mesmo alterando a quantidade delas.

O foco é evoluir, então para isso é necessário desafiar levemente o corpo. Apenas se lembre de fazer isso dentro dos seus limites, e em cargas pequenas, mas progressivas, para fazer seus músculos crescerem sem se machucar!

3 – Exceder nos treinos

É muito comum, quando se está em busca de ser Bodybuilder, acreditar que quanto mais treinar mais rápido se vai alcançar o corpo desejado. Porém, pensar dessa forma não só é um tremendo erro, como também é extremamente perigoso.

Seu corpo, assim como a sua mente, precisa de tempo para descansar, principalmente quando ele é estimulado a realizar atividades que o desafiam. O descanso é sim essencial para te ajudar a ser Bodybuilder.

Por isso, é importante que se lembre de fazer corretamente seus treinos, de se alimentar e de descansar ao final de cada etapa, para que haja recuperação e preparação adequados para o dia seguinte.

4 – Não ter consistência

Alcançar o corpo desejado vai exigir que você mantenha uma rotina consistente de treinamentos, por mais complexa ou chata que ela possa parecer.

Treinar de maneira esporádica ou somente quando sentir vontade não é algo que vai te ajudar a ser um Bodybuilder.

Por isso avalie qual rotina você pode estabelecer, de maneira que tenha o mínimo possível de pausas e possa estar sempre treinando e desafiando o seu corpo para evoluir.

5 – Se alimentar de forma errada

Ser Bodybuilder exige não apenas foco nos treinos, mas também boa alimentação. Assim o seu corpo receberá os nutrientes necessários para suportar a consistência dos treinos e evoluir gradativamente com o tempo.

Por isso o que você mais deve evitar são as dietas muito restritivas ou a alimentação cheia de momentos de excesso. Uma alimentação equilibrada é o ideal para que o seu corpo receba tudo o que precisa.

Para que assim você possa construir os seus músculos e alcançar o corpo desejado.

6 – Só treinar o que gosta

erros-que-quem-quer-ser-bodybuilder-não-podem-cometer

Já falamos aqui sobre o quanto o corpo precisa de desafios para crescer e evoluir, além da boa alimentação para que você consiga ser Bodybuilder.

Mas, isso vai exigir que você realize atividades que talvez não sejam tão atrativas assim, ou um pouco mais complexas com o que está acostumado, sendo muito comum deixar de fazer o que não gosta e treinar somente o que quer.

Só que esse é outro grande erro, considerando que treinar apenas o que você prefere não vai fazer o seu corpo evoluir. Por isso, resista a tentação de pular das suas series as etapas que não gosta.

7 – Dormir mal

Se você deseja ser Bodybuilder, então precisa ficar atento também a qualidade do seu sono. Isso porque é na hora do descanso que o corpo libera alguns hormônios capazes de restabelecer seu bem-estar e equilíbrio físico, fazendo com que fique apto a uma nova bateria de treinos no dia seguinte.

Por isso se organize para dormir pelo menos 8 horas toda noite, de maneira que seu corpo se recarregue e possa continuar evoluindo.

8 – Não ter suporte profissional

Este é um dos grandes erros que quem quer ser bodybuilder não podem cometer, principalmente por acharem que é possível conseguir alcançar esse objetivo sozinhos, ou com a ajuda de “amigos” e colegas.

Mas ser Bodybuilder envolve muitas particularidades, que apenas uma pessoa não é capaz de se atentar.

Por isso é necessário que você tenha acompanhamento multiprofissional, desde um Educador Físico para os treinos, Nutricionista para te ajudar com a melhor alimentação, até Médicos para cuidar da sua saúde!

9 – Falta de paciência

Ser Bodybuilder exige muita paciência, considerando que você estará literalmente construindo o seu corpo, e isso, é claro, leva tempo, dedicação, consistência, foco, atenção.

Então a gente sabe que seria maravilhoso se com pouco tempo de treino o seu corpo atingisse o nível que você deseja, mas não é bem assim.

Por isso compreenda que construir o corpo desejado levará tempo, mesmo com acompanhamento profissional, sendo essencial que você tenha paciência, para que assim o seu objetivo seja plenamente alcançado.

Conclusão

Esses foram os principais erros que quem quer ser Bodybuilder não podem cometer, considerando que eles poderão atrasar ou mesmo inviabilizar os seus objetivos.

Esperamos que você não os cometa, para que assim mantenha a sua saúde e alcance de verdade o corpo que deseja!

Fernando Sardinha
Escrito por Fernando Sardinha