Ter uma alimentação com fontes interessantes de gordura boa é algo fundamental, já que você precisa disso para ter uma alimentação relativamente equilibrada, e assim consiga obter o máximo de retorno possível.

 

As gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas são nossas “gorduras saudáveis ​​para o coração”. 

 

Esta gordura boa está presente em diferentes tipos de alimentos e óleos. A inclusão de alimentos ricos em gorduras monoinsaturadas em sua dieta pode melhorar os níveis de colesterol no sangue e diminuir o risco de doenças cardiovasculares.

 

As fontes de gordura monoinsaturada incluem:

  • Abacate
  • Nozes (amêndoas, castanha de caju, avelãs e nozes)
  • Manteiga de amendoim e manteiga de amêndoa
  • Óleos vegetais (azeite, óleo de canola e amendoim)

 

Como posso ter certeza de que estou consumindo gorduras boas?

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A quantidade de informações sobre gorduras e como elas influenciam o corpo pode ser avassaladora, mas existem algumas coisas simples que você pode fazer para garantir que você esteja recebendo as gorduras saudáveis ​​de que seu corpo precisa.

 

Reduza o número de gorduras trans e saturadas que você consome e substitua essas gorduras por gorduras monoinsaturadas e gorduras poli-insaturadas.

 

Coma uma dieta rica em gorduras boas incorporando mais vegetais e óleos saudáveis ​​nas refeições e diminuindo alimentos processados ​​e óleos hidrogenados.

 

Tome suplementos de óleo de peixe, se necessário. Algumas pessoas tomam suplementos para ajudar a incluir a quantidade necessária de ômega-3 em suas dietas.

 

Porém, mesmo sabendo que esse tipo de gordura é o mais indicado, poucas pessoas sabem quais são as fontes naturais onde você encontra esse tipo de nutriente que é tão importante e faz tanta diferença.

 

A seguir vou trazer algumas dicas de onde encontrar gordura boa para que você consiga cuidar melhor de sua alimentação, obtendo o máximo de benefícios e de retornos possíveis, com dicas também de como aproveitar no seu dia a dia.

 

Benefícios de uma alimentação rica em gordura boa

 

Primeiro é importante dizer que uma alimentação rica em gordura boa é fundamental para a nossa saúde, já que pode melhorar nosso dia a dia e principalmente pode favorecer um melhor funcionamento do corpo.

 

O fato de estar mais disposto, melhorar o raciocínio e principalmente contar com um cuidado maior com a forma física são algumas das possibilidades da ação da gordura encontrada em alguns alimentos específicos.

 

Além disso é muito importante para a saúde cardiovascular, de maneira a limpar as artérias de placas de gordura ruim, e por isso é um tipo de alimentação que você precisa começar o quanto antes.

 

A seguir vou trazer as principais fontes de gordura boa para que você possa incluir agora mesmo na sua alimentação.

 

Linhaça

 

A linhaça é uma das principais fontes de gordura boa, rica em ômega-3, que é um tipo de gordura que faz bem para o nosso corpo, mas esse não é o único benefício do uso de linhaça na sua alimentação.

 

Ela também traz muitos benefícios no que diz respeito à quantidade de proteínas, o que pode ser uma alternativa muito interessante para quem procura um acompanhamento com relação ao dia a dia na atividade física.

 

Por isso pode ser utilizada ainda no café da manhã sendo colocada no iogurte ou vitaminas, e até mesmo nas refeições de fato controlando o nível calórico e que você precisa se atentar de fato.

 

Abacate

 

Para quem busca uma fruta interessante o abacate também é uma fonte rica em gordura boa, mas você deve sempre observar a quantidade, já que metade de um abacate já é suficiente para o dia inteiro.

 

Isso quer dizer que a mais que isso você está consumindo mais calorias que o recomendado nesse sentido, e a alternativa é procurar por outros alimentos que possam de fato ser utilizados nesse sentido.

 

Com o abacate você pode fazer conforme achar melhor, evitando somente aquela receita que leva açúcar, já que a quantidade geralmente é grande e pode trazer algum prejuízo nesse sentido.

 

Castanha de caju

 

As oleaginosas de uma forma geral, inclusive a castanha de caju juntamente com castanha do Pará, pistache, amêndoa e nozes são fontes ricas em gordura boa e ômega-3 e por isso é uma alternativa muito interessante.

 

Elas podem ser consumidas conforme você achar melhor, e por isso é também indicado que você possa ter um controle maior com relação a isso, de modo a conseguir acessar a todos os benefícios para a sua saúde.

 

Azeite

 

O azeite também forma uma das opções mais interessantes para quem procura uma alimentação rica em gordura boa, e pode ser até mesmo uma alternativa ao óleo que geralmente é usado.

 

Porém, seu alto índice calórico é de se observar, de maneira que você precisa controlar a ingestão para que não seja exagerada. Na principal refeição do dia é uma das possibilidades, e você deve apostar nisso.

 

Chocolate amargo

 

O chocolate traz uma série de benefícios para o nosso corpo, desde a liberação de neurotransmissores até mesmo o cuidado com relação ao que vamos consumir, mas nesse caso somente o amargo oferece gordura boa.

 

Isso porque a sua base é de cacau puro, que é uma das frutas que trazem esse tipo de benefício, conseguindo acessar de uma maneira mais simples e dentro do que você de fato espera.

 

Peixes

 

Por fim, a maior fonte de gordura boa se encontra ainda nos peixes, que carregam uma quantidade enorme de ômega-3 além de outros nutrientes que também fazem bem para a sua saúde de uma maneira geral.

 

A ideia nesse sentido é você conseguir consumir nas refeições, já que ele ajuda principalmente a manter forma e a saúde do seu corpo a partir dos nutrientes que são de fato trabalhados.

 

Uma alimentação rica em gordura boa é fundamental para que você tenha uma vida melhor, principalmente em termos de funcionamento do corpo e como ele se comporta com a parte cardiovascular.

 

A partir disso você consegue pensar em estratégias que estejam diretamente ligadas ao controle de calorias, para que você não tenha um consumo além do recomendado e possa atingir o seu objetivo.

Fernando Sardinha
Escrito por Fernando Sardinha