Perder Peso Com Bandas Elásticas – Saiba Como

Muitos não sabem, mas, perder peso com bandas elásticas é uma prática bastante eficiente!

Poucas pessoas sabem para que servem esses acessórios, e muito menos quais são os seus benefícios.

Portanto, você pode estar desperdiçando uma chance única de adicionar exercícios ao seu treino, que irão lhe auxiliar na perda de peso.

Afinal, perder peso não é tão fácil assim, então, se esse é o seu objetivo, o ideal é unir tudo que você puder no seu treino, para otimizar esse resultado.

Então, se você quer saber para que servem as bandas elásticas e como perder peso com bandas elásticas, continue lendo esse artigo.

O Que São Bandas Elásticas?

perder-peso-com-bandas-elasticasAs bandas elásticas são faixas feitas de látex que podem ser encontradas em qualquer loja que venda artigos esportivos. Até mesmo em mercados.

Além disso, pode ter diversos nomes, como por exemplo:

  • Gomas elásticas;
  • Faixas elásticas;
  • Flex bands;
  • Rubber-band.

Ainda, ela pode ser encontrada em diversos formatos e cores. E isso é muito importante, pois cada formato tem um efeito.

Portanto, é importante se informar antes de comprar, qual é o ideal para você, de acordo com o seu objetivo e resistência.

As bandas mais largas e longas, oferecem uma resistência maior, sendo então ideal para quem já faz esse treino há mais tempo.

Enquanto a faixa mais fina e curta, é ideal para iniciantes. Ainda, existem bandas em formatos tubulares, telas ou cintas, diferenciando então o seu treino.

Por exemplo, quem utiliza a banda elástica na aula de pilates, o ideal é utilizar as cintas. Tudo isso deve ser pensado na hora de escolher qual banda elástica comprar e utilizar.

Mas, uma das maiores vantagens desse acessório é a sua simplicidade e praticidade. Afinal, você pode leva-lo para qualquer lugar.

Sendo ideal para pessoas que treinam em casa, e precisam de acessórios para complementar o treino.

Além disso, é muito barato e não ocupa espaço nenhum em sua casa, se tornando então um dos preferidos para quem treina em casa.

Mas, afinal, qual é o objetivo das bandas elásticas?

Elas surgiram originalmente como um acessório para auxiliar na reabilitação de atletas que tiveram lesões musculares.

Pois, ela permite um movimento controlado, e que trabalha pequenos músculos, que não são trabalhados na maioria dos exercícios.

Mas, ao passar do tempo, foram vendo os benefícios desse acessório, e ele começou a ser utilizado em diversos treinos, para melhorar o condicionamento físico.

Ao fazer exercício com as bandas elásticas, você deve quebrar a resistência que o elástico lhe oferece.

Assim, os nossos músculos acabam trabalhando de forma efetiva contra a resistência elástica.

E isso faz com que haja um maior desenvolvimento da nossa resistência muscular, definindo e fortalecendo o nosso músculo.

Portanto, um exercício, se feito com a faixa elástica, obriga o músculo a trabalhar mais do que se estivesse sem a faixa.

Ainda, você precisa manter o controle com muito mais atenção durante o exercício, permitindo que você ative músculos menores, aumentando a sua atividade muscular.

Além disso, é um acessório muito útil para melhorar a sua flexibilidade, uma vez que é ideal para auxiliar alongamentos.

Como Perder Peso Com Bandas Elásticas?

perder-peso-com-bandas-elasticasEntão, as bandas elásticas fazem os nossos músculos trabalharem mais. Mas, como ela pode ser utilizada para a perder peso com bandas elásticas?

Será que ela é útil para quem tem como objetivo a perda de peso? A resposta é sim, é uma excelente ferramenta.

Por serem exercícios que gerem uma maior ativação muscular, há, automaticamente, uma maior queima de gordura durante a execução dos exercícios.

Pois, quanto mais fibra muscular você trabalha, mais caloria você irá queimar. Durante o exercício com a faixa elástica, você acaba ativando mais músculos do que estaria ativando em outros exercícios.

Com isso, você acaba queimando mais caloria do que o normal. Além disso, também há um efeito positivo a longo prazo.

Como as bandas elásticas ajudam a fortalecer a musculatura, há um estímulo no metabolismo durante o repouso.

Assim, é um exercício que acelera o seu metabolismo, auxiliando então no seu processo de perda de peso.

Por ser um acessório que faz parte de um treino funcional, ele gera uma grande perda de calorias.

As bandas elásticas são utilizadas na realização de exercícios do dia a dia, que são adaptados para que haja uma melhoria cardiorrespiratória e alta queima de gordura.

Então, existem algumas maneiras de perder peso utilizando as bandas elásticas.

1. Treino funcional:

Você pode incluir no seu treino funcional, alguns exercícios com as bandas elásticas. Por exemplo, exercícios como flexão e extensão de joelho, de cotovelo e até dorsais com a faixa elástica.

Assim, você consegue fazer um treino sem aparelhos, onde o objetivo é utilizar o próprio corpo para trabalhar e ganhar massa muscular.

2. Pilates:

Se tem um lugar que utiliza as faixas elásticas é em uma aula de pilates. Ele serve como acessório nessa aula que tem como consequência a perda de peso.

Portanto, você pode fazer uma aula em casa, utilizando as bandas elásticas para se exercitar.

3. Circuito:

Algumas pessoas fazem circuitos com todos os exercícios que incluem a faixa elástica. Assim, há um intenso estímulo nos músculos.

Fazendo com que o seu corpo todo trabalhe, queimando mais calorias e acelerando o seu metabolismo.

Conclusão

perder-peso-com-bandas-elasticasEntão, agora você sabe quais são os benefícios, para que ela serve e como perder peso com bandas elásticas.

O que está faltando para você ir na loja de artigos esportivos comprar esse acessório? Possui um preço baixo e é muito prático.

Além disso, com esse acessório você consegue uma ativação muscular que não consegue com aparelhos mais tradicionais.

Sendo assim, é ideal para quem deseja acelerar o metabolismo e queimar calorias.

Portanto, se você gostou desse artigo, compartilhe com os seus amigos.

Fernando Sardinha
Escrito por Fernando Sardinha