Burpee Para Iniciantes – Veja Como Fazer E Seus Benefícios

O treino de burpee para iniciantes é um ótimo exercício principalmente para quem busca trabalhar com os principais músculos do corpo e também quer melhorar seu condicionamento cardiovascular.

Esse exercício é capaz de melhorar tanto o seu condicionamento físico, quanto o auxílio junto ao emagrecimento.

É um ótimo exercício para ser praticado em qualquer tipo de lugar, pois a única coisa na qual você irá precisar, é de seu peso corporal.

Geralmente este é um exercício muito utilizado na modalidade de crossfit, pois fortalece não só a parte abdominal como também os membros superiores e inferiores, e ainda, proporciona elevação da frequência cardíaca.

Veja mais a seguir.

Tudo O Que Você Precisa Saber Sobre Burpee Para Iniciantes

Burpee-Para-IniciantesO burpee para iniciantes é um exercício no qual queima calorias e ajuda no fortalecimento muscular. Desse modo, o exercício é feito em duas partes:

  • Flexão;
  • Salto no ar.

A realização do burpee várias vezes seguidas, pode ser um tanto cansativa, no entanto, é altamente eficiente. O exercício proporciona benefícios como:

1. Queima de calorias:

Geralmente uma única pessoa consegue em média fazer 20 burpees a cada minuto.

Dessa forma, ao fazer o burpee continuamente você consegue perder a seguinte quantidade:

  • Pessoas que pesam 55kg = perdem cerca de 10 calorias por minuto;
  • Pessoa com peso de 70kg = perdem cerca de 12.5 calorias por minuto;
  • Pessoas com peso de 85kg = perdem cerca de 15 calorias por minuto.

Olhando assim, a queima de calorias pode parecer pouca, mas se uma pessoa fizer o exercício por 20 minutos inteiros, ela consegue queimar algo em torno de 250 calorias.

Para que seja queimada a mesma quantidade calórica em uma corrida, seria necessário correr em alto ritmo, mais do que 30 minutos.

Além disso, é possível que você consiga queimar ainda mais se você quiser aumentar a quantidade de intensidade do exercício.

2. Burpee possibilita um treino completo aos iniciantes:

O burpee como dissemos na introdução, é ótimo para ser feito em qualquer lugar pois ele utiliza o peso do seu próprio corpo como resistência.

Com o exercício de burpee para iniciantes, é possível que todo o corpo seja trabalhado com o objetivo de ganho de força e, resistência dos músculos de ambos os membros, superiores e inferiores.

O burpee tradicional desenvolve o músculo da perna, assim como também os quadris, glúteos, abdômen, peitoral, tríceps e deltoides anteriores.

3. Aumento do condicionamento cardiovascular e da eliminação de gordura:

Os treinos de burpees podem serem feitos como treinos de alta intensidade chamado HIIT.

Este, é um treino de cardio que exige que você execute períodos curtos de exercícios mas com uma alta exigência de energia que vem seguida de poucas sessões de descanso.

Esse treino tem grande eficácia na queima de gordura abdominal e de lugares mais difíceis de serem eliminados.

O burpee também proporciona uma maior qualidade de vida e benefícios como:

  • Fortalecimento de órgãos como o coração e o pulmão;
  • Melhora do fluxo sanguíneo;
  • Doenças cardíacas e diabetes tem chance de aparecimento diminuídas;
  • Baixa pressão arterial;
  • Melhoramento do colesterol;
  • Melhoria das atividades cerebrais.

Como Executar O Burpee Corretamente?

Como Executar O Burpee CorretamenteO jeito mais fácil de entender como o exercício funciona, é mentalizar ele como sendo uma flexão, seguida de agachamento e por último, um salto.

Então, para fazer o exercício corretamente, siga as instruções abaixo:

  • Comece o exercício já em posição de agachamento, sendo assim, mantenha os joelhos dobrados e as costas alinhadas de modo a ficar ereto, os pés devem seguir afastados na largura dos ombros;
  • Logo, coloque as mãos no chão à sua frente para que elas fiquem logo a frente dos seus pés;
  • Apoiando o peso corporal nas mãos, prossiga jogando os pés para trás de forma que você venha ficar na posição de prancha, como se fosse fazer flexão;
  • Desse modo, siga mantendo todo o corpo ereto e faça o movimento de flexão.
  • Não deixe que o glúteo se curve para cima, mantenha o corpo reto;
  • Assim que fizer o movimento de flexão, retorne a posição inicial de agachamento, fique de pé colocando os braços atrás da cabeça e salte rapidamente;
  • Assim que seus pés retornarem ao chão, você irá se agachar novamente e repetir todo o processo inicial.

Quanto mais repetições você fizer, mais gordura você irá eliminar.

Variações de burpee para iniciantes

Assim como qualquer outro exercício, o burpee para iniciantes pode ser potencializado adicionando dificuldades ao mesmo.

Dessa forma, você poderá faze-lo das seguintes formas:

1. Burpee na bancada:

Aqui, você só precisará de uma superfície de apoio que aguente o seu peso corporal. Desse modo, você poderá utiliza-la como um auxílio para dificultar seu exercício.

Sendo assim, o burpee irá ser executado normalmente, porém, ao invés de ir ao chão fazer a flexão, você irá usar a sua superfície para fazer uma flexão inclinada.

Então, ao invés de pular no ar, você irá pular em cima dessa superfície.

2. Burpee com meia bola:

Aqui você utilizará a meia bola com o lado plano virado para cima.

Então, como no exercício normal, você irá agachar. No entanto, a diferença dessa alternativa de treino se dá no posicionamento das mãos.

Ao invés de irem ao chão para executarem a flexão, irão se apoiar na superfície plana da bola encostada no chão.

Sendo assim, seu salto no ar será substituído pelo levantamento da meia bola acima de sua cabeça.

Então é só abaixar a bola e repetir todo o processo novamente.

Para sua segurança, utilize o burpee de forma correta para sua segurança. Sabendo disso, procure um profissional que possa lhe passar todas as variações e quantidade de repetições adequadas para o seu físico.

Conclusão

Burpee-Para-IniciantesAo mesmo tempo que o exercício é cansativo e desafiador, o burpee para iniciantes também se torna uma atividade com capacidade alta de eficácia que te auxilia criar toda força, resistência e melhoramento cardiorrespiratório necessário.

Com inúmeros benefícios, fique atento a sua condição física. Antes de realizar uma carga de alta potência, consulte seu médico para que ele avalie se o seu corpo tem as condições necessárias para aguentar as altas cargas de esforço que a atividade proporciona.

O que achou deste exercício? Nos conte nos comentários!

Avatar
Escrito por Lincoln Oliver