usar_medicamento_para_emagrecer

Você tem o hábito de usar medicamento para emagrecer? Pois saiba que essa é uma prática que pode acabar prejudicando seriamente a sua saúde.

Isso mesmo! Poucas pessoas realmente sabem como essas fórmulas que se dizem mágicas podem oferecer riscos para a saúde. Principalmente quando são consumidas sem qualquer tipo de orientação médica.

Nesse post, vamos mostrar mais à fundo quais são os riscos de ficar se medicando para emagrecer, e como é possível perder peso apenas mudando determinados hábitos. Confira!

Veja também: Como ir para Buenos Aires.

Quais os Riscos de Usar Medicamento Para Emagrecer?

usar_medicamento_para_emagrecer

Muita gente acha que ficar se medicando para emagrecer é a melhor alternativa. Muitos medicamentos voltados para obesos mórbidos que possuem uma série de fatores que dificultam a perda de peso, ganharam popularidade ao longo dos últimos anos.

Com isso, muitos brasileiros passaram a se medicar, na grande maioria das vezes sem qualquer tipo de orientação médica, para tentar chegar no peso desejado. Mas, poucos sabem todos os riscos de ingerir remédios do gênero sem prescrição. Entre eles estão:

Usar Medicamento para Emagrecer Aumenta a Pressão Sanguínea  

Um dos riscos de usar medicamento para emagrecer é que muitos medicamentos voltados para a perda de peso, além de aumentar a saciedade e diminuir o apetite, acabam aumentando a pressão sanguínea. Com isso, o risco de hipertensão e doenças cardiovasculares também aumenta.

Usar Medicamento para Emagrecer causa Alterações De Humor Repentinas

Mais um dos riscos de começar a tomar esse tipo de medicamento indicado para pessoas obesas perderem peso são as alterações de humor repentinas. Muita gente não sabe, mas boa parte dos medicamentos do gênero agem diretamente na produção de hormônios.

Quando esse tipo de remédio é consumido sem qualquer tipo de prescrição, o paciente acaba correndo o risco de ter crises de tristeza, ansiedade, estresse e até mesmo raiva. Tudo isso porque os hormônios agem diretamente nessas emoções.

Você Pode Estar Tomando Substâncias Que Fazem Mal Para O Corpo

Atualmente, existem muitas pessoas que procuram fórmulas manipuladas para emagrecer. Elas geralmente são vendidas por meio de farmácias de manipulação, ou até mesmo pela internet, via sites como Mercado Livre.

Acontece que esses medicamentos manipulados não possuem aprovação da Anvisa e do Ministério da Saúde. Muitos se dizem naturais, mas podem ter substâncias extremamente nocivas para o organismo, principalmente se a pessoa já tiver alguma pré-disposição a reação alérgica.

Efeito Sanfona

Mais uma das consequências de usar medicamento para emagrecer é que você pode sofrer o efeito sanfona. Ele nada mais é que a recuperação do peso perdido, quando você para de ingerir o medicamento que estava tomando.

Muitas pessoas, quando percebem que estão ganhando todos os quilos perdidos novamente, voltam a tomar os remédios e acabam desenvolvendo um vício. Ou seja, além de não conseguir manter o peso normal, a pessoa passa a ficar dependente dele.

Mudanças Hormonais Que Podem Alterar As Características Físicas

Mais um dos riscos de usar medicamento para emagrecer é que esse tipo de produto pode acabar gerando mudanças hormonais. E com isso, algumas características físicas também mudam.

É o caso, por exemplo, de mulheres que acabam tendo pelos faciais em excesso, ou homens que ganham volume nas mamas.

Todos os medicamentos voltados para emagrecer ou que possuem o efeito emagrecedor como secundário podem gerar uma série de alterações no organismo. Por conta disso é tão importante que eles só sejam consumidos sob orientação médica.

Como Perder Peso Sem Usar Medicamento Para Emagrecer?

Como você viu acima, usar medicamento para emagrecer não é a melhor opção para quem deseja perder peso de maneira saudável. Afinal de contas, esse tipo de hábito pode gerar uma série de consequências e tem altos riscos.

Contudo, existem algumas formas de você perder peso sem a necessidade de remédios voltados para obesos. Confira abaixo algumas delas.

Consuma Alimentos Termogênicos

Alimentos termogênicos aceleram a queima de gordura dentro do organismo, e com isso o seu corpo passa a queimar mais gordura. Assim, fica mais fácil perder peso, bem como a temida gordura localizada que geralmente fica concentrada na região do abdômen.

Tenha Uma Alimentação Low Carb

usar_medicamento_para_emagrecer

Na alimentação low carb, você vai basicamente ingerir menos carboidratos e focar em proteínas, fibras e outros macronutrientes. Dessa maneira, o seu organismo passará a converter menos açúcar em gordura, e ainda queimar as reservas que você já tem.

Além disso, esse tipo de dieta também consegue aumentar a sensação de saciedade de forma saudável. Você irá comer menos, mas sem precisar passar fome.

Faça Treino HIIT

O treino HIIT é uma modalidade que consiste basicamente na execução de atividades de alta intensidade, seguida de períodos de descanso ativo. Ou seja, você diminui o ritmo, mas não para de se exercitar.

Esse tipo de treinamento é muito eficiente para quem deseja perder peso. Isso porque, ele consegue fazer que o seu metabolismo passe a queimar calorias, mesmo que você não esteja praticando o exercício.

Evite Produtos Industrializados, Processados E Refinados.

Esses produtos são extremamente maléficos. Isso porque, além de aumentarem a quantidade de gordura do corpo, também acabam aumentando as chances de compulsão alimentar.

Esse tipo de efeito ocorre porque eles possuem substâncias que aumentam a produção de hormônios de prazer no corpo. Logo, você acaba consumindo cada vez mais alimentos do gênero porque eles te dão aquela sensação de satisfação. O ideal é optar por alimentos naturais e de preferência orgânicos. Além de ajudar no emagrecimento, eles ainda são nutritivos.

Conclusão sobre Usar Medicamento para Emagrecer

Agora que você sabe como usar medicamento para emagrecer pode ser prejudicial, o ideal é investir nas mudanças de hábito. É por meio desse tipo de estratégia, focando justamente em mudar a alimentação para uma mais saudável, e também incluir exercícios físicos na sua rotina.

Além de potencializar emagrecimento de uma maneira saudável, evitando todos os riscos acima, você ainda poderá ter outros benefícios, tais como: mais disposição, menos risco de desenvolver várias doenças e mais qualidade de vida.

Então pare hoje mesmo de ficar se medicando para emagrecer! Comece o seu plano de mudanças de hábitos e veja como isso vai impactar de forma positiva o seu dia a dia.

Fernando Sardinha
Escrito por Fernando Sardinha