corrida

A Corrida é uma modalidade esportiva muito popular e isso todo mundo sabe. Agora, o que muitos atletas não fazem ideia é que ela pode trazer uma série de benefícios para quem já treina outras modalidades, como a musculação.

Isso porque, a corrida consegue estimular diferentes aspectos do corpo. Desde o fortalecimento cardiorrespiratório, até a coordenação motora.

E nesse post vamos falar sobre alguns pontos que tornam, a corrida tão importante na sua rotina. Confira!

Três Motivos Para Incluir A Corrida Na Sua Rotina

corrida

Quando o assunto é corrida, existem vários motivos para você incluí-la no seu dia a dia. E abaixo nós separamos três deles. Confira:

A Corrida Melhora A Coordenação Motora

Esse tipo de atividade é ideal para quem deseja melhorar a coordenação motora. Isso porque, correr exige que você controle uma série de movimentos do seu corpo.

Não se trata apenas do movimento das pernas. Você precisa manter uma “passada” adequada, a postura correta, e até mesmo a movimentação das mãos.

Tudo isso irá te ajudar a ter um desempenho melhor na corrida, e ainda melhorar a coordenação motora. E claro que tudo isso ainda te ajuda a evitar uma série de lesões por conta do esforço.

Ajuda A Identificar Desequilíbrios Musculares

Sabe quando você vai tentar erguer peso e parece que os músculos não conseguem se estender o suficiente? Ou até mesmo quando você vai praticar determinado exercício e as costas doem?

Esses podem ser sinais de desequilíbrios musculares. Pode ser desde um músculo que está sofrendo de encurtamento, até a fraqueza de um grupo muscular.

E uma das melhores maneiras de identificar esses desequilíbrios é por meio da corrida. Com essa atividade, fica mais fácil avaliar os tipos de erros que você pode estar cometendo, e até mesmo as questões que precisam ser melhoradas

Benefícios Da Corrida

A corrida é uma modalidade que traz vários benefícios para o corpo e também para a mente. Não é à toa que cada vez mais ela ganha novos adeptos. E abaixo nós listamos alguns dos principais. Confira!

Acelera A Perda De Peso

Se o seu objetivo é perder alguns quilos, saiba que a corrida pode te ajudar e muito. Estudos já comprovaram que essa modalidade consegue aumentar a queima de calorias do corpo, tanto durante sua execução, como no período de repouso.

Ou seja, mesmo passando algumas horas após a realização da atividade, o seu organismo continuará a queimar mais calorias.

Ajuda A Combater O Estresse E Ansiedade

Muita gente não sabe, mas a corrida também é uma grande aliada de quem deseja combater o estresse e a ansiedade. Ao correr, o seu corpo acaba estimulando a produção de serotonina.

Esse é um hormônio poderoso responsável pela sensação de prazer e bem-estar. Logo, quando você corre, consegue se sentir melhor.

Além disso, esse tipo de atividade também consegue diminuir os níveis de cortisol no corpo. Essa é a substância responsável por nos manter alertas. Quando é produzida em excesso, acaba sendo prejudicial, pois desencadeai as crises de estresse e ansiedade.

Melhora O Controle Sobre O Sistema Nervoso E A Respiração

Mais um dos benefícios dessa modalidade de atividade física é que ela ajuda a melhorar o controle tanto do sistema nervoso como da respiração. E isso pode ser benéfico em vários aspectos.

corrida

Ao ter mais controle sobre a sua respiração, você acaba melhorando os resultados de outras modalidades de exercícios físicos, como a musculação. Logo, praticando corrida você consegue potencializar outras atividades.

Outro motivo que mostra a importância de ter esse controle é que por meio dele você consegue diminuir as chances de ataques de pânico e a ansiedade. Isso porque quando você consegue controlar a sua respiração, seu corpo passa a produzir mais hormônios de bem-estar.

Diminui Os Riscos De Desenvolvimento De Doenças Cardiovasculares

Mais um dos benefícios de praticar corrida é que você consegue diminuir os riscos de desenvolvimento de doenças cardiovasculares. E isso acontece por vários motivos.

Um deles é que quando você corre, acaba fortalecendo o seu coração, por conta do aumento da circulação sanguínea. Com isso ele fica mais forte e saudável.

Além disso, a corrida consegue potencializar a queima de gordura, evitando assim que ela se acumule e forme placas dentro das artérias. Por sua vez, isso diminui as chances de acidentes cardiovasculares ocasionados justamente pela obstrução das artérias por onde o sangue circula.

Ajuda A Acabar Com A Retenção De Líquidos

A retenção de líquidos é um dos fatores que causa a sensação de inchaço em muitas pessoas. E isso geralmente ocorre quando o corpo da pessoa não consegue eliminar toxinas ou substâncias como sódio e conservantes que entram no organismo por meio da alimentação.

Quando você corre, o seu corpo consegue eliminar esses líquidos por meio do suor. Basicamente, a atividade física consegue promover uma verdadeira desintoxicação do seu corpo.

E dessa forma, você consegue melhorar uma série de funções do organismo, além de acabar com a sensação de inchaço.

Ajuda O Cérebro

Outo fato interessante sobre a corrida é que ela também ajuda o cérebro, uma vez que consegue aumentar a oxigenação do mesmo. Consequentemente, quando você aumenta a oxigenação dele, também aumenta a quantidade de estímulos entre células nervosas.

Com isso, é possível melhorar uma série de funções cognitivas. Além disso, estudos mostram que essa atividade pode ser uma excelente aliada na prevenção de doenças neurodegenerativas, por conta dos estímulos dos neurotransmissores.

A corrida também é benéfica, uma vez que ela aumenta o fluxo de sangue ao lobo frontal. E com isso, ela melhora o foco e concentração do indivíduo.

Conclusão

A corrida é sem sombra de dúvidas uma atividade essencial para o dia a dia de qualquer pessoa. Seja você um atleta em busca de ganho de massa muscular, ou uma pessoa que queira ter uma vida mais ativa.

Por meio dela, você consegue trabalhar vários aspectos do seu corpo. E além disso, é possível ter vários benefícios, como melhora do sono e mais energia.

Por isso, não deixe de incluir a corrida na sua rotina. Mas, lembre-se sempre de procurar orientação profissional antes!

 

 

 

 

 

 

Fernando Sardinha
Escrito por Fernando Sardinha