musculacao

Para ter um corpo mais definido, muitos homens optam pela musculação. E essa atividade realmente pode trazer resultados incríveis, não só no quesito definição, mas também em outros aspectos; como desempenho, força e rendimento.

Contudo, o que muita gente não sabe é que passar horas na academia pode acabar causando o efeito reverso e prejudicando os resultados, podendo gerar até mesmo lesões.

Pode não parecer, mas a verdade é que quando o assunto é musculação, treinar menos traz mais resultados.

Isso mesmo! Uma boa rotina com intervalos entre séries, boa alimentação e dias para a recuperação muscular pode trazer mais músculos do que você se matar nas academias.

Nesse artigo você aprenderá o porquê esse tipo de treinamento, menos exigente gera resultados melhores.

Confira!

Musculação: Como Treinar Menos É Mais Benéfico?

Por muito tempo a musculação foi associada a longos treinos. Os treinamentos tradicionais são baseados em atividades prolongadas e uma alta sobrecarga, justamente para gerar resultados em menos tempo.

Contudo, estudos recentes mostraram que se você deseja obter um ganho muscular rápido, esses treinamentos podem não ser os mais eficazes.

musculacao

Isso porque os especialistas apontam que o pico de somatotrofina, que é o hormônio do crescimento muscular, ocorre logo após 45 minutos de treino. Ou seja, a partir desse momento o seu corpo já alcançou o máximo de desempenho.

Se o seu treino passa de uma hora, ao invés do seu corpo estimular o desenvolvimento muscular, ele entrará em processo de fadiga. Isso ocorre por conta da produção de cortisol, o hormônio do estresse, que acaba gerando o catabolismo.

Essa é uma condição prejudicial para os praticantes de musculação. Nesse processo, o seu corpo passará a usar as reservas de energia presentes nos tecidos musculares, e não mais a gordura.

Com isso, você terá uma perda de massa magra, ao mesmo tempo que o seu desempenho será menor. Isso quer dizer que ao invés do seu corpo estar ganhando músculos ele estará queimando a massa muscular já existente.

Como O Estresse Pode Ser Prejudicial Para A Musculação

Um dos princípios da musculação é evitar o estresse excessivo dos tecidos musculares. Isso porque, a produção excessiva do cortisol acaba sendo prejudicial.

Para começar, você passará a queimar energia que não deve para conseguir dar conta dos treinamentos prolongados. Além disso, como não há tempo para recuperação dos músculos, o desenvolvimento será bem mais lento.

A falta desses momentos de reparação também acaba aumentando os riscos de lesões. Afinal de contas, os seus músculos não terão tempo para se recuperarem das microlesões dos exercícios, o que poderá gerar consequências graves.

Como Melhorar Os Resultados Da Musculação Com Treinos Menores?

Para obter os melhores resultados com a musculação, o ideal é focar em treinos de 45 a 60 minutos. No caso de iniciantes nessa atividade, é recomendando manter uma frequência de 3 treinos por semana, em dias alternados e nunca seguidos.

musculacao

Isso porque, como dito anteriormente, o corpo precisa de um tempo de recuperação. É durante os momentos de descanso que os músculos irão se reparar e a massa magra será gerada.

Mas isso não quer dizer que você deve ficar sem fazer nada durante esses dias. Você pode praticar diferentes atividades para turbinar esse processo e manter o ritmo nos demais dias.

Para quem já está em um nível intermediário. Ou seja, já apresenta um desempenho superior, a quantidade de treinos pode variar de 4 a 6 vezes na semana.

Um detalhe importante sobre essa questão de ter menos treinos, é que apenas a quantidade de exercícios e tempo de duração deve ser menor. A intensidade das atividades ainda deve se manter média ou alta para que os seus músculos sejam estimulados.

A Importância Do Descanso Na Musculação

Muitos atletas acreditam que é preciso treinar exaustivamente até o corpo não aguentar mais para obter resultados consistentes.

No entanto, agir dessa forma é um tremendo erro, pois essa ideia nada mais é do que uma ilusão criada por todos aqueles que desejam obter retornos rápidos, mas não chegam a se informar corretamente para isso.

Acontece que o ganho de massa e a definição do corpo ocorrem de forma gradativa. Não será da noite para o dia, deixando seu corpo exausto, que você conseguirá um corpo definido.

Pelo contrário, os momentos de descanso são indispensáveis na musculação. Isso porque, é nele que as fibras dos músculos irão se regenerar, aumentando a potência dos seus músculos. Além disso, esse descanso se faz necessário, também, para evitar lesões.

Os exercícios de musculação sempre geram microlesões nos músculos. E a recuperação do seu corpo que irá gerar a massa. Se você não dá esse tempo para o seu corpo, ele poderá sofrer sequelas.

O ideal é que depois de um treino você fique de 24 a 48 horas se recuperando. Isso quer dizer que nada de exercícios durante esse período? Não necessariamente.

Você pode muito bem treinar diferentes grupos de músculos em dias alternados. Por exemplo, se na segunda-feira você exercitou os membros superiores, na terça você deve focar nos inferiores.

Dessa forma, você conseguirá trabalhar vários grupos musculares, dará tempo para seu corpo se reparar, e ainda manterá uma rotina de treinos.

O Poder Dos Treinos Menores Para A Motivação

Outro aspecto importante dos treinos menores é em relação a motivação. A verdade é que não são todas as pessoas que tem ânimo para passar horas em uma academia.

E não podemos esquecer do fato de muita gente não ter esse tempo.

Os treinos menores acabam deixando os atletas mais motivados. Isso porque é mais fácil cumprir três treinos de 45 minutos na semana, do que treinos diários de 3 horas.

Como esses treinamentos menores também geram excelentes resultados, você conseguirá ver o ganho de massa e a definição com mais facilidade. O que te dará motivação para continuar. Por conta disso cada vez mais atletas tem optado por essa alternativa.

Agora que você já sabe o poder dos treinos menores na musculação, não deixe de procurar um profissional para desenvolver um treinamento adequado, que te faça alcançar os melhores resultados.

Quer mais dicas sobre como definir o seu corpo e melhorar o seu rendimento? Então aproveite para conferir também o post sobre GVT e veja como esse treino pode turbinar seus músculos.

 

Escrito por Fernando Sardinha