Levantamento Terra e Agachamento Sumô

O Levantamento Terra e Agachamento Sumô são dois exercícios amplamente utilizados tanto por atletas que estão em busca da hipertrofia muscular, como fisiculturistas. E apesar de serem movimentos distintos, muita gente ainda confunde ambos.

Conhecer a diferença desses dois tipos de movimento é importante, uma vez que eles trabalham os grupos musculares de maneiras distintas. E nesse post, vamos explicar mais a fundo o que diferencia esses exercícios, e como cada um pode te ajudar a alcançar os seus objetivos.

Saiba Mais Sobre O Levantamento Terra E Agachamento Sumô

Levantamento Terra e Agachamento Sumô

O Levantamento Terra e Agachamento Sumô são exercícios físicos pertencentes a cadeia cinética fechada (CCF). Eles são realizados com os pés em contato com o chão ou algum tipo de plataforma, e envolvem diferentes articulações do seu corpo.  

Por conta do movimento realizado em ambos, a região lombar acaba recebendo uma grande carga. Principalmente pelo fato dos braços fazerem o movimento de alavanca. Além disso, a região patelo femoral (joelhos) também recebe uma grande carga.

E justamente pelo falo do Levantamento Terra e Agachamento Sumô trabalharem essas regiões, diversos grupos musculares são acionados, entre eles: posteriores de coxa, quadríceps, glúteos, core e músculos estabilizadores do tronco. Isso sem falar no trabalho focado nas articulações.

Os dois exercícios podem gerar excelentes resultados para quem busca hipertrofia, uma vez que trabalham várias regiões ao mesmo tempo. No entanto, eles também podem desencadear consequências negativas se forem realizados de maneira incorreta, ou com uma periodização inadequada.

Por isso, antes de incluir o Levantamento Terra e Agachamento Sumô no seu treino, é fundamental falar com o seu profissional de educação física. Ele poderá avaliar com calma a melhor forma de encaixar cada um dos tipos de exercícios.

Como Executar O Levantamento Terra E Agachamento Sumô Corretamente?

O Levantamento Terra e o Agachamento Sumô exigem alguns cuidados básicos para serem executados de forma correta. No caso do Terra, por exemplo, ele exige uma postura mais estreita durante a sua realização.

Os pés precisam ficar um pouco mais próximos um do outro, além de levemente para fora. Já o movimento sumô exige uma postura mais larga. Logo, os pés precisam ficar um pouco mais afastados. Além disso, eles também devem ficar mais largos, formando um ângulo de cerca de 45°.

Outra diferença entre esses exercícios é em relação aos acessórios que você pode utilizar durante a execução. No caso do Levantamento Terra, ele deve ser feito apenas com a barra. Por sua vez o sumô pode ser feito tanto com a barra como com um halter.

Mas, é necessário ter em mente que ao realizar esse exercício com halter, você acabará diminuindo a amplitude no mesmo.  Uma das maneiras de evitar isso é executar o exercício em cima de duas plataformas.

O Que Diferencia O Levantamento Terra E O Agachamento Sumô?

A pergunta da diferença entre Levantamento Terra e o Agachamento Sumô não é de hoje. Tanto que foram realizadas duas pesquisas pelo estudioso Escamilla e colaboradores, para saber mais sobre o assunto. Isso no ano de 2000.

Basicamente o pesquisador avaliou a cinemática dos dois movimentos. E no outro estudo, esse feito em 2002, ele analisou, por meio de uma eletromiografia, as atividades musculares proporcionadas pelos dois exercícios. E ele identificou algumas diferenças entre os dois movimentos.

Primeiramente ele identificou que o levantamento Terra, em comparação com o sumô, promove um aumento de deslocamento vertical da barra entre 20 e 25%.

Segundo o estudo, isso se deve por conta da distância em que os pés ficam no chão. Como o do segundo movimento tem uma distância quase três vezes maior, ele tende a ter uma amplitude bem inferior.  

Consequentemente, esse afastamento também gera uma redução de 25 a 20% no chamado trabalho mecânico. E isso acaba diminuindo a quantidade de energia utilizada durante o exercício bem como a atividade muscular.  

No Levantamento Terra e Agachamento Sumô, são feitos dois movimentos básicos. Um deles é o de extensão do quadril e do joelho. Já o outro é de dorsiflexão no tornozelo.

Por conta desses dois estímulos, ambos os movimentos conseguem proporcionar uma atividade muscular maior em alguns grupos musculares. São eles: extensores do quadril, extensores do joelho e dorsiflexores do tornozelo.

Mas mesmo com ambos trabalhando esses grupos musculares, existe diferença entre os estímulos.

No caso dos exercícios de Levantamento Terra, os extensores de quadril, juntamente com os de joelho, são mais estimulados. Além disso, os flexores de joelho e os flexores plantares no tornozelo também apresentam uma atividade muscular maior se comparado com o Sumô.

De modo geral, o que foi identificado é que o Levantamento Terra, em comparação com o Sumô, tem uma atividade muscular maior nos chamados vastos lateral e medial. Esse exercício também consegue gerar um grande estímulo na região da tibial anterior.

Qual É O Melhor: Levantamento Terra Ou Agachamento Sumô?

Levantamento Terra e Agachamento Sumô 2

Não existe um exercício melhor ou pior entre Levantamento Terra e Agachamento Sumô. Isso porque eles possuem propostas diferentes.

De modo geral, o Sumô promove uma atividade muscular inferior. Contudo, por ter uma amplitude inferior, ele acaba sendo altamente recomendado para quem está começando e ainda precisa de termo para conseguir controlar a postura e o movimento como um todo.

Por sua vez, o Levantamento Terra consegue promover mais atividade muscular. Mas, por ter uma amplitude maior, as chances de a execução ser feita de maneira incorreta também são maiores.

Logo esse exercício acaba sendo mais indicado para atletas que possuem mais experiência e controle sobre a atividade.

Mas o ideal, antes de incluir qualquer um dos exercícios no seu treino, é falar com o seu personal. Isso porque ele poderá avaliar com precisão qual é o mais indicado para o seu caso, levando em consideração a periodização do treino e suas metas.

Conclusão

O Levantamento Terra e Agachamento Sumô são excelentes exercícios para inserir no cronograma de treinos. E agora que você sabe a diferença entre essas opções, ficará mais fácil decidir quando executar cada uma.

 

 

 

 

 

 

Fernando Sardinha
Escrito por Fernando Sardinha