Muitos atletas que já estão há algum tempo no mundo fitness ficam na dúvida sobre O Que É Ser Bodybuilder. Afinal, de contas, com o passar do tempo esse termo foi sendo usado das mais diferentes formas.

Mas, nesse post, vamos mostrar de forma detalhada o que é essa filosofia, e como você pode começar a aplicá-la no seu dia a dia. Por isso, se você deseja saber tudo sobre o que é ser bodybuilder, continue lendo esse artigo até o final e aproveite para esclarecer suas dúvidas.

Afinal de Contas, O Que É Ser Bodybuilder?

Antes de definirmos O Que É Ser Bodybuilder, precisamos falar sobre a filosofia de Bodybuilding. Basicamente, ela diz respeito a construção de músculos e definição por meio de um cronograma rigoroso de treinos, em conjunto com uma dieta apropriada.

E o atleta que adere a essa filosofia é chamado de BodyBuilder.

O-Que-É-Ser-Bodybuilder

Importante ressaltar que para adotar esse tipo de comportamento, é preciso promover uma mudança externa (estética), mas também interna (mental). Isso porque para manter os padrões exigidos dentro dessa modalidade, é necessário total comprometimento do atleta.

Como Iniciar no Bodybuilding?

Uma das grandes dúvidas de muitos atletas, além de o que é ser Bodybuilder, é sobre como iniciar dentro dessa filosofia. A verdade é que não existe meio termo, se você quer se tornar um atleta dessa modalidade, precisa mergulhar de cabeça.

E nesse sentido um dos cuidados mais importantes é saber quais profissionais procurar antes de iniciar qualquer tipo de treino, dieta ou mudança na rotina.

Médico

Antes de iniciar qualquer tipo de atividade física qualquer pessoa precisa procurar um médico. Isso porque, o profissional irá fazer uma série de exames e avaliações para ter certeza que não existe nenhum tipo de restrição para alguma modalidade.

Nutricionista

Mais um dos profissionais que você precisa consultar antes de começar qualquer mudança no estilo de vida é o nutricionista. Assim como o médico geral ele irá fazer uma série de exames e avaliações para criar cardápio personalizado para as suas necessidades e metas.

Geralmente, esse especialista trabalha em conjunto com o profissional qualificado em Bodybuilding. Afinal, dependendo dos tipos de treinos e exercícios físicos que você irá praticar, sua dieta terá que ser adaptada.

Profissional qualificado

E claro que quando falamos de mudanças físicas que envolvem exercícios físicos, ter um profissional qualificado para servir de guia nessa jornada é indispensável. No entanto, é necessário ter cuidado para escolher alguém que realmente tenha experiência nessa filosofia, e que saiba criar um cronograma que respeito o progresso do aluno.

Quais são as primeiras mudanças para quem deseja ser um Bodybuilding?

Quem deseja ingressar no mundo Bodybuilding terá que se preparar para algumas mudanças iniciais:

Treinos

Os treinos não se limitam apenas a musculação, apesar desta ser a modalidade de base. Na verdade, durante os treinamentos você também irá fazer exercícios aeróbicos, que promovam o fortalecimento cardíaco, melhore o equilíbrio e também outros aspectos.

Tenha em mente que o foco aqui é promover a hipertrofia, mas de uma forma saudável e equilibrada.

Alimentação

Mais uma das mudanças essenciais para o praticante de bodybuilding é a alimentação. De forma geral, a dieta desse tipo de atleta se baseia em uma quantidade reduzida de gordura, de modo que a facilitar o crescimento muscular.

Mas além disso, o cardápio também precisa ser rico em nutrientes e vitaminas.

Em média, um praticante faz de 6 a 8 refeições por dia, sempre valorizado a proteína. Provavelmente uma pessoa comum vai achar o cardápio exagerado, quase que impossível de ser apenas para uma pessoa.

Contudo, levando em conta a quantidade de exercícios físicos para promover o crescimento muscular, o atleta precisa dessa alimentação hipercalórica, até mesmo para evitar problemas como catabolismo.

·         Estilo de vida

Ser um bodybuilder não envolve apenas malhar até não aguentar mais e ter uma alimentação hipercalórica. Na verdade, também envolve uma mudança completa de estilo de vida.

Hábitos nocivos, como o tabagismo, devem ser eliminados. É preciso lembrar que essa filosofia não prega apenas a questão estética, mas também mental, que vise melhorar a qualidade de vida.

Dicas de Como Ser um Bodybuilder

O-Que-É-Ser-Bodybuilder

Quem deseja causar verdadeiras mudanças no dia a dia, além de saber o que é ser Bodybuilder também precisa colocar algumas dicas em prática, tais como:

·         Período de descanso

O período de descanso pós treino é fundamental. Isso porque, é durante ele que acontece a síntese muscular. Ou seja, os músculos se regeneram mais fortes e resistentes.

Nunca caia na armadilha de pular essas fases de descanso. Elas são essenciais para promover um crescimento saudável, e também evitar problemas como lesões e fraturas.

·         Tenha objetivos alcançáveis

Não adianta tentar virar um super bodybuilder do dia para a noite. Você precisa criar metas alcançáveis, de modo a se manter motivado e também respeitar os limites do seu corpo.

Crie objetivos que você consiga alcançar aos poucos. Cada nova vitória irá te dar mais combustível para continuar. E isso te ajudará a não desistir nos primeiros desafios.

·         Respeite suas limitações

Muitos atletas acham que precisam “quebrar” para alcançar suas metas.

Contudo, uma das regras básicas de qualquer modalidade é justamente respeitar os próprios limites.

Você precisa se esforçar e treinar de forma inteligente, de modo a quebrar barreiras de uma maneira segura e saudável. Um dos motivos de muitos atletas desistirem são os exageros que acabam causando problemas graves, como lesões que geram sequelas para a vida toda.

Por conta disso, inclusive, que é essencial ter o acompanhamento de profissionais. Eles irão te ajudar a ter uma imagem mais realista sobre a trajetória que você precisa seguir antes de alcançar os seus objetivos, e também irão apontar as melhores abordagens para isso.

Não tente criar atalhos ou pular etapas apenas por que está ansioso. Lembre-se, a sua jornada de construção muscular e também mental dentro dessa filosofia é tão importante quantos os resultados finais. Então valorize cada um dos passos que você está dando dentro dessa caminhada.

Gostou de saber mais sobre O Que É Ser Bodybuilder? Quer mais dicas para alcançar os seus objetivos e assim ter o corpo dos sonhos? Então não deixe de conferir outros posts do blog.

Fernando Sardinha
Escrito por Fernando Sardinha