6 Exercícios Aeróbicos Que Você Pode Fazer Em Casa

Os exercícios aeróbicos para fazer em casa conhecidos como exercícios cardiovasculares, necessitam do bombeamento de sangue oxigenado para ir direto para os músculos que estão em atividade durante a prática e por isso estimulam a elevação do ritmo cardíaco e respiratório.

Toda atividade que você pode levar por mais do que só uns minutos enquanto o seu coração, pulmão e músculos atuam bastante é considerada aeróbica.

Os benefícios desse tipo de atividade não se limitam a problemas físicos, pois essas atividades podem ajudar a saúde emocional, além de reduzir as chances de câncer, diabetes, depressão, doenças cardiovasculares e osteoporose.

Confira alguns exercícios aeróbicos para fazer em casa.

Exercícios Aeróbicos Para Você Fazer De Casa

exercicios-aerobicos-para-fazer-em-casa

Confira a lista de exercícios aeróbicos caseiros:

Vejamos a seguir, 6 exercícios aeróbicos para fazer em casa que você precisa.

O ideal é que todas as atividades sejam praticadas por pelo menos 30 minutos, de 3 a 5 vezes por semana.

1. Pular corda

O que uma vez já foi uma atividade infantil, hoje pode ser reutilizada como um ótimo exercício aeróbico na qual promove perda de peso e ganho físico.

Pular corda é simples e até mesmo uma diversão para quem pratica.

O instrumento lhe permite criar movimentos variados, como salto enquanto anda, giro da corda, salto de uma perna só, entre muitas outras variações.

Para quem é iniciante, é preferível que a corda seja pulada em intervalos com tempo reduzidos, e com o passar do tempo e do desenvolvimento pessoal com o instrumento,  poderá aumentar o ritmo.

Existe um contador de giro que pode ser usado na corda para que sejam  contados quantos pulos você dá por minuto. É uma ótima maneira de saber como intensificar seu treino.

2. Polichinelo

Outro exercício muito praticado enquanto criança nas aulas de educação física, é o polichinelo.

O  que você talvez não saiba, é que o polichinelo é um dos exercícios aeróbicos no qual mais exige coordenação motora com os membros inferiores e superiores.

Além disso, pode ser feito em casa tranquilamente.

A única advertência quanto a prática do polichinelo, vai para pessoas com sobrepeso ou que possuem problemas nas articulações pois estas, precisam ter um cuidado maior.

O ideal para este exercício aeróbico, é ser executado com movimentos em série e mantendo um ritmo constante.

É extremamente importante ter cuidado com os joelhos, pois a força excessiva poderá afetar o local.

Então é preciso estar atento ao fato de que seu corpo está em processo de adaptação e que o exercício vai além de queimar suas gorduras, pois ele cria uma resistência melhor na sua rotina cotidiana.

3. Agachamento com halteres

Apesar de prático e simples, este exercício não é o mais indicado para quem tem problemas nas articulações do joelho, pois são áreas extremamente mais solicitadas que outras.

O agachamento é o melhor exercício para que os músculos da perna e glúteos, sejam definidos.

Então, ele deve ser executado com as pernas afastadas na largura dos ombros e os joelhos não podem ir além do que um ângulo de 90° para que não sejam provocadas sobrecargas nas articulações.

Este é um exercício que pode ser feito sem um equipamento, posicionando então os braços na frente do corpo.

Para executar o exercício com o halter, é só dar um passo para frente, de modo que deixe os pés totalmente apoiados no chão.

Em seguida, basta flexionar o joelho da perna que avançou até que sua coxa esteja paralela ao chão. Depois, o pé que está atras deve manter o calcanhar levantado e sem que toque o chão.

Assim, é só descer o quadril lentamente até que o joelho da perna que está atrás fique bem perto do chão.

Então é só subir e voltar a posição de início e repetir tudo de novo alternando as pernas.

4. Cooper parado

O cooper parado – também conhecida como corrida estacionária – acelera o ritmo cardíaco muito rapidamente, por isso é uma excelente opção para perda de peso e força física.

No entanto, também é necessário prestar atenção às suas limitações aqui.

Este exercício também ajuda na coordenação motora, porque exige que o praticante corra com movimentos sincronizados de pernas e braços.

E é por isso que ele é uma boa opção para melhorar a operação de corrida normal.

Comece o cooper com movimentos de baixa intensidade para que seu corpo possa se adaptar a ele.

Em seguida, exercite-se vigorosamente por cerca de 30 segundos até a marcha desacelerar para médio.

Desde que possa ser suportado, você pode misturar força média e alta.

Por esse motivo, é importante conhecer seus limites físicos para que seu exercício não seja interrompido repentinamente.

5. Burpee

O Burpee é um dos exercícios aeróbicos para fazer em casa, que pode ter um estilo mais avançado, sendo mais intenso e podendo exercitar partes musculares ao mesmo tempo.

Portanto, possui uma alta taxa de queima de calorias e pode atuar nos músculos de todo o corpo.

Os movimentos se iniciam com um agachamento em sequencia de um rápido gesto de posicionar as mãos no chão e colocar os pés para trás, fazendo que o movimento de flexão seja realizado.

Após ter sido feito, deixe as pernas na posição de agachamento e erga o tronco finalizando o movimento com um salto, pondo as mãos para o alto.

O objetivo aqui é executar esses movimentos em sequência sem ter que parar entre executar uma sequência e executar outra.

Um truque é executar cinco vezes seguidas e ir progredindo. Tente fazer 8 séries com 5 repetições.

6. Dança

Pode parecer bobeira mas a atividade de dança é um dos melhores exercícios aeróbicos para fazer em casa.

Existem inúmeros canais no youtube que fazem aula com proposta de perda de peso através da dança em movimentos pensados e que podem ser feitos de casa.

Conclusão

exercicios-aerobicos-para-fazer-em-casaVimos então 6 ótimos exercícios aeróbicos para perda de peso e mantendo a saúde em casa.

Lembre-se, todas essas atividades devem ser realizadas em um local amplo e que lhe dê segurança de movimentação e execução dos exercícios.

Além disso, o ideal é que você peça a um profissional para lhe passar os melhores aeróbicos de acordo com sua condição física e limitações para que não haja nenhuma lesão provocada por erros.

Gostou dessas atividades? Tem mais alguma sugestão? Deixe aqui nos comentários e compartilhe este artigo.

 

Avatar
Escrito por Lincoln Oliver