Calistenia vs. Academia – Veja Qual O Melhor Para Você

Você quer começar a treinar, mas não sabe qual treino fazer? Afinal, na briga calistenia vs. academia, quem sai ganhando?

Não existe uma resposta certa para essa pergunta. Afinal, não existe um resultado melhor que o outro, e sim resultados diferentes.

Então, essa resposta será diferente de pessoa para pessoa. Pois, cada tipo de treino tem um objetivo diferente.

Além disso, como os exercícios são muito diferentes, cada pessoa se adapta melhor a um deles.

Portanto, é importante saber o que é cada um deles, qual é o seu objetivo, para então escolher um para ser o seu treino.

Sendo assim, continue lendo esse artigo para saber qual é o melhor tipo de treino para você.

Calistenia vs. Academia

Calistenia-vs.-AcademiaMuita gente se pergunta qual é o melhor treino, e fica a grande dúvida: calistenia vs. academia.

Mas, antes de responder essa grande questão, é muito importante entender o que é calistenia, e qual é a grande diferença entre os dois tipos de treinos.

A calistenia tem ganhado muita popularidade nos últimos anos, trazendo muito interesse para essa área.

Porém, antes de mais nada, você deve entender melhor do que se trata a calistenia e qual é o seu objetivo.

Assim, você poderá escolher, de acordo com o seu objetivo, qual é o melhor treino para você.

O que é calistenia?

A calistenia é um tipo de treino que utiliza exercícios funcionais. Ela foi criada baseada no treino de rua, uma vez que você não precisa ir para a academia para fazer os seus exercícios.

É também muitas vezes comparada a ginástica olímpica, por ser muito similar em diversos movimentos.

Os exercícios da calistenia utilizam o próprio peso do corpo para o ganho de massa muscular.

Uma pessoa iniciante pode começar com exercícios simples, como barras paralelas e flexões, até estar apta a fazer os treinos de calistenia mais complexos.

Esse tipo de treino ganhou muita popularidade por ter como grande vantagem o baixo custo.

Afinal, você não precisa pagar. Além disso, você pode treinar em qualquer lugar, até mesmo ao ar livre, tornando o treino mais agradável.

Mas, não são só esses os benefícios da calistenia. Por ser um treino onde você utiliza o seu próprio corpo para ganhar massa muscular, você acaba adquirindo uma maior consciência corporal.

Por isso, ele é benéfico também para melhorar o seu equilíbrio, a sua coordenação motora e resistência.

Um dos seus resultados é um maior controle muscular. Você aprende a controlar e movimentar o seu corpo da melhor maneira possível.

Qual é a vantagem da academia?

A musculação tradicional que conhecemos traz muitos benefícios a nossa saúde também. Claro. Afinal, a grande maioria opta por esse tipo de treino.

Mas, porque? Qual é a sua grande vantagem? Geralmente, os exercícios feitos na academia incluem pesos e cargas progressivas.

Portanto, são melhores para quem quer atingir o processo de hipertrofia muscular. Assim, há um maior ganho de massa muscular a longo prazo.

Ainda, ao ir na academia você está pagando para ter acesso aos melhores aparelhos, aqueles que irão tornar o seu treino eficaz.

Com isso, você tem o auxílio dos instrutores capacitados para isso. Esse pode ser um estímulo fundamental para muita gente.

Além disso, o instrutor pode fazer um treino ideal para você e acompanhar a sua execução, prevenindo problemas e lesões musculares.

Outra vantagem da musculação tradicional é que você utiliza pesos. Ou seja, quando você tiver se acostumado com aquele peso, você pode trocar para um maior, dificultando assim o seu exercício.

Calistenia vs. Academia: Como Escolher?

calistenia-vs.-academiaComo você pôde ver, os dois exercícios trazem excelentes resultados para o seu corpo e para a sua saúde.

Mas, esses resultados são diferentes. Então, na hora de escolher qual você prefere, é importante levar em consideração essas diferenças nos resultados, de acordo com o seu objetivo.

O treino da calistenia é baseado em exercícios funcionais. Ou seja, fazemos movimentos do nosso dia a dia, podendo diversificar muito, tanto nas repetições, quanto nos exercícios e ângulos utilizados.

Já na musculação tradicional, você faz exercícios com pesos e cargas, de maneira progressiva.

Esses exercícios acabam tendo menos repetições, fazendo com que haja um maior crescimento muscular.

Então, a diferença nos resultados é bem evidente:

  • Calistenia: você tem como resultado um corpo mais magro, tonificado e definido. Adquirindo também equilíbrio e resistência;
  • Academia: com um processo de hipertrofia intenso, há um maior crescimento muscular e o resultado é um maior ganho de massa muscular.

Agora você já sabe o resultado dos dois tipos de treino e deve se perguntar, qual deles você deseja? Qual é mais relevante para você?

O seu objetivo é ter um corpo musculoso ou emagrecer e sentir um impacto maior no seu corpo em geral?

Além disso, é importante pensar qual treino você prefere. Ou seja, qual é aquele treino que faz você se sentir melhor e te motiva a se exercitar?

Pois, de nada adianta escolher academia, se isso não te motiva, que os resultados não virão, e vice-versa.

É muito importante você gostar do treino para se sentir bem, e ter a motivação necessária para seguir firme no treino.

Portanto, pense bem na hora de decidir qual é o melhor treino para você. Caso ainda esteja com muitas dúvidas, que tal consultar um profissional?

Conclusão

calistenia-vs.-academiaEntão, agora você já sabe tudo sobre a calistenia e os exercícios de musculação na academia. E ai, para você, entre calistenia vs. academia, quem ganha?

Se você continua em dúvida, nada impede que você procure um profissional para lhe ajudar a montar o treino ideal para você.

Mas, lembre que a calistenia é ideal para quem busca uma maior consciência corporal, e um corpo magro e definido.

Já se você deseja um corpo musculoso, e deseja ver esses resultados de maneira rápida, a musculação tradicional é o ideal para você.

Portanto, se você tem ainda alguma dúvida sobre esses treinos, deixe aqui nos comentários.

 

 

Fernando Sardinha
Escrito por Fernando Sardinha