esportes para definir o corpo

Quem deseja alcançar a definição muscular, sabe que a musculação é um prática super necessária. Mas você sabia que existem esportes para definir o corpo que vão além da musculação?!

Pois acreditem, eles existem sim. E se praticados em conjunto com a musculação, os esportes para definição corporal podem potencializar os resultados dos treinos. Sem contar que eles também auxiliam no controle da respiração, e até melhoram a circulação sanguínea.

E para lhe ajudar a otimizar seus treinos e alcançar a hipertrofia rapidamente, elaboramos nesse post uma lista com os 10 melhores esportes para definir o corpo. Confira!

 

Esportes Para Definir O Corpo: 

1. Natação

A natação é uma excelente alternativa para quem deseja potencializar resultados. Isso porque, ela consegue trabalhar os músculos da cabeça aos pés, de forma conjunta.

Além disso, esse esporte também ajuda no controle da respiração e cardíaco. E isso faz toda a diferença nos exercícios praticados na academia.

Um dos principais benefícios desse esporte é o baixo impacto nas articulações, uma vez que ele é feito dentro da água. Inclusive, isso pode ajudar e muito na recuperação muscular, evitando lesões.

2.   Crossfit

O Crossfit se tornou uma verdadeira moda entre as pessoas que buscam uma vida mais saudável, e a definição corporal. E não é à toa!

esportes para definir o corpo

Os exercícios diferenciados conseguem trabalhar força, agilidade, coordenação motora, respiração, e vários outros aspectos importantes para a musculação.

Mas, é preciso uma atenção especial nesse caso. Isso porque ele faz parte dos esportes de alta intensidade, ou seja, ele requer uma exigência corporal muito alta. O ideal, inclusive, é falar com o seu treinador antes de incluir esse esporte na lista.

3.   Muay Thai

O Muay Thai é uma arte marcial tailandesa que ganhou muita popularidade no Brasil e vem conquistando cada vez mais adeptos nos últimos anos.

Esse esporte para definir o corpo consegue aumentar drasticamente a queima de gordura. Inclusive, muitos atletas optam por praticar ele em paralelo para auxiliar no emagrecimento.

Além disso, ele trabalha e muito tanto os membros inferiores como os superiores, sendo um excelente aliado do condicionamento físico. Sem contar que ao mesmo tempo que você está potencializando os seus resultados, também vai estar aprendendo uma maneira de se defender.

Mas aqui vale à mesma dica que a modalidade anterior. Fale com o seu treinador antes, pois o Muay Thai também tem um nível de exigência do corpo alto. se você não criar um cronograma adequado, pode acabar se lesionando ou tendo uma fratura, o que vai prejudicar todo o seu desempenho.

4.   Tênis

Sim, o tênis também é um dos esportes para definir o corpo. Apesar de parecer um esporte para pessoas mais velhas, na verdade, ele tem um nível de exigência corporal e muscular bem alto.

Ele consegue trabalhar vários grupos musculares ao mesmo tempo. Sem contar que você precisa ter um raciocínio muito rápido, e uma precisão elevada para manter a bola sempre de um lado para o outro, dentro das limitações do campo.

Esse esporte também trabalha a agilidade e o equilíbrio. Ou seja, é um verdadeiro coringa para quem deseja potencializar resultados.

5.   Remo

O remo é um tipo de esporte ideal para quem deseja trabalhar os grupos musculares de todo o corpo. Assim como a musculação, ele consegue trabalhar os músculos de todo o corpo de forma simultânea.

Ele também pode ser muito benéfico para o controle respiratório. Mas, uma das principais vantagens dessa modalidade é o contato com a natureza que pode ajudar no bem-estar mental. Lembre-se, os treinos não focam apenas no corpo, mas também na mente.

6.   Ciclismo

O ciclismo consegue dar um foco inacreditável nos músculos inferiores. Inclusive, esse é um dos esportes para definir o corpo indicado para atletas que não gostam muito de exercícios para membros inferiores na academia.

esportes para definir o corpo

Andar de bicicleta com toda a certeza dará mais força e definição para as pernas. E o bom é que esse esporte também tem foco na parte funcional, sendo um grande aliado na prevenção de lesões.

7.   Corrida

Provavelmente esse é o esporte mais barato que você poderá praticar. Afinal, você não precisa nada mais que um tênis e ruas para pratica-lo.

A corrida é sem sombra de dúvidas uma das maiores aliadas de quem busca definição. Isso porque, ela consegue trabalhar não só o fortalecimento dos músculos inferiores, como melhora o controle cardíaco e respiratório.

E ela também pode agregar muito ao bem-estar mental. Percorrer distâncias longas correndo ter ajudará a diminuir os níveis de estresse, e renovar as energias para lidar com a correria do dia a dia.

8.   Boxe

Considerada uma das lutas mais tradicionais, o Boxe também é um dos esportes para definir o corpo. Ele ajuda, principalmente, na melhora do condicionamento físico.

Além disso, assim como outras lutas ele trabalha a agilidade, coordenação motora, controle da respiração e controle cardíaco. Sem contar que ele pode auxiliar diretamente no desenvolvimento da disciplina.

E o bacana é que atletas de diferentes níveis de peso conseguem praticar esse esporte.

9.   MMA

O MMA se tornou uma verdadeira febre no Brasil. Isso porque, muitos brasileiros ganharam os holofotes internacionais graças a esse esporte.

Assim como outras lutas, ele também pode potencializar e muito os resultados. Trabalhando diretamente a força e o condicionamento físico, ele é ideal para quem busca resultados rápidos.

Mas, é preciso muito cuidado quando o assunto é alinhar lutas a musculação. Qualquer soco recebido de maneira errada, pode gerar lesões graves ou até mesmo fraturas. Por conta disso é fundamental buscar orientação profissional antes de começar a praticar qualquer modalidade de luta.

10. Futebol

Sim, a paixão brasileira também é uma das maneiras de melhorar a definição do corpo. Uma simples partida de futebol pode trazer uma série de benefícios para o corpo.

Além de dobrar o trabalho nos membros inferiores, esse esporte também desenvolve o controle cardíaco e respiratório. Ele também pode ser muito benéfico para o desenvolvimento motor.

Contudo, é necessária atenção redobrada. Isso porque esse é um esporte de alto impacto, logo, o atleta não pode forçar muito ou poderá ter problemas com lesões e fraturas.

Agora que você já sabe quais são os esportes para definir o corpo, não  deixe de incluir eles na sua rotina. Com toda a certeza eles vão ajudar a potencializar os seus resultados e, ainda melhorar o seu bem-estar.

 

 

 

 

 

Fernando Sardinha
Escrito por Fernando Sardinha