Quem frequenta a academia sabe que não há nada mais frustrante do que sofrer uma lesão muscular em meio a bateria de treinos. Se você vai à academia com frequência e quer ter a certeza de que não vai se machucar e com isso prejudicar seus resultados nos treinos, continue lendo esse artigo e saiba como não se lesionar na academia.

Isso mesmo! Diferentemente do que muita gente pensa, ficar livre de lesões e machucados durante a malhação não é dificil. Basta adotar alguns cuidados básicos, para impedir que uma simples lesão comprometa o seu desempenho nos treinamentos.

E nesse post você vai conferir quais são os tipos de lesões que mais ocorrem, bem como os cuidados e prevenções necessários que você deve adotar para não se lesionar na academia.

Confira!

Lesões mais comuns na academia

Além da dor insuportável, uma lesão também pode deixar você de sem poder ir à academia por vários dias. Conheça abaixo algumas das lesões mais comuns na academia e saiba como ficar longe desse prejuízo:

  • Lombalgia

Mais conhecida como dor nas costas, essa lesão é causada por excesso de peso ou má postura.

  • Contratura muscular

A Contratura muscular geralmente acontece quando um músculo se rompe e não consegue voltar ao estado normal devido a exposição a uma carga de força excessiva.

  • Distensão muscular

O estiramento excessivo ou contração muscular rápida pode causar o rompimento de uma ou várias fibras, promovendo a chamada Distensão Muscular.

  • Tendinite

A Tendinite ocorre normalmente por movimentos repetitivos, que acabam gerando a inflamação dessa região do corpo e muitas vezes causa dores fortes.

  • Ruptura do tendão

A Ruptura do tendão pode acontecer em movimentos muito bruscos ou carga excessiva, e pode se agravar se o indivíduo já tiver tendinite.

  • Hérnia de disco e Pubalgia

A Hérnia de disco é causada por excesso de peso ou má postura e afeta a coluna vertebral. Já a Pubalgia é uma lesão que causa dor na região do púbis e é provocada por inflações resultantes de exercícios muito intensos.

  • Bursite

Inflamação que afeta ombros, cotovelos e joelhos, a Bursite é causada por movimentos repetitivos e excesso de pressão.

  • Entorse

Causados por exercícios errados ou quedas, acontece quando ligamentos sofrem uma torção de forma rápida e inesperada.

Como não se lesionar na academia

Seja por causa de uma queda, um tropeço, a falta de atenção, exagero nas repetições ou sobrepeso, a verdade é que a todo momento, você fica exposto a acidentes que podem resultar em lesões musculares e que podem afastar você do treino por alguns dias.

como não se lesionar na academia

Para que isso não aconteça, é preciso que adote alguns hábitos e cuidados preventivos básicos. Veja abaixo alguns deles e aprenda como não se lesionar na academia:

Faça aquecimento sempre

Antes de iniciar os exercícios é necessário sempre preparar os músculos, pois se você pula essa parte além de sentir mais dificuldade em realizar os treinos, você terá mais probabilidade de se lesionar.

O aquecimento dos músculos antes do treino pode ser feito de diferentes maneiras, como por meio de exercícios aeróbicos, como esteira ou bicicleta, o ideal é perguntar ao seu personal trainer ou instrutor na academia.

Não se alongue demais antes do treino

Muitos ainda defendem a ideia de que o alongamento depois do treino é o mais indicado, mas para quem ainda prefere o alongamento pré-treino preste atenção aos exageros, pois nesse caso você pode comprometer seu desempenho. Além de resultar em lesões, portanto prefira as repetições curtas.

Hidrate-se antes, durante e após o seu treino

Os músculos são compostos por 80% de água. Então se você não fizer uma hidratação correta, pode não ter o rendimento adequado e até mesmo sofrer com desidratação.

Por isso, se quer saber como não se lesionar na academia, uma boa dica é beber sempre muita água, antes e depois de cada treino, e tenha uma garrafa ou copo em mãos durante cada treino e vá tomando.

Não exagere no peso e nem nas repetições

É importante conhecer e respeitar o seu limite individual. Cada pessoa tem uma carga adequada para seu treino e exceder a ela pode levar a uma lesão muscular grave.

Habitualmente ouvimos falar em “no pain, no gain”, mas a realidade é que uma carga acima do indicado e uma postura incorreta pode acabar muito mal.

A ansiedade por ganhar músculos pode ser muito grande e gerar o impulso por colocar peso demais em cada exercício, mas é importante lembrar que essa adaptação demora e o peso deve ser aumentado gradativamente.

Além disso, não tem como não se lesionar na academia sem tentar manter uma série de repetições razoável. Esse cuidado é muito importante e deve ser levado em consideração.

Procure a orientação de um profissional

Criar seu próprio treino ou copiar treino de outras pessoas pode não ser o mais indicado, ter o acompanhamento de um profissional até que o treino se torne habitual é a nossa dica, pois um movimento incorreto ou a má postura pode acarretar em lesões e comprometer sua saúde, além disso, você pode não atingir os resultados esperados.

Tenha atenção quando estiver na esteira

Corre ou caminha na esteira pode parecer o momento mais relaxante na academia, pois não requer muito foco. É possível ouvir música, ler livros, ver TV e conversar com colegas, mas é importante ficar atento aos movimentos.

Se você não tiver o mínimo de atenção pode ser que se desequilibre e, com isso, acabe sofrendo alguma lesão.

Preste atenção aos outros na academia

A ideia aqui não é copiar o treino ou imitar algum movimento, mas sim delimitar espaços e evitar acidentes. Ao caminhar pela academia fique atento para não esbarrar em outras pessoas se exercitando.

Evite ficar muito próximo, pois não dá para prever o espaço necessário para outras pessoas se exercitarem, e ao trocar de aparelho ou guardar halteres e pesos evite enviar mensagens ao celular para não tropeçar em alguém.

Agora que você viu todas as dicas para se prevenir já sabe como não se lesionar na academia aproveite seus treinos e alcance o corpo que você sempre sonhou.

Escrito por Klayse