Se você deseja perder peso e alcançar um corpo definido, precisa saber o que são termogênicos. Esse tipo de componente pode acelerar o processo de eliminação de gordura, e ainda otimizar o funcionamento do seu metabolismo.

E o que muita gente não sabe é que existem vários alimentos que são considerados termogênicos naturais. Por isso, nesse post vamos explicar mais a fundo o que eles são, como tomar, e quais os cuidados que você precisa tomar.

Mas Afinal De Contas, O Que São Termogênicos?

Os termogênicos são substâncias que auxiliam diretamente no emagrecimento. Isso porque, eles promovem a termogênese (aumento da temperatura corporal), fazendo com que o gasto calórico seja muito maior, uma vez que ele tenta manter a temperatura corporal controlada. 

o que são termogênicos

O que muita gente não sabe é que existem vários alimentos termogênicos, além dos suplementos naturais e sintéticos. Eles geralmente são utilizados por pessoas que desejam eliminar a gordura com mais rapidez, e também promover o ganho de massa muscular.

Como Tomar Termogênicos?

Além da dúvida sobre o que são termogênicos, muitas pessoas também não sabem como eles devem ser consumidos. No caso dos suplementos e medicamentos que promovem esse tipo de ação, o ideal é sempre seguir o que está descrito na bula, ou as orientações de um profissional da área de saúde.

Por sua vez, no caso dos alimentos termogênicos, eles devem ser indicados por um nutricionista. É esse profissional que irá avaliar as características do seu corpo e suas necessidades, e, assim, indicar como você deve implementar esses itens no seu cardápio.

De maneira geral, os termogênicos devem ser consumidos de 15 a 60 minutos antes do início de prática de exercícios físicos, e de maneira intermitente. Isso quer dizer que você deve deixar algumas semanas de pausa depois de certo tempo de uso.

Esse período de pausa é necessário para evitar a sobrecarga do organismo.

Em relação a dosagem, apenas um profissional poderá indicar a quantidade ideal para as suas metas.

Veja Os Cuidados Na Hora De Usar Termogênicos

Quando o assunto é ingestão de termogênicos, é muito importante tomar alguns cuidados básicos. É por meio deles que você irá garantir que essas substâncias gerem apenas resultados positivos, fazendo com que você emagreça rapidamente e assim alcance o corpo desejado.

Tome Apenas A Quantidade Indicada Pelo Seu Médico/Nutricionista

O primeiro cuidado é sempre seguir a dosagem recomendada pelo seu especialista. Pessoas que ingerem esse tipo de substância em excesso acabam se queixando de vários efeitos colaterais, tais como: dores de cabeça, insônia, ânsia, vômito e até mesmo confusão mental.

Isso acontece justamente porque o organismo não está conseguindo lidar com a quantidade elevada de termogênicos. Então, sempre tome apenas a dosagem indicada.

No Caso De Suplementos, Compre Apenas Em Locais De Confiança

Mais uma das dicas importantes para quem vai começar a fazer suplementação com termogênicos é sempre comprar os produtos de locais de confiança, e apenas aqueles aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Atualmente, existem muitas pessoas mal intencionadas tentando vender falsificações por preços bem menores do que os praticados no mercado. Além disso, existem marcas que prometem um emagrecimento ultrarrápido, mas que suas formulas contém substâncias perigosas que não são legalizadas no Brasil.

E tudo isso pode colocar a sua vida em risco, tendo em vista que você não sabe como esses componentes irão agir no seu corpo. Por isso, sempre procure comprar apenas produtos que possuem certificação, e sempre de lojas especializadas e de confiança.

Cuidado Com As Combinações

Esse é um erro que muita gente comete sem nem perceber. O médico receitou um suplemento termogênico em específico, e a pessoa começou a tomar exatamente como o especialista prescreveu.

Contudo, ao mesmo tempo ela consome quantidades gigantescas de alimentos e bebidas termogênicas, como é o caso do café e do chá verde. Com isso, o corpo acaba ficando sobrecarregado da mesma maneira, e a pessoa passa a sentir os efeitos colaterais causados pelo excesso.

Sempre Alinhe O Consumo De Termogênicos Com Outros Hábitos Saudáveis

De nada adianta tomar termogênicos se você continuar a ter uma alimentação ruim e não praticar atividades físicas. Se você realmente deseja emagrecer com saúde e assim aumentar a sua qualidade de vida, é essencial alinhar o consumo dessas substâncias com outros hábitos saudáveis.

Passe a comer alimentos mais saudáveis e naturais, como verduras, frutas e vegetais. Além disso, inclua pelo menos 30 minutos de atividades físicas em 5 dias da sua semana.

Você verá como essas pequenas mudanças de hábito farão toda a diferença. Você irá emagrecer rapidamente, alcançando assim o corpo definido dos sonhos.

Efeitos Colaterais Dos Termogênicos

o que são termogênicos

Além de saber o que são termogênicos, bem como de que maneira eles agem no seu corpo, é necessário saber quais são os efeitos colaterais deles. Como qualquer outra substância, eles podem trazer reações adversas no metabolismo, principalmente se consumidos em excesso.

Geralmente o risco de passar pelos efeitos colaterais é maior em pessoas que são sensíveis a esse tipo de substância, ou que tomam ela de maneira incorreta. Uma coisa importante a ser ressaltada é que não são todas as pessoas que podem tomar termogênicos.

Esse tipo de substância é contraindicada para menores de 18 anos de idade, crianças, gestantes, lactantes, pessoas com doenças crônicas e idosos.  Para todos esses grupos, os efeitos colaterais podem ser ainda maiores.

Entre as reações adversas mais comuns estão:

  • Aumento da pressão arterial;
  • Taquicardia e arritmias cardíacas;
  • Insônia e outros problemas para dormir;
  • vasoespasmo coronariano e infarto do miocárdio;
  • sensação de calor excessivo;
  • problemas gástricos;
  • intoxicação;
  • dores de cabeça, tonturas, náuseas e vômitos;
  • ansiedade e inquietação;
  • síndrome do pânico;
  • falta de concentração.

Ao sentir qualquer um desses sintomas de incluir os termogênicos na sua rotina, suspenda o uso deles e procure um médico imediatamente.

Conclusão

Agora que você sabe o que são termogênicos, não deixe de procurar um nutricionista. Ele poderá te dar todas as orientações necessárias sobre como incluir esse tipo de item no seu cardápio, incluindo os alimentos que possuem ação termogênica.

Fernando Sardinha
Escrito por Fernando Sardinha