Em qualquer época da sua vida, sua prioridade deve ser a saúde, física e mental. Portanto, coloque no topo da sua lista, pelo menos, 20 minutos para realizar algum exercício físico, e sendo treino ao ar livre melhor ainda.

O sedentarismo não nos traz nenhum tipo de benefício, por isso, mantenha sua resistência física em alta e, consequentemente, sua saúde mental em dia. 

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Sabemos que no atual momento que o mundo está sofrendo com a COVID19 não é possível frequentar academias, mas não por isso você deve ficar parado em casa, deitado assistindo Netflix. Não!

Se você morar em condomínio é até melhor. Nesses casos, você pode descer no estacionamento mesmo e andar um pouco, realizar alguns exercícios físicos, e como outros podem ter a mesma ideia, você vai conseguir fazer algum tipo de comunicação e amizade social. 

É importante deixar claro que sempre incentivaremos a procurar por profissionais da área de saúde para um devido acompanhamento personalizado. É bom realizar alguns exames antes de montar o seu treino ao ar livre para verificar se tudo na sua saúde está indo do jeito que deveria, e se os seus exercícios podem ser feitos com tranquilidade.

Claro…tomando todos os cuidados possíveis: máscara sempre no rosto e mãos devidamente limpas (seja com água e sabão ou álcool 70). A verdade é que não podemos ficar inteiramente presos, podemos andar por alguns minutos na parte de lazer do condomínio, ou até mesmo na avenida da rua – sempre de máscara. 

Não estamos incentivando a quebra do isolamento social recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), e sim propondo uma atividade rápida, com os devidos cuidados e a fim de preservar nossa saúde mental e física. 

O problema não é ficar isolado em nossas casas, e sim, nos entregarmos ao sedentarismo e desenvolver doenças durante o período de quarentena. 

Dito isso e reforçada a ideia de que a quarentena deve ser respeitada, vejamos alguns exercícios que podem ser feitos ao ar livre. Ah! Você pode guardar algumas dicas para quando a quarentena acabar também. 

Vamos lá ver os benefícios do treino ao ar livre

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Treino ao ar livre – Benefícios para a sua Saúde

O contato com o ambiente 

Estar em contato com a natureza é algo magnífico, afinal, é o nosso lar, afinal, o ambiente é a nossa casa e precisamos trata-la com respeito e amor. Para quem mora em cidade grande, um dos feitos mais raros é respirar ar puro…de verdade, o ar pode ser muito poluído, principalmente em capitais, e isso afeta as nossas casas.

O lugar que é preservado é a área ambiental. Por isso, prefira correr, andar, pedalar, enfim, se exercitar em lugares que tenham muito verde ao redor. Além de um contato próximo com a natureza, você vai conseguir aproveitar o ar puro que vem das árvores. 

Ao longo de seus exercícios, você pode encontrar algumas pessoas no caminho, ser cordial com elas e criar um vínculo social. Além de se exercitar, você vai manter uma relação social com outras pessoas. Só benefícios! 

Exposição ao sol = vitamina D

Outra vantagem fazer o treino ao ar livre, se for pela manhã ou tarde, é o encontro com o sol. O sol, além de outras vitaminas, nos proporciona a vitamina D, que é de extrema importância para o nosso equilíbrio corporal, além de prevenir algumas doenças consideradas autoimunes. 

Lembre-se de sair com um boné ou chapéu, pois no caso de ser um sol muito forte, você pode chegar em casa extremamente vermelho e ficar assado posteriormente. 

Diminuir o estresse e a ansiedade

Sei que é muito comum se sentir estressado algumas vezes ao dia. Por exemplo, para algumas pessoas o simples fato de ser segunda-feira já é motivo para se estressar, ou ainda, ter que acordar cedo. 

O fato é que o estresse é um sentimento normal e, por isso, quando o excesso aparece, nós precisamos ficar atentos e tomar alguma providência. Uma das atitudes que podemos tomar é a realização de exercícios físicos, pois com o desgaste físico, nossa mente vai se ocupar com outras coisas que não sejam o estresse e a ansiedade. 

Falando em ansiedade, para controlar esse outro sentimento, você pode organizar e determinar quais dias você vai se exercitar e quais serão os dias de repouso. Dessa forma, você planeja os seus exercícios, cria um objetivo e vive o presente com o futuro somente planejado, nada de exorbitante – o que costuma prejudicar os ansiosos de plantão. 

O próprio cenário natural pode beneficiar quando o assunto é reduzir o estresse. Estar diante de um ambiente repleto de joias naturais e belezas escondidas é, sem dúvida, um presente que devemos aproveitar! 

Treino funcional 

Esse tipo de exercício deve ser feito mediante presença de um profissional que saiba exatamente os impactos de cada atividade. Como em um treino funcional as coisas são mais rápidas e intensas, você deve procurar uma pessoa que já esteja acostumada e trabalhe com isso, pois ele já sabe como você deve se preparar! 

Esse treino funcional envolve muitas coisas, cordas, corridas, pulos etc. e você pode realizar o treino em grupo, bem como de forma individual. Nessa quarentena, sempre prefira as modalidades individuais, inclusive para qualquer tipo de atividade. 

Dança 

Sim, dança! É importante que o seu corpo esteja em movimento e você se divirta. Estar ao ar livre e dançar pode ser uma boa ferramenta para diminuir a sua timidez (se você tiver) e incentivar outras pessoas a dançarem também. 

Separe sua caixinha de som, faça o download de algumas músicas bem alegres ou no seu próprio celular e se divirta! O que importa mesmo é que você mantenha o seu corpo em atividade. 

Esperamos ter ajudado e se cuide!

Fernando Sardinha
Escrito por Fernando Sardinha