o que é gordura corporal

Atualmente existem várias formas de emagrecer. Mas, algo que esses métodos tem em comum é que eles focam quase sempre na gordura corporal. E um dos fatores que acaba comprometendo essas técnicas de emagrecimento é que muitas pessoas não sabem o que é gordura corporal.

Um erro muito comum quando se está em busca da perda de peso é achar que toda a gordura presente no corpo é ruim. E é justamente isso que acaba fazendo com que muita gente acabe ingressando em dietas agressivas que comprometem a saúde.

Por isso, nesse artigo, vamos mostrar o que é gordura corporal, seus tipos e como se livrar das gorduras que são nocivas para o seu organismo. Confira!

Mas afinal, o que é gordura corporal?

A gordura corporal é algo que está presente no corpo de qualquer pessoa. E é muito comum que ela seja associada a vários problemas, desde o excesso de peso, até doenças como hipertensão e obesidade.

gordura-corporal

No entanto, o que muita gente não sabe é que essa gordura é dividida em vários tipos. E nem todos eles são prejudiciais para o nosso organismo. Pelo contrário, algumas delas ajudam diretamente no funcionamento de várias funções.

Veja abaixo quais os tipos de gordura:

Gordura Essencial

Essa é a gordura que fica em torno dos órgãos, medula óssea, músculos e sistema nervosos central e que é encontrada em pequenas quantidades. Basicamente ela serve como um amortecedor natural do corpo.

Gordura Branca

Essa sim é a gordura corporal prejudicial que nós queremos longe do nosso corpo. Ela nada mais é do que um mecanismo de armazenamento de calorias.

E essa gordura branca é prejudicial por dois fatores. Ela pode aumentar de volume e uma vez que as células de gordura branca se formam, elas simplesmente não desaparecem.

Em excesso, esse tipo de gordura corporal pode desencadear a obesidade, bem como problemas de circulação sanguínea.

Gordura Marrom

Esse é mais um tipo de gordura benéfica para o corpo. Isso porque, pesquisas apontam que a gordura marrom ajuda na queima da gordura branca, uma vez que ela tem como função gerar calor.

E por que ela ajuda na perda de peso?

Uma vez que a gordura marrom começa a gerar calor no seu corpo, o organismo passa a queimar calorias, fazendo com que a perda de peso ocorra com mais facilidade.

Um fato curioso sobre esse tipo de gordura é que você também pode gastar mais calorias se expondo a temperaturas baixas, justamente pelo fato da gordura marrom usar a branca para manter o corpo aquecido.

Gordura Visceral

A gordura visceral também é prejudicial para o seu corpo. É ela que pode desencadear uma série de doenças graves.

Também chamada de gordura intra-abdominal, ela se acumula em diferentes órgãos, mas principalmente naqueles próximos a barriga, como fígado, intestino e estômago. Além disso, também pode se acumular no coração.

Com esse acúmulo, os órgãos acabam tendo dificuldades de funcionar corretamente. E com isso as chances de doenças como diabetes, colesterol alto e hipertensão aumentam.

Gordura do tipo Subcutânea

Essa sem sombra de dúvidas é a gordura que mais afeta a parte estética do corpo. A gordura subcutânea é aquele que nos faz parecer mais rechonchudos e que provoca os temidos pneuzinhos.

Geralmente ela surge na região do abdômen, principalmente na barriga. Mas, ela também pode acabar se acumulando nos quadris e nas coxas.

Um fato curioso é que essa gordura tem relação direta com o sedentarismo e com hábitos de vida não saudáveis. Além disso, tanto ela como a visceral são provenientes da gordura branca.

Dicas para eliminar as gorduras que prejudicam o seu corpo

gordura-corporal

Como você pôde ver no tópico anterior, saber o que é gordura corporal é essencial, pois nem todas as gorduras presentes em nosso corpo são ruins. Na verdade, algumas delas são indispensáveis para o funcionamento do corpo!

Contudo, as gorduras do tipo branca, visceral e subcutânea, por serem prejudiciais, devem ser eliminadas do seu corpo. E abaixo nós listamos algumas dicas que podem te ajudar a se livrar hoje mesmo delas e garantir mais qualidade de vida. Confira:

Pratique exercícios de média e alta intensidade

Os exercícios de média e alta intensidade são ideais para quem deseja emagrecer. Isso porque eles geram uma grande queima de calorias, o que ajuda a reduzir diretamente as gorduras prejudiciais.

Além disso, estudos apontam que essas atividades conseguem manter o metabolismo queimando mais calorias mesmo depois de horas da realização. Ou seja, mesmo no momento de repouso pós atividade, o seu corpo continuará a trabalhar de forma acelerada.

Por isso, se você deseja saber perder peso e ficar em forma,  também precisa incluir os exercícios de media e alta intensidade em sua rotina de treinos.

Inclua alimentos e bebidas termogênicas na sua alimentação

Mais uma das dicas para quem deseja eliminar a gordura de forma acelerada é incluir alimentos e bebidas termogênicas na sua alimentação. Isso porque, eles irão acelerar a queima de calorias e agir diretamente nas gorduras ruins, principalmente da subcutânea.

Por conta da ação termogênica desses alimentos e bebidas, o seu corpo vai aumentar de temperatura. E como foi dito anteriormente, quando isso acontece a gordura branca passa a ser queimada.

Esse é um mecanismo que o organismo usa para normalizar a temperatura corporal. Com isso, você consegue eliminar o peso em excesso com mais facilidade, e principalmente as gorduras que dificilmente são quebradas.

Evite as frituras

As frituras, além de aumentar a concentração de gorduras ruins, também elevam a quantidade de inflamações que ocorrem no seu corpo. Com isso, você acaba ficando com aquela sensação de inchaço, e é mais fácil ganhar mais peso.

Tome bebidas Detox

As bebidas Detox também são grandes aliadas da perda de gordura corporal ruim. Por meio delas você consegue eliminar tudo aquilo que está prejudicando a queima de gordura do seu corpo, bem como toxinas que estão afetando outras funções do seu corpo.

Alimentação rica em fibras

A alimentação rica em fibras também é excelente. Isso porque, quando você come mais fibras, o seu corpo fica saciado por mais tempo, evitando assim a alimentação compulsiva que gera o ganho de gorduras ruins.

Saber o que é gordura corporal irá te auxiliar diretamente no processo de emagrecimento. É por meio dessa informação, em conjunto com a orientação de um nutricionista, que será colocar as dicas acima em prática e assim alcançar o peso desejado.

Fernando Sardinha
Escrito por Fernando Sardinha