dieta do gengibre funciona

Segundo uma pesquisa da Nielsen Holding, mais da metade dos brasileiros está insatisfeito com o peso e, por isso, sempre esta buscando meios para emagrecer com saúde. E entre as alternativas disponíveis, uma que vem fazendo muito sucesso é a dieta do gengibre. Mas, você sabe como a dieta do gengibre funciona.

O gengibre é uma especiaria bastante popular no Brasil. E se adicionado as bebidas e pratos, ele pode acelerar a perda de peso, pois esse alimento é um termogênico.

Isso quer dizer que ele consegue elevar o gasto energético do corpo e assim acelerar a queima de gordura corporal. Também é necessário ressaltar os valores nutricionais do gengibre que fazem dele excelente para a saúde e bem-estar.

Essa raiz é rica, por exemplo, em magnésio, vitamina B6, cobre e potássio. E todos esses nutrientes e sais minerais estão diretamente ligados a várias funções do corpo.

Continue lendo esse post até o final e descubra tudo sobre a dieta do gengibre e como ela funciona. Confira!

Como a dieta do gengibre funciona?

dieta-do-gengibre

A dieta do gengibre funciona de maneira simples. Basicamente você deverá incluir esse alimento em algumas refeições e bebidas para garantir que a ação termogênica do gengibre atue no seu corpo. Além disso, você deverá incluir também a água de gengibre na sua rotina.

E o motivo é simples. A ação termogênica faz com que a temperatura do seu corpo aumente. Consequentemente, com essa elevação o metabolismo também acelera  para manter tudo sobre controle e com isso queima mais gorduras e calorias.

Segundo algumas pesquisas, o gasto calórico com a implementação correta do gengibre na dieta, pode aumentar em até 10%. Logo isso acaba sendo ideal para quem deseja emagrecer, uma vez que para perder peso você precisa queimar mais calorias do que consome.

Como fazer e consumir a água de  gengibre?

A dieta do gengibre funciona com dois pilares, a inclusão da raiz no cardápio, e o consumo de água de gengibre em uma dieta de até 1.400 calorias diárias. Segundo estudos e casos de pessoas que seguiram esse método a risca, esse método deve perder a perda de até 4 quilos por mês.

A água de gengibre deverá ser uma substituta na sua dieta. Ao invés de tomar sucos, refrigerantes e outras bebidas do gênero, você tomará ela.

Mas, importante, a água de gengibre não deverá substituir totalmente a água normal. Você ainda deve consumir ao menos dois litros de água diariamente.

A água de gengibre tem algumas vantagens bem interessantes. Para começar que ela não possui a mesma quantidade de calorias que outras bebidas.

Além disso, os estudos apontam que o consumo desse líquido consegue elevar a queima de calorias ao longo de 24 horas.

Quando consumir a água de gengibre?

dieta-do-gengibre

Essa bebida pode ser consumida em diferentes momentos do dia. No entanto, o ideal é sempre beber um copo da bebida antes de cada refeição. Dessa forma é possível diminuir o consumo de calorias.

Mas é importante que você mantenha essa rotina de beber a água de gengibre por alguns meses. Um estudo publicado na revista Obesity, revelou que os resultados estão associados justamente a implementação a médio e longo prazo.

A dieta do gengibre funciona para todas as pessoas?

Uma pergunta recorrente entre quem deseja emagrecer é se a dieta do gengibre funciona para todas as pessoas. Em teoria sim, mas acontece que ela não é recomendada para todas.

Isso porque, como esse método acelera o metabolismo, alguns grupos podem acabar tendo sérios efeito colaterais. Por exemplo, essa opção não é indicada para quem sofre de hipertireoidismo, isso porque pode gerar uma grande perda de massa muscular.

Além disso, pessoas cardiopatas, gestantes, crianças, indivíduos com alergias, ulceras ou que sofram de enxaqueca também não devem aderir a essa dieta, uma vez que ela pode gerar efeitos como:

  • Aumento dos batimentos cardíacos;
  • Elevação da pressão arterial;
  • Problemas para dormir;
  • Ansiedade e nervosismo;
  • Redução dos níveis de açúcar no sangue;

Quem também deve evitar a dieta do gengibre são as pessoas que sofrem com distúrbios hemorrágicos, uma vez que a ação termogênica pode favorecer o surgimento de hemorragias.

Como preparar a água de gengibre

Preparar essa bebida é bem simples. Tudo o que você precisa é de meio litro de água gelada, e 5 rodelas (ou duas colheres de sopa) de gengibre ralado.

Misture os dois ingredientes em uma garrafa e deixe a água absorver as propriedades da raiz por algumas horas. Depois tome o líquido ao longo do dia.

Dicas e Cuidados ao fazer a dieta do gengibre funciona

Sim, a dieta do gengibre funciona, contudo, assim como qualquer outro método de emagrecimento é necessário tomar alguns cuidados e colocar algumas dicas em prática.

·         Ingestão máxima

Um dos cuidados que é necessário tomar é de não consumir mais do que o limite recomendado por especialistas. A ingestão máxima desse ingrediente é de meia raiz dia.

·         Alimentação saudável

Como dito anteriormente, para que que a dieta gere resultados, é necessário manter uma alimentação saudável, de preferência que não ultrapasse 1.400 calorias diárias. Se você continuar a ter hábitos como não fazer as refeições na hora certa, ou focar em alimentos processados, industrializados entre outros, você acabará não tendo qualquer resultado.

·         Suspenda a dieta casa sinta sintomas fora do normal

Começou a vomitar, ter muita ânsia ou azia? Então suspenda a dieta e vá a um médico. Você pode estar fazendo o método de maneira incorreta, ou até mesmo consumindo a raiz em excesso.

Por isso o melhor a ser feito é suspender tudo e falar com um especialista.

·         Faça exercícios físicos

Para potencializar ainda mais os resultados da dieta, não deixe de fazer exercícios. Eles irão potencializar ainda mais a queima de gordura, e ainda te deixarão com mais energia e disposição.

Se você deseja emagrecer, saber que a dieta do gengibre funciona é o primeiro passo. Agora, não deixe de procurar um nutricionista antes de começar as mudanças alimentares. O especialista poderá te dar todas as orientações necessárias para começar uma rotina de hábitos saudáveis que te ajudem a emagrecer com qualidade!

Fernando Sardinha
Escrito por Fernando Sardinha