O que significa Bf na musculação

Mas o que significa Bf na musculação? Do inglês “Body fat” que no Brasil podemos entender como o porcentual da gordura corporal.

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O bf é interessante por que é muito mais relevante para a sua aparência do que o peso puro. A perda de peso não é uma perda obrigatória de gordura. E o ganho de peso não é automaticamente ganho de gordura.

  • Se possível, você só quer perder gordura (e sem músculos ou apenas água).
  • Fornece orientação sobre se você deve perder peso ou se acumular.

O Bf “Body fat” na musculação influencia fortemente sua situação hormonal (por exemplo, leptina). É crucial para escolher a melhor dieta para você.

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Como determinar o seu percentual de gordura corporal (Bf)?

Existem vários métodos para determinar o percentual de gordura corporal.

Muitos deles são realizados em instituições de pesquisa médica e, apesar da tecnologia complicada, fornecem resultados bastante imprecisos.

Na prática, precisamos de métodos que todos possam executar em casa e oferecer resultados confiáveis.

O que é um percentual de gordura corporal “normal”? Qual Bf você deve procurar?

Dependendo da idade, um Bf de 15-25% para homens e 25-35% para mulheres é “normal” ou “médio”.

Fisiculturistas ou atletas de resistência geralmente têm como alvo os Bfs abaixo de 10% (homens) e 18% (mulheres). 

A estrutura dos seus músculos sai em grande detalhe. Mesmo que você quase não tenha músculos abdominais, um pacote de seis é geralmente visível.

Aparência boa, atlética e saudável: menos de 15% (homens) / 23% (mulheres)

Na área de fitness, esse é o limite em que algo realmente faz para a sua aparência (+/- 1-2%). A partir desses valores, os músculos acumulados e as formas do seu belo corpo se desenvolvem lentamente.

10-15% (homens) e 18-23% (mulheres) é a área que mais se esforça. Dependendo da preferência pessoal, o valor desejado tende a ir para a extremidade inferior ou superior deste intervalo.

Se você tem muita gordura nas costelas, 15% (homens) / 23% (mulheres) são um bom primeiro alvo. Até lá, também pode ser removido com relativa facilidade.

Excesso de peso leve a médio: 15-25% (homens) e 24-35% (mulheres)

Nas áreas mais baixas, você costuma ficar um pouco “gordinho”. Mas se isso não lhe incomoda esteticamente e você treina muito, ainda está saudável na estrada. No entanto, você está um pouco distante do desempenho máximo em esportes sensíveis ao peso ou de uma saúde ideal.

Na área superior, você tem um excesso de peso claramente visível.

Excesso de peso grave:> 25% (homens) e> 35% (mulheres)

Passar muito tempo nessas áreas do Bf afeta sua saúde. Sua qualidade de vida atual também pode sofrer.

Não é preciso dizer muito sobre a óptica. Você é percebido como “gordo”. O bom dessas áreas do BF na musculação é que você verá resultados muito rapidamente desde que se mantenha ativo.

Como posso diminuir meu Bf?

O que é frequentemente chamado de “perda de peso” significa realmente reduzir o seu próprio Bf na musculação. Na maioria das vezes, a gordura pura deve ser perdida e não apenas o “peso”.

Você também pode reduzir o peso facilmente, perdendo a retenção de água, músculos ou conteúdo intestinal. Mas esse não é o objetivo real. Adivinha o que está acontecendo com a maioria das dietas radicais e curas em jejum? Certo, exatamente isso!

Dietas inteligentes derretem sua gordura e mantem sua massa muscular.

A longo prazo, apenas uma redução na gordura corporal ajuda nas dietas. Isso garante uma melhoria máxima na aparência e traz diversos benefícios à saúde. 

Mesmo que seu objetivo seja um melhor desempenho, trata-se de perder gordura pura.

Drenagem vs. Menor percentual de gordura corporal?

Métodos especiais de drenagem tornam possível a perda temporária de água e fazem com que o percentual de gordura corporal pareça menor do que realmente é.

Os fisiculturistas usam essas estratégias para aparecer da melhor forma possível no palco. Em vários esportes em que um determinado peso é importante, as curas de drenagem também são usadas a curto prazo para “ganhar peso”.

Isso não tem nada a ver com a perda de gordura a longo prazo! Você fica mais leve na balança por um curto período de tempo e o Bf parece ser 1-2% menor do que realmente é.

Aparência diferente, apesar do mesmo Bf?

Nem todo mundo com o mesmo percentual de gordura corporal tem a mesma aparência.

Isto é principalmente devido ao fato de que a massa dos músculos tem uma influência decisiva na aparência.

Com 10% de Bf como homem, você pode parecer atlético e forte ou parecer um “frango”, dependendo dos músculos que você construiu. Com 19% como mulher, você pode parecer uma modelo de fitness ou parecer fraca e mole.

Quanto você pode diminuir o Bf?

O limite para o KFA masculino é de 4-6%. Até os fisiculturistas em forma de concurso poderão avançar mais ou menos nessa área. Lembre-se: Só porque alguém afirma que possui 2% de Bf, isso não precisa ser o caso.

Para as mulheres, o limite deve ser em torno de 10% de gordura corporal.

Esses valores não podem ser alcançados sem esforço extremo e não devem ser tentados apenas por razões de saúde!

O número de suas células adiposas pode aumentar ou diminuir?

A alteração nos seus Bfs para cima ou para baixo é feita principalmente pelo aumento ou redução das células adiposas (adipócitos).

Quando criança e adolescente, o número de células adiposas aumenta de ano para ano (até os 20 anos). Na idade adulta, o número de células adiposas na parte superior do corpo permanece relativamente constante, mesmo com um grande aumento ou diminuição da gordura. 

No entanto, o número de células adiposas na parte inferior do corpo aumenta com o ganho de peso. 

A massa da sua gordura corporal é determinada principalmente pelo volume e número de suas células adiposas. O diâmetro das células de gordura humanas pode aumentar 20 vezes e o volume vários milhares de vezes. 

Fernando Sardinha
Escrito por Fernando Sardinha