Muitas pessoas chegam nas academias buscando por treinos intensos com objetivos como “Ficar Bombando” ou “ter uma barriga um tanquinho”. Contudo, é importante que os atletas tenham em mente que a prática de exercícios físicos não deve ter como foco principal a estética, mas principalmente a saúde.

Existe um senso geral que alinha uma vida ativa com beleza. Mas a verdade é que as atividades físicas são fundamentais para o funcionamento do nosso corpo como um todo.

A prática regular de atividades físicas e treinos em academias ajuda a melhorar uma série de funções do organismo. Além disso, eles também podem ajudar na prevenção e até no combate de várias doenças. Por conta disso que eles devem ser encarados como algo não com foco principal na estética, mas na saúde e qualidade de vida de cada um.

Além do “corpo sarado” os treinos geram vários benefícios para a saúde

Os treinos, principalmente aqueles focados na musculação, não ajudam apenas na definição do corpo. Eles também trazem uma série de benefícios para a saúde, tais como:

·         Ajuda a melhorar a postura

Os treinos de musculação são grandes aliados de quem precisa melhorar a postura. Isso porque eles exigem que você fique em posições especificas, principalmente na hora de usar os equipamentos de musculação.

treinos

Com isso, é possível corrigir diferentes distúrbios de postura, principalmente na coluna. Além disso, ao mesmo tempo que os exercícios corrigem, eles também fortalecem os músculos.

·         Combate o estresse, a ansiedade e a depressão

O estresse, a ansiedade e a depressão são distúrbios que atingem cada vez mais pessoas. O que muita gente não sabe é que os treinos podem ser usados para combater e até mesmo para prevenir esse tipo de problema.

Durante os exercícios físicos, o seu cérebro tende a produzir uma quantidade maior dos hormônios do bem-estar. Por conta disso, logo após executá-los você se sente melhor, mais alegre e até mesmo com mais disposição para enfrentar as demais tarefas do dia a dia.

É justamente por isso que muitos médicos indicam a prática de exercícios físicos para homens que sofrem de estresse, ansiedade ou depressão, como tratamento paralelo. Eles têm um grande potencial para aumentar o bem-estar.

·         Diminui o risco de doenças como osteoporose e artrite

Mais um dos benefícios de fazer treinos regularmente é que eles ajudam a diminuir o risco de doenças como a osteoporose e a artrite. Esses distúrbios geralmente são desencadeados porque o nosso corpo não consegue produzir as substâncias que os ossos e músculos precisam.

E um dos fatores de risco é justamente a falta de exercício. Ao se exercitar, você acaba fortalecendo o seu corpo evitando assim o desenvolvimento desse tipo de doença.

·         Melhora a circulação sanguínea

Os treinos regulares também ajudam a melhorar a circulação sanguínea. Durante os exercícios físicos, o sangue é bombeado com mais velocidade pelas arteriais.

Além disso, as atividades também ajudam a queimar mais gordura. Com essa melhora na circulação sanguínea, os riscos de desenvolvimento de doenças como hipertensão e até mesmo distúrbios cardiovasculares.

·         Reduza o risco de diabetes

Mais um dos benefícios dos treinos de forma é que eles aumentam a quantidade de tecido muscular, o que consequentemente ajuda a diminuir o risco de diabetes. Isso porque os músculos utilizam o açúcar como combustível.

treinos

Logo, você passa a ter níveis menores de açúcar no sangue, diminuindo as chances de desenvolvimento de diabetes do tipo 2. Eles também ajudam a transportar o açúcar entre os órgãos e tecidos, evitando assim que ele se acumule.

·         Ajuda a combater o envelhecimento precoce

Os treinos também ajudam a combater o envelhecimento precoce. Quando você tem uma vida sedentária, ou seja, sem praticar exercícios físicos e ainda se alimentando mal, o seu corpo tende a produzir uma quantidade maior de radicais livres.

Esses agentes nocivos são responsáveis por destruir as células saudáveis do corpo. E com isso ocorre o envelhecimento precoce, que acaba gerando problemas musculares e na pele.

Ao praticar treinos de forma regular, você consegue combater esses agentes nocivos, evitando assim que o seu corpo envelheça precocemente.

·         Tenha mais energia e disposição no seu dia a dia

Outro dos benefícios dos treinos regulares é que você passará a ter mais energia e disposição no seu dia a dia. A maioria das pessoas se sente cansada e sem disposição por conta do excesso de toxinas no corpo, e também por conta dos músculos fracos, que não estão preparados para grandes demandas.

Com a musculação e outros tipos de treinos, você consegue ganhar força e resistência. Dessa forma, passa a ter mais energia e disposição diariamente.

·         Fortaleça o seu coração

Os exercícios físicos também ajudam a fortalecer o coração. E engana-se quem acha que são apenas os aeróbicos, os exercícios de musculação que geram esforços intensos, também melhorar a saúde desse órgão.

Uma pesquisa revelou que atletas que fortalecem os músculos, apresentam melhora na frequência cardíaca e na pressão arterial. Eles passam a não ter tanto esforço para elevar esses dois fatores, o que acaba reduzindo as chances de uma série de doenças cardiovasculares.

·         Fortalece o sistema imunológico

O sistema imunológico também é diretamente beneficiado com os treinos. Através dos exercícios físicos, você consegue fortalece-lo, e ainda eliminar uma série de agentes nocivos que podem prejudicar o funcionamento dele.

Você passa a ficar mais resistente a uma série de doenças comuns, como gripes e viroses. Isso sem contar que o seu corpo consegue se livrar de agentes maléficos com mais facilidade, quando o seu sistema imunológico está fortalecido.

Por conta disso, quando pensar nos treinos, lembre-se que a saúde deve ser o grande foco. Claro que os benefícios estéticos também são excelentes, mas é a qualidade de vida e o bem-estar que devem ser o foco.

Agora que você já sabe todos os benefícios dos treinos regulares, não deixe de procurar um especialista em condicionamento físico. Assim você terá todas as orientações necessárias para poder começar o seu cronograma de forma segura e saudável.

 

 

 

 

Escrito por Klayse