Muitos atletas, mesmo seguindo um cronograma de treinos rigoroso e uma dieta balanceada, ainda ingerem bebidas alcoólicas. Contudo, isso acaba sendo um erro, principalmente para quem busca por uma definição corporal e alta performance. Agora, se você não está 100% convencido disso, continue lendo esse post e descubra os principais motivos para parar de beber.

Confira!

Motivos para parar de beber

Muita gente não sabe, mas a ingestão de bebida alcoólica pode prejudicar e muito a saúde e bem-estar de qualquer pessoa. E deixá-la de lado pode melhorar drasticamente não apenas a sua saúde, mas também o seu desempenho físico em geral.

motivos para parar de beber

Além disso, parando de ingerir bebida alcoólica, você também:

1.    Conquistará uma perca de peso rápida e saudável

A grande maioria das bebidas alcoólicas possui muitas calorias. Além disso, elas aumentam a produção de cortisol no organismo, o que acaba retendo gordura, principalmente na região da cintura.

Ao parar de ingerir esse tipo de substância, você não só estará reduzindo as calorias ingeridas diariamente, mas, também, potencializando o seu organismo, fazendo com que ele queime mais gordura.

2.    Evitará uma série de doenças

O consumo de álcool pode desencadear o desenvolvimento de uma série de doenças, entre elas a Cirrose e Insuficiência Renal. Com isso, não só os resultados dos seus treinos serão prejudicados, mas também a sua saúde e qualidade de vida.

Por isso, um dos motivos para parar de beber é justamente o de diminuir ou mesmo eliminar o risco desses distúrbios virem a ocorrer no futuro.

3.    Melhora a saúde do coração

A ingestão de bebidas, principalmente diariamente, pode afetar diretamente o funcionamento do coração. Isso porque, esse hábito acaba prejudicando diretamente a circulação sanguínea.

motivos para parar de beber

Logo, um dos motivos para parar de beber é o de ter um coração funcional e resistente, o que é importante para quem pratica atividade física regular, especialmente as de alta intensidade.

Sem esse tipo de bebida fazendo parte da sua rotina, você verá como o seu coração funcionará melhor, além do risco de desenvolver doenças cardiovasculares, que serão infinitamente menores.

4.    Ajuda a evitar a flacidez

Sabe porque quem consume muita bebida alcoólica, principalmente cerveja, tende a ter algumas regiões do corpo flácidas, como a barriga? É que o álcool acaba desidratando a pele rapidamente.

Dessa forma, as células dos tecidos subcutâneos não se organizam de forma correta, gerando assim o efeito flácido. Ao parar de ingerir bebidas alcoólicas, você irá manter a sua pele hidratada por mais tempo.

Com isso, será mais fácil eliminar a famosa “barriga de chope” e ainda alcançar a definição mais rapidamente.

5.    Diminua a quantidade de radicais livres do seu corpo

Os radicais livres são agentes que, em excesso, acabam prejudicando o funcionamento de várias funções do organismo. Eles também aumentam as chances de desenvolvimento de uma série de doenças.

Isso ocorre porque eles danificam as células saudáveis do seu corpo. Dessa forma, ele não consegue combater invasores ou células maléficas.

Largando da bebida, você irá diminuir drasticamente a quantidade de radicais livres do seu corpo. Dessa forma, além dele funcionar melhor, você ainda terá menos chances de ter doenças como câncer.

6.    Tenha mais rendimento nos seus treinos

Um dos motivos para parar de beber é que sem a bebida alcoólica agindo no seu corpo, os seus treinos irão render muito mais. Isso porque, sem ela você terá mais energia e disposição para executar os exercícios.

Quando você bebe, o seu organismo fica mais letárgico. O álcool acaba prejudicando uma série de funções, tanto do corpo como do cérebro.

Não é à toa que dependendo da quantidade de álcool ingerido as pessoas passam a ter dificuldades de formular respostas rápidas, de usar o raciocínio lógico, e até mesmo tem seus sentidos afetados.

Logo, se você quer ter os melhores resultados possíveis no seu treino, deixe a bebida alcoólica de lado.

7.    Menos estresse a ansiedade

Muitos homens acreditam que a bebida alcoólica pode ser uma válvula de escape para a o estresse e ansiedade. Isso porque, o seu consumo causa letargia, que pode se apresentar em diferentes níveis, dependendo da quantidade de bebida consumida.

Contudo, apesar desse efeito passageiro, a verdade é que esse tipo bebida só irá piorar o quadro de estresse e ansiedade. Ela aumenta os níveis de cortisol do sangue que é considerado o hormônio do estresse.

Com isso, logo após a letargia passar, você se sentirá ainda pior do que antes de ter ingerido a substância. Não é à toa que as ressecas costumam ser tão ruins.

Então, se você deseja diminuir o estresse e a ansiedade, deixe a bebida de lado.

8.    Dependência

Muitas pessoas começam a ingerir bebidas alcoólicas de vez em quando, ou apenas “socialmente”. Contudo, com o passar do tempo esse consumo se torna mais frequente, ou, ainda, aumenta de quantidade.

motivos para parar de beber

E isso pode se transformar facilmente em dependência. O álcool, assim como outras substâncias, acaba agindo diretamente na função hormonal.

Logo, após de ingerir esse tipo de substância, a pessoa tende a se sentir bem. Mas assim que o efeito passa, os níveis de hormônio do bem-estar caem drasticamente, enquanto o de cortisol fica alto.

E para continuar a se sentir bem, os indivíduos voltam a beber. Esse ciclo vicioso é extremamente prejudicial, não só para o corpo, mas para a autoestima e até mesmo relacionamentos.

Então, um dos motivos para parar de beber é justamente não correr o risco de desenvolver uma dependência. Por mais controlado que você possa ser, sempre existirá essa possibilidade.

9.    Economia

Por mais barata que a cervejinha do final de semana possa parecer, ela representa um custo no seu orçamento mensal. Ao deixar de beber, você estará economizando, e poderá usar o dinheiro economizado em outras coisas que possam te ajudar na jornada em busca de um corpo definido e saudável.

Vale mais à pena, por exemplo, investir o dinheiro economizado em equipamentos que possam ser usados em casa. Dessa maneira, você conseguirá criar um espaço de treinos de qualidade no seu lar, que é ideal para os dias que não puder ir na academia.  

Esses são alguns dos motivos para parar de beber. Se você é um atleta que deseja ter bons resultados rapidamente, e ainda melhorar a sua qualidade de vida, deixe as bebidas alcoólicas de lado e foque no que realmente é mais saudável.  

Quer mais dicas como essas? Então continue acompanhando nossas postagens e se mantenha atualizado!

 

 

 

 

Fernando Sardinha
Escrito por Fernando Sardinha