Quando o assunto é corpo perfeito, não há dúvida quanto à importância de uma alimentação de qualidade aliada à prática de atividades físicas. Mas se todos nós sabemos que para conquistar o corpo dos sonhos é preciso comer bem e treinar de forma regular, por que muitas pessoas não conseguem atingir esse objetivo?

A verdade é que, dentro dos pilares alimentação e atividade física, existem diversos fatores que influenciam os resultados finais de cada pessoa. E não é só isso! Hidratação, qualidade do sono e, até mesmo, saúde mental também são muito importantes.

E é exatamente por isso que muitas pessoas têm dificuldade em conseguir o corpo que querem: é preciso utilizar de estratégias eficientes que aliem diferentes pontos do dia a dia, manter regularidade, disciplina e muita determinação.

Para te ajudar nessa missão, separamos, no post de hoje, dicas que vão te ajudar a entender como ter o corpo perfeito. Confira!

Defina metas e seja realista

O primeiro passo para conquistar um corpo perfeito é entender que a perfeição é relativa e varia de acordo com o gosto de cada pessoa. Por isso, é fundamental que você defina suas metas levando em consideração as suas individualidades.

Qual estilo de corpo você considera ideal? Você busca por definição muscular, hipertrofia ou quer apenas emagrecer? Quer melhorar alguma parte específica do corpo? Como você se sentiria bem com você mesmo?

Saber o corpo que você quer é essencial para que você adote as estratégias corretas de alimentação e treinos, uma vez que cada objetivo requer planos diferentes. Por exemplo, uma pessoa que deseja ganhar massa magra, geralmente, terá que consumir mais calorias do que uma pessoa que deseja emagrecer, utilizar protocolos de treinos diferentes etc.

Outro ponto importante é ser realista e entender que mudanças levam tempo e exigem dedicação. Um corpo perfeito não é construído em uma semana, mas com regularidade e persistência, é possível chegar lá.

Aprenda a comer bem

Como dito, cada meta exige uma estratégia alimentar diferente. As necessidades de macronutrientes (carboidratos, gorduras e proteínas) e, também, a quantidade de calorias necessárias por dia variam de acordo com o seu objetivo.

Porém, de forma geral, corpos saudáveis e esteticamente bonitos são construídos por meio de uma alimentação rica em nutrientes. Vegetais, frutas, bons carboidratos, boas gorduras e, claro, proteínas.

É importante dar prioridade à comida de verdade, evitar industrializados altamente processados e refinados, ricos em açúcares, gorduras artificiais e substâncias químicas utilizadas para conservar, dar cor e acentuar sabores.

Outro ponto fundamental é dividir as refeições de acordo com sua rotina e sua meta. Por exemplo, fazer refeições nos períodos pré e pós-treino é uma maneira de garantir energia para os exercícios e para a recuperação muscular adequada.

Dependendo do seu objetivo e sua necessidade nutricional, o uso de suplementação também pode ser indicado.

Lembre-se, a alimentação é fator chave para conseguir o corpo perfeito e, nessa busca, quantidades, horários, suplementos e outros fatores fazem toda a diferença. Conte com um nutricionista para te ajudar nessa tarefa. Afinal, ele é o único profissional apto a prescrever planos alimentares.

Treine de verdade para ter um corpo perfeito

Por meio da alimentação você fornece ao seu corpo os nutrientes que ele precisa para emagrecer, ganhar massa ou realizar quaisquer outras modificações, mas é treinando que você adquire o formato, o molde e as características que o tornam esteticamente mais bonito.

Independentemente do seu objetivo, treine de verdade e com regularidade. É importante que todos os movimentos sejam feitos de maneira adequada, com a amplitude correta e com a intensidade indicada.

Leia também: Quais são os tipos de exercício físico que combinam com meu perfil?

E não tenha medo de exercícios que trabalham os músculos, mesmo que seu objetivo seja o emagrecimento, esse tipo de atividade física é indicado. Lembre-se: mais músculos, mais gasto calórico! O que determina se você ganhará massa ou emagrecerá é a alimentação, o treino facilitará os dois processos e deixará o seu corpo mais bonito.

Invista em modalidades que você goste para que você tenha prazer em praticar as atividades físicas. As opções são muitas e existem, inclusive, algumas que você pode fazer em casa, combinando movimentos funcionais com exercícios aeróbicos.

O ideal é contar com treinos elaborados por um profissional, assim você garante que todos os grupos musculares estão sendo treinados de forma correta e de acordo com o seu objetivo, sem que prejudique a sua saúde.

Cuide da sua saúde mental

Para que o corpo consiga trabalhar bem, é preciso estar com a mente saudável. Quando estamos nervosos, ansiosos, estressados ou tristes, temos mais dificuldade em realizar as atividades do dia a dia.

E quando o assunto é alimentação e treino, essa dificuldade é ainda maior. Muitas vezes utilizamos a comida como refúgio para os nossos problemas emocionais. Algumas pessoas tendem a comer mais doces, outras tendem a comer mais gordura e ainda existem aquelas que não conseguem se alimentar direito, perdendo muitos nutrientes essenciais para um corpo saudável.

Também ficamos desmotivados a treinar, deixando os treinos por completo ou não treinando com a intensidade correta.

Existem diversas formas de trabalhar a saúde da mente. Eu, por exemplo, cuido da minha na Clínica da Hipnose, onde realizo sessões de hipnose clínica que me ajudam a controlar e mente e estar mais focado nos meus projetos pessoais e profissionais. 

Lembre-se que um corpo perfeito é, também, saudável e que essa saúde anda junto a saúde mental.

Fique atento ao descanso

Um dos erros mais comuns de quem busca pelo corpo perfeito é não dar importância ao descanso. Durante os treinos, o corpo sofre estímulos que afetam as fibras musculares e é durante o descanso que essas fibras serão reparadas, fazendo o músculo crescer.

Então não pense que para treinos a máxima “quanto mais, melhor” é válida. O importante é manter uma frequência que respeite o tempo que seu organismo precisa para se recuperar.

Outro ponto fundamental é dormir bem, é durante o sono que as funções e reações essenciais dos nossos sistemas são realizadas e que as mudanças no corpo serão concretizadas.

Persista

Ter o corpo perfeito pode parecer difícil, mas com as atitudes certas é possível. Com o tempo, você se acostumará com os novos hábitos e passará, inclusive, a ter prazer em cuidar do seu corpo e trabalhar pelo seu objetivo.

Por isso, não desista: cuide da sua alimentação, treine, descanse, mantenha sua mente saudável e persista nessas atitudes. Os resultados podem demorar um pouco, mas com dedicação eles virão.

Agora que você já conhece as nossas dicas sobre como ter o corpo perfeito, não deixe de entrar em contato com a Sardinha Evolution para saber mais sobre como podemos te ajudar a alcançar o seu objetivo.

 

corpo perfeito

 

Fernando Sardinha
Escrito por Fernando Sardinha