benefícios da caminhada

Quando se trata de entrar em forma e garantir mais qualidade de vida, muitos atletas focam em exercícios mais pesados, como a musculação, e acabam esquecendo que atividades mais simples podem agregar muito ao desempenho físico de qualquer pessoa. Boa parte, inclusive, desconhece os benefícios da caminhada.

Além de ser uma grande aliada do emagrecimento, através dessa prática você também pode trabalhar o controle da respiração, e até mesmo combater o estresse. Isso porque, ela ajuda na produção dos hormônios do prazer e bem-estar que influenciam diretamente na qualidade de vida.

Nesse post, você vai conhecer os principais benefícios da caminhada. E a partir disso, poderá entender o porquê não deve deixar essa prática fora do seu cronograma de treinos.

Confira!

Benefícios Da Caminhada:

Reduz O Inchaço Nas Pernas E Tornozelos

Um dos principais benefícios da caminhada é que ela melhora a circulação sanguínea. Com isso os seus músculos conseguem ter uma circulação de sangue maior, diminuindo assim o inchaço.

Inclusive, é muito recomendado finalizar treinos com caminhadas. Principalmente que inclui corrida nos treinamentos. Assim seu corpo tem tempo de desacelerar

Ajuda na prevenção da obesidade e aumenta a perda de peso

Um dos benefícios da caminhada é que através dela você aumenta a velocidade do seu metabolismo. Com isso, ele passa a queimar mais gordura, acelerando o emagrecimento.

benefícios da caminhada

Isso porque mesmo em momentos onde ele não está ativo, seu organismo continua a queimar muitas calorias. Por conta justamente disso, que essa atividade é uma grande aliada da prevenção da obesidade, bem como do emagrecimento de modo geral.

Melhora A Circulação Sanguínea

Uma pesquisa da USP de Ribeirão Preto, mostrou que se você caminha aproximadamente 40 minutos, a pressão arterial fica reduzida por 24 horas após o término do exercício. Isso acontece justamente pelo fato que durante os exercícios os vãos se dilatam e o fluxo de sangue aumenta.

Essa prática também faz com que as válvulas do coração trabalhem de forma mais eficaz, fazendo que o corpo todo receba mais oxigênio e hemoglobina.

Por conta disso, essa atividade é muito indicada para quem sofre de hipertensão. Através dela o paciente consegue ter um controle maior sobre a pressão arterial, sem depender totalmente de medicamentos.

Fortalecimento Dos Músculos Do Corpo

Esse é um dos benefícios da caminhada muito importante para qualquer atleta que está buscando a definição corporal. Essa atividade age diretamente no fortalecimento dos músculos do corpo.

Com ela você consegue promover a construção muscular por muito mais tempo. Isso porque, mesmo depois que você para de caminhar os seus músculos continuam trabalhando.

E uma das vantagens da caminhada é que ela consegue trabalhar diversos grupos musculares ao mesmo tempo. Apesar dos inferiores serem os mais exigidos durante a prática, a parte superior também é atividade. Inclusive ela pode te ajudar a corrigir a postura para treinos em máquinas e com pesos.

Deixa O Cérebro Mais Saudável

A caminhada também gera benefícios para a mente, e não apenas para o corpo. Ao caminhar, você recebe uma série de estímulos, uma vez que vários movimentos e coisas estão acontecendo ao mesmo tempo.

Com isso, você consegue aumentar seus circuitos e reduzir os riscos de problemas de memória e de atenção. Basicamente ela promove uma espécie de efeito antienvelhecimento no seu cérebro.

Ele consegue responder melhor a diferentes estímulos. Sejam eles visuais, táteis, sonoros e olfativos.

Segundo um estudo feito pela Universidade de Pittsburgh, pessoas que caminhavam ao menos 10 km durante a semana tinham 50% menos dos riscos de ter uma diminuição no volume cerebral. Com isso, as chances de desenvolvimento de doenças degenerativas também acabam caindo.

Alivia A Ansiedade, Melhora O Estresse E Combate A Depressão

Sem sombra de dúvidas um dos melhores benefícios da caminhada é em relação a ansiedade, estresse e depressão. Ao caminhar, o seu cérebro estimula diretamente a produção de hormônios que são responsáveis pelo prazer e bem-estar, como a serotonina.

Com isso, você passa a se sentir melhor e com mais disposição. Não é à toa que muitas pessoas falam que uma boa caminhada é revigorante.

O poder dessa atividade é tão grande que muitos especialistas recomendam a realização de caminhadas diárias para quem deseja diminuir os níveis de estresse e ansiedade, ou ainda como tratamento paralelo para a depressão.

Controla A Vontade De Comer

Sem sombra de dúvidas um dos maiores desafios para muitos atletas que desejam emagrecer, é controlar a fome. Muitos homens têm essa dificuldade pois já desenvolveram certo nível de compulsão.

Contudo, um dos benefícios da caminhada é justamente ajudar a controlar a fome. Uma pesquisa feita pela Universidade de Exeter, na Inglaterra, apontou que os voluntários que caminhavam diariamente conseguiam comer pelo menos 100 gramas menos de chocolate por dia. E eles chocólatras, ou sejam pessoas realmente viciadas no produto.

Essa diminuição na compulsão acontece por dois motivos. O primeiro deles é que ao caminhar você diminui a quantidade de cortisol (hormônio do estresse) no seu sangue. E como o estresse está diretamente ligado a vontade de comer, você acaba tendo menos fome.

Além disso, durante a prática os níveis dos hormônios de bem-estar aumentam, provocando a mesma sensação de prazer que alguns alimentos dão. Assim você também não os come.

Com a diminuição dessa compulsão, fica muito mais fácil conseguir seguir uma alimentação saudável. Isso porque você elimina alguns dos fatores que são responsáveis pelas quebras de dieta.

Previne Complicações Cardiovasculares, Como Infartos E Hipertensão

Um dos principais benefícios da caminhada é que ela ajuda a diminuir os riscos de complicações cardiovasculares. Isso acontece justamente pelo fato de que ela ajuda a melhorar a circulação sanguínea, bem como acelera a queima de gordura, evitando que placas se formem nas artérias.

benefícios da caminhada

Dessa forma o seu corpo passa a trabalhar de forma mais eficiente, evitando essas e uma série de outras doenças.

Inclusive, a caminhada é muito indicada para quem já sofre de doenças cardiovasculares, como uma maneira de diminuir o risco de agravamento de quadros.

Agora que você já sabe todos os benefícios da caminhada, não deixe de incluí-la nos seus treinos. Pelo menos meia hora diária dessa atividade física já ajudará e muito no seu rendimento.

Gostou desse post? Então não deixe de nos seguir nas redes sociais para ficar sempre por dentro das novidades.

 

 

 

 

 

Fernando Sardinha
Escrito por Fernando Sardinha