Está malhando bastante e mesmo assim parece que os seus resultados não melhoram? Provavelmente o que esta prejudicando os seus ganhos é o catabolismo. Mas, o q isso significa? O que é catabolizar ou como esse compromete diretamente o seu ganho de massa muscular?
Se você ainda tem dúvidas sobre o assunto. Ou mesmo na faz ideia sobre o que é catabolizar, continue lendo esse post e aproveite para esclarecer suas dúvidas sobre o assunto.
Afinal de contas, o que é catabolizar?
Catabolizar nada mais é do que uma condição onde o seu corpo entra em catabolismo, que é um dos processos que o organismo está constantemente fazendo, assim como o anabolismo. Em teoria, ambos são importantes para o seu copo, pois eles ajudam a manter o controle fisiológico.
No entanto, quando você cataboliza em excesso, acaba prejudicando os seus ganhos. Isso porque, o catabolismo nada mais é do que o processo do seu organismo buscar moléculas de energia para diversas funções e atividades, incluindo a realização de exercícios físicos.
E uma das reservas buscadas é a de glicogênio.
O problema está justamente quando esse processo de busca por energia chega em um muscular. O que isso quer dizer? Basicamente o seu organismo tentou encontrar fontes de energia e não conseguiu, uma vez que o seu corpo está em proteica. Por conta disso, o seu organismo passa a usar os aminoácidos dos músculos como fonte de energia.
Ou seja, os seus músculos, ao invés de estarem crescendo através do anabolismo, estão sendo usados como energia por conta do catabolismo. E quando o processo de queima de massa muscular supera o de ganho, basicamente você acaba malhando, mas perdendo os seus músculos.
O que pode gerar o catabolismo?
Agora que você sabe o que é catabolizar, deve estar se perguntando o que gera esse processo. Em síntese, o catabolismo é um processo que acontece naturalmente pelo corpo. Mas, existem alguns fatores que podem aumentar e muito esse processo, fazendo que ele seja maior que o anabolismo. São elas:
- Não se alimentar corretamente;
- Exagerar nos treinos/não dar tempo do seu corpo descansar;
- Excesso de estresse;
- Vícios como o consumo excessivo de álcool ou o tabagismo.
Se você estiver em desequilíbrio com qualquer um desses fatores, ou outros que também podem catabolizar seu organismo, provavelmente você pode sofrer.
O que fazer para evitar o catabolismo?
Mas afinal de contas, é possível evitar que o catabolismo do seu corpo seja superior ao anabolismo, e assim prejudique o seu processo em busca da hipertrofia? Sim, é possível, basta que você tome alguns cuidados básicos:
Não fique muito tempo sem comer, principalmente antes dos treinos
Além de saber o que é catabolizar, também é importante saber como evitar esse tipo de processo que prejudica a hipertrofia. E uma dica é não ficar muito tempo sem comer, principalmente antes dos treinos. Isso porque, o catabolismo ocorre justamente quando o seu corpo não consegue encontrar fontes de energia como as proteínas.
Logo, quando você se alimenta de forma correta, principalmente antes de executar a atividade física, o seu organismo irá queimar as fontes de energia fornecidas durante a alimentação, sem retirar essa energia dos seus músculos.
O ideal é que você coma no mínimo a cada três horas. Além das refeições principais é necessário fazer lanches entre elas. Além disso, é importante que você coma sempre 30 minutos antes e depois das refeições.
O ideal, inclusive, é que você fale com um nutricionista para que ele possa montar um cardápio adequado, que te permita ter mais energia e potencializar os resultados dos exercícios.
Não treine em excesso e respeito o tempo de descanso do seu corpo
Mais uma das dicas para evitar o catabolismo e potencializar o anabolismo é não treinar em excesso, bem como respeitar o seu tempo de descanso. Com isso, você consegue trabalhar de forma eficiente no crescimento muscular, mas sem correr o risco do organismo queimar músculos.
Além disso, lembre-se que o descanso é uma etapa importante para evitar problemas como lesões e até mesmo fraturas. Afinal de contas, o seu corpo precisa se recuperar das microlesões causadas pelos exercícios, para que só então os seus músculos cresçam e fiquem mais fortes.
Outro ponto importante em relação ao descanso é o sono. Lembra que nós falamos que um dos fatores que gera o catabolismo é o excesso de estresse? Pois saiba que você pode aumentar os níveis de cortisol do seu corpo (hormônio do estresse) quando não dorme direito.
Logo, evite hábitos que possam prejudicar a qualidade do seu sono, como tomar cafeína perto da hora de dormir, ficar mexendo no celular antes de se deitar, ou não ter uma rotina do sono.
Evite Álcool
O álcool também pode gerar o catabolismo e se já sabe o que é catabolizar e deseja evitar esse processo, então essa é uma dica que deve seguir a todo custo. Isso porque ele acaba promovendo a degradação proteica. E com isso, seu corpo vai com certeza procurar energia queimando os seus músculos.
Isso não quer dizer que a cervejinha sagrada do final de semana deve ser cortada. Mas, sim, que você precisa manter a moderação.
Invista em uma dieta equilibrada
Muita gente acha que para ganhar os músculos almejados é necessário apenas ficar muito na academia. E isso é um erro.
Isso porque o que você come interfere diretamente nos seus ganhos. Se você tem uma dieta fraca em proteína, por exemplo, será bem mais fácil do seu corpo entrar em processo de catabolismo.
Por conta disso é importante investir em uma dieta equilibrada, que atenda as suas necessidades específicas e individuais. Por isso não deixe de falar com um nutricionista para que ela possa montar um cardápio realmente adequado para suas demandas.
Além disso, tenha em mente que é muito comum que seja necessária a suplementação, principalmente para quem pratica treinos de alta intensidade. Isso porque, as demandas nutricionais e energéticas do seu corpo acabam sendo bem maiores do que o convencional.
Agora você já sabe como preservar os seus músculos e não sofrer com os efeitos do catabolismo, ou seja, tem todos os truques na sua mão! Não existem mais motivos para sofrer ou comprometer sua massa muscular.
Agora que você sabe o que é catabolizar, não deixe de tomar os devidos cuidados. Evitando esse processo, bem como mantando uma rotina de exercícios e cardápio adequados, você verá como os seus resultados irão melhorar!
Deixar um comentário