Como_Manter_o_Nivel_de_Acucar_no_sangue

Quer saber Como Manter O Nível De Açúcar No Sangue? Esse tipo de controle é muito importante para atletas que buscam hipertrofia, uma vez que o excesso de glicose no corpo acaba gerando o ganho de gordura corporal.

E engana-se quem acha que apenas doces, refrigerantes e produtos industrializados acabam aumentando a taxa de glicemia do organismo. Na verdade, existem vários outros alimentos até mesmo considerados saudáveis que são verdadeiras bombas de açúcar.

Isso porque, eles são ricos em carboidratos de rápida absorção. Logo, acabam promovendo picos de glicemia no organismo.

Mas para te ajudar nesse sentido, separamos nesse post algumas dicas de como manter o nível de açúcar no sangue controlado, evitando assim o ganho de gordura. E a primeira delas é:

Consuma Alimentos Ricos Em Fibras Alimentares

A primeira dica para você manter o nível de açúcar controlado é comer mais alimentos ricos em fibras alimentares. Isso porque, geralmente eles possuem um índice glicêmico mais baixo.

Dessa maneira, eles demoram mais para serem absorvidos para o organismo. e consequentemente a liberação de açúcar acontece de forma mais lenta e gradual, evitando os famosos picos de açúcar.  

Essa ação mais lenta evita as consequências que o desequilíbrio da glicemia no sangue pode causar.

Uma boa opção de refeição nesse sentindo é a banana com aveia. Isso porque, além dessa combinação ser rica em fibras alimentares, ela também ajuda no fortalecimento dos ossos, e até mesmo no controle da saciedade.

Ou seja, você consegue obter uma série de benefícios em uma única refeição.

Sempre Tenha Uma Boa Porcentagem De Proteínas E Gordura Em  Cada Refeição

Mais uma das dicas sobre como manter o nível de açúcar no sangue é garantindo uma boa porcentagem de gordura e proteínas em cada refeição. Isso porque, elas ajudam a evitar o aumento repentino do açúcar no sangue.

Quando você tem uma refeição que é rica em fontes boas de carboidratos, proteínas e gorduras, consegue agregar uma série de benefícios para o seu corpo. Primeiramente que a perda de peso se tornará mais rápida, pelo fato do seu corpo ter menos gordura.

Além disso, outras funções do corpo também são potencializadas. É o caso do sistema digestivo, que passa a funcionar de maneira mais plena.

No caso das refeições intermediarias, ou seja, aquelas feitas entre o café da manhã, almoço e jantar, você pode investir em um mix de frutas e castanhas.

As castanhas são fontes ricas de gorduras boas. Outra alternativa é comer um lanche feito com frango ou peixe desfiado. Ambos são fontes ricas em proteínas.

Como Manter O Nível De Açúcar No Sangue: Foque Nos Alimentos De Baixo Índice Glicêmico

 

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Outra dica para saber como manter o nível de açúcar no sangue é focar em alimentos com baixo índice glicêmico. Para os atletas que não sabem, os carboidratos possuem uma classificação conforme o seu índice glicêmico, que nada mais é do que a velocidade em que eles são absorvidos pelo corpo.

Quanto menor esse índice for melhor. Isso porque dessa forma o corpo vai demorar mais para transformar os carboidratos em açúcar. Com isso, você evita os picos de açúcar no seu corpo.

Esse controle é fundamental, pois as elevações e quedas bruscas de açúcar no sangue podem gerar uma série de consequências, incluindo o desenvolvimento de diabetes.

Geralmente, alimentos ricos em fibras e proteínas tendem a ter um baixo índice glicêmico. Então vale dar um foco maior para eles nas suas refeições.

Coma Mais Alimentos Que Causam Saciedade

Quando o seu corpo tem uma queda brusca de glicose no sangue, você acaba sentindo muita fome. Principalmente de alimentos ricos em açúcar e alto valor calórico.

É por isso que muitos atletas acabam escorrendo na dieta. A vontade de comer doces acaba sendo tão grande que eles não conseguem se controlar.

Para evitar esse tipo de situação que, além de comprometer a sua dieta, vai aumentar a gordura do seu corpo, o ideal é comer alimentos que aumentam a saciedade. Eles vão evitar que o seu organismo chegue em uma situação tão drástica.

Nesse sentindo, o ideal é comer alimentos ricos em proteínas e carboidratos de baixo índice glicêmico. Entre eles podemos citar produtos integrais, carne branca, peixe, ovo, batata doce, grãos, cerais entre outros.

Dessa maneira, além de evitar que o seu corpo tenha quedas bruscas de açúcar, você também vai melhorar o funcionamento de várias funções do organismo, como do intestino.

Como Manter O Nível De Açúcar No Sangue: Tenha Boas Noites De Sono

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Muitos atletas não sabem, mas o sono influência diretamente em uma série de aspectos do corpo. incluindo no controle glicêmico. Dormir bem ajuda a manter o equilíbrio de glicose no sangue.

Isso acontece porque, ao dormir bem você consegue controlar melhor os níveis de cortisol do seu sangue. E eles estão diretamente ligados a sensibilidade a insulina.

A insulina é o hormônio responsável por controlar os níveis de açúcar no seu sangue. Quando ela está funcionado de maneira plena, evita que o seu corpo fique muito tempo com a glicemia alta.

Além disso, ela também evita os picos de açúcar que promovem o ganho de peso e podem desencadear o desenvolvimento de diabetes.

Para ter uma boa noite de sono, é importante manter alguns hábitos saudáveis. Deve-se evitar, por exemplo, tomar ou comer alimentos ricos em cafeína.

Alguns chás também podem te ajudar a relaxar e assim ter uma noite mais tranquila, como é o caso da  camomila e da erva-cidreira. Outra dica para ter uma boa noite de sono é evitar usar o celular, computador ou Tv ao menos 60 minutos antes de deitar.

A luz branca emitida por esses aparelhos tende a prejudicar o processo de sonolência. Ou seja, você acaba demorando mais para pegar no sono, o que prejudica todo o seu ciclo.

Com essas dicas de como manter o nível de açúcar no sangue, será mais fácil evitar o ganho de gordura. Mas lembre-se, além dessas práticas é importante sempre manter o acompanhamento de um profissional em nutrição.

Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Então aproveite para deixa-la nos comentários.

 

 

 

 

Fernando Sardinha
Escrito por Fernando Sardinha