o-que-e-hipertrofiar

Para quem faz exercício físico e ainda não sabe o que é hipertrofiar não sabe o tipo de prejuízo que pode ter na prática de atividade física, já que geralmente é a finalidade de muitos que fazem academia.

Para que você consiga hipertrofia muscular, é preciso tomar alguns cuidados com relação a alimentação e todo um conjunto de condições que são realmente muito importantes e podem trazer o resultado que você espera.

Por isso vou falar mais a fundo sobre o que é hipertrofiar e de que forma você pode atingir esse objetivo de maneira segura, conseguindo obter todos os retornos mais efetivos e de acordo com o que você precisa.

 

O que é hipertrofiar

Hipertrofia é uma palavra que designa o crescimento muscular, fruto de um processo de atividade física. Esse é um processo natural e que para cada pessoa possui regras e possibilidades totalmente diferentes.

Existem fatores hereditários e também de outras ordens que são fundamentais nesse contexto, e por isso você pode contar com essa possibilidade de avanço e até mesmo para acelerar esse processo de forma natural e saudável.

A partir disso você pode programar uma série de exercícios que sejam importantes nesse sentido e que possam principalmente trazer o que você precisa em termos de ganho muscular que é necessário.

o_que_e_hipertrofiar

Como conseguir atingir esse objetivo

A hipertrofia, ou crescimento de massa muscular, é sempre o intuito de muitas pessoas, e para isso você pode contar com algumas ações e práticas que são fundamentais e que podem ser de fato úteis nessa tentativa.

Normalmente algumas práticas na sua rotina podem ajudar e favorecer esse objetivo como por exemplo:

  • Alimentos saudáveis e naturais
  • Prática constante e regular de exercícios físicos
  • Suplementos alimentares

Portanto, sabendo o que é hipertrofiar é também quais são as práticas que ajudam, vou a seguir trazer detalhadamente como cada uma dessas ações são importantes e podem trazer os benefícios que você precisa.

 

Alimentação

A alimentação é certamente um grande diferencial para você conseguir hipertrofiar, mas não se trata de comer muito ou de forma exagerada, mas sabendo quais alimentos podem ser importantes e podem te ajudar também.

Alimentos ricos em proteínas e com menor índice de carboidratos e gorduras são os mais indicados para essa finalidade, pois eles podem ajudar na reconstrução muscular, visto que são feitas microlesões na prática física.

Outros alimentos ricos em fibras também são indicações muito interessantes, e tudo isso serve para que você consiga avaliar possibilidades de obter um tipo de resultado mais de acordo com o que você espera de fato.

 

Exercícios físicos

Não adianta saber o que é hipertrofiar, ter uma alimentação bem equilibrada se você não pratica nenhuma atividade física, e na verdade esse é o item mais importante para que você consiga ganhar massa muscular.

Quando fazemos academia, por exemplo, lesionamos o músculo, e a partir da nossa alimentação existe uma reconstituição, e é nesse momento que você consegue pensar e avaliar formas de o corpo começar o processo de hipertrofia.

Uma prática de atividade física, principalmente quando observada e acompanhada por um profissional que vai indicar quais são os exercícios mais importantes e principalmente quais podem te ajudar nesse sentido.

 

Suplementação

Suplementos alimentares também são muito importantes nesse processo, e geralmente você precisa deles para repor algum nutriente que está em falta na sua alimentação, ou até mesmo aumentar sensivelmente a ingestão de alguns deles.

Para isso é fundamental ter a indicação de um profissional, justamente para que ele consiga avaliar quais são as suas necessidades e então possam avaliar quais os suplementos indicados para a sua situação.

Com esse cuidado você consegue de maneira gradativa a atingir o corpo que você busca, e isso pode ser importante até mesmo para que você consiga pensar e avaliar outras formas de controle e de se alcançar o seu objetivo.

 

Cuidados a se tomar

Mesmo sabendo o que é hipertrofiar e também quais são as sua ações mais importantes, algumas pessoas insistem em não seguir as dicas ideais, e acabam tomando algumas decisões que não são as mais indicadas.

Por isso vou trazer também alguns erros que podem te impedir de ganhar massa muscular, e que podem também ser arriscados demais para a sua saúde.

 

Carga de exercícios

Algumas pessoas acham que quanto mais intenso for o exercício, melhores são os resultados. Acontece que não é a carga ou duração da atividade que define isso, mas o movimento correto e o estímulo muscular que é feito.

Por isso não adianta pegar pesado demais ou ficar o dia todo treinando. É importante ter um acompanhamento profissional para que você consiga forma mais indicadas para essa finalidade.

 

Alimentação inadequada

Ter uma alimentação fora dos padrões, com qualquer tipo de alimento (principalmente industrializados) não indicados para quem busca a hipertrofia, e também por este motivo deve ser evitado a todo o custo.

Assim também comer exageradamente proteínas e fibras podem não fazer bem para o organismo, e por isso não são ações aconselhadas.

 

Suplementos exagerados

O mais arriscados de todos os passos são para aquelas pessoas que geralmente acabam ingerindo altas doses de suplementos ou fazem uso do mesmo sem indicação profissional, o que é um erro grave e não pode ser cometido.

Ter acompanhamento nutricional e o mais importante, para que você tenha a sua necessidade atendida, e possa portanto conseguir a hipertrofia que você quer, sem levar maiores prejuízos para a sua saúde.

Saber o que é hipertrofiar é importante, mas é ainda melhor quando você cuida de todas as condições necessárias para conseguir esse objetivo sem que coloque em risco a sua saúde e também possa preservar sua condição física.

Seguindo essas dicas você pode obter o retorno necessário e principalmente dentro do que você de fato espera, e partindo de outras condições como alimentação e até mesmo rotina que precisa ser revisada.

Com os cuidados e com a atenção necessária você consegue não somente hipertrofia, mas uma vida saudável, o que é fundamental nos dias atuais e que você pode praticar de uma simples maneira.

Avatar
Escrito por Gabriel