O biotipo mesomorfo é um dos que as pessoas possuem, além do ectomorfo e endomorfo, e ele também, assim como os outros, possui suas características muito bem determinadas, até para que sejam de fato reconhecidos.

Se você fechar os olhos e pensar em um físico atlético, provavelmente está vendo um mesomorfo. Magro, musculoso e bem proporcionado. Como os outros tipos de corpo, é raro encontrar alguém que se encaixe perfeitamente na categoria mesomorfia. 

Entender as características de uma pessoa é algo muito importante, para que você possa pensar em treinos e principalmente em alimentação, tudo isso interfere diretamente no ganho de massa muscular.

No entanto, sem saber sobre essas diferenças, algumas pessoas ainda se comportam sem esse tipo de informação, e por isso podem ter acesso a um tipo de comportamento diferente do que geralmente é indicado.

Por isso vou falar mais sobre as características do mesomorfo e também como ele se comporta com exercícios físicos e com treinos que são de fato importantes e que podem definir muitos outros pontos em especial.

mesomorfo

Características do mesomorfo

Uma pessoa do tipo mesomorfo possui como característica mais forte o fato de terem uma estrutura óssea maior, com peitos e ombros muito largos, o que ganha ainda mais projeção com a prática de atividade física.

Isso também faz com que o mínimo de exercício já tenha um impacto muito maior e mais direto na sua característica física, e por este motivo é possível se pensar em alternativas para conseguir esse tipo de ação de uma forma muito mais simples.

O porte é geralmente atlético sem muito esforço, e são pessoas que possuem características de esportistas sem muito esforço, o que também é um ponto que pode ser trabalhado de uma forma atenta.

O fato de terem menor possibilidade de acúmulo de gordura também favorece esse tipo de ação, e por conta disso você consegue pensar em como tal atividade pode interferir no seu tipo de uma maneira geral e muito mais ampla.

 

Traços típicos em um mesomorfo:

  • Atlético
  • Corpo geralmente duro
  • Músculos bem definidos
  • Corpo em forma retangular
  • Forte
  • Ganha músculo facilmente
  • Ganha gordura mais facilmente do que os ectomorfos

O tipo de corpo mesomorfo responde melhor ao treinamento com pesos. Os ganhos são geralmente vistos muito rapidamente, especialmente para iniciantes. 

A desvantagem dos mesomorfos é que eles engordam mais facilmente do que os ectomorfos. Isso significa que eles devem observar sua ingestão de calorias. Normalmente, uma combinação de musculação e cardio funciona melhor para mesomorfos.

 

Treinos indicados

Para os mesomorfos os treinos indicados não são necessariamente os mais complexos ou com um planejamento fora do normal, e pode ser feito de uma forma gradativa de exigência em termos de carga.

Pelo fato de não se ter nenhuma dificuldade em ganhar massa muscular, esse tipo corporal tem muita facilidade, seja com exercícios mais complexos ou mesmo com exercícios mais trabalhados e que exigem um cuidado maior.

O mais importante é não começar com um tipo de ritmo muito acelerado, já que isso incorre em algumas lesões, pois o porte corporal não condiz ao preparo que se tem para o trabalho físico que é feito de uma maneira geral.

Um planejamento a médio prazo é geralmente bem recebido, já que ele não contempla algo muito exigente e também traz uma facilidade muito interessante para o ganho muscular de uma forma geral.

 

Cuidados com a alimentação

A alimentação do mesomorfo geralmente não traz nenhum tipo de atenção, a não ser pelo fato dos excessos que podem acontecer, justamente pelo fato de não acumularem gordura com facilidade e terem um metabolismo sempre ativo.

Apesar da gordura ser metabolizada com certa facilidade e a quantidade de calorias não interferir no seu tipo físico, é preciso ficar atento com rendimentos nas atividades físicas, que geralmente são as mais afetadas nesse sentido.

Sendo assim é difícil sair do patamar atual caso não se tenha uma atenção com alimentação, o que chama a atenção principalmente para quem precisa manter a regularidade no treinamento para melhores resultados.

O ideal é manter uma certa regularidade, o que pode principalmente ajudar no que você pretende e pode também ser uma forma de você conseguir avaliar e trabalhar com muitas formas de manter a sua forma sempre de acordo com o que você precisa.

Os mesomorfos não têm muito com o que se preocupar. Perder peso é fácil para eles, adicionar músculos também é fácil para eles, tudo é fácil para eles! 

Eles prosperam com uma dieta bem equilibrada, com muitos vegetais, proteínas e gorduras boas. 

Você tem um corpo mesomorfo? Uma combinação de treinamento de força e cardio é seu melhor amigo.

É fácil andar de skate em um corpo naturalmente atlético, que é o que a maioria das pessoas faz quando entra no mundo real, mas é importante que os mesomorfos sejam regulares em sua forma física.

 

Dicas gerais para Mesomorfo

Os tipos mesomorfos pelo porte atlético e grande força podem ser excelentes esportistas, principalmente para esportes que exigem resistência e explosão muscular, o que é indicado geralmente para que se aproveite das vantagens de uma forma geral.

Nestes esportes o ideal é que se tenha um comportamento dentro do que você pretende, conseguindo pensar e avaliar alternativas dentro do que você realmente consegue pensar e como você consegue pensar o trabalho de uma forma geral.

O cuidado com exigência em um exercício ou grupo muscular pode ser definitivo para que você também consiga pensar e avaliar outras formas de poder pensar e trabalhar com formas mais eficazes de explorar tais benefícios.

O tipo mesomorfo de todos é o mais atlético, e que portanto possui maior facilidade para ganho de massa muscular, e metabolização de gordura o que é fundamental para esse tipo de ação e que pode auxiliar nesse tipo de processo complexo.

Cuidando da alimentação e com um acompanhamento profissional você consegue bons resultados e com sua saúde garantida, o que é muito importante nesse tipo de tentativa e que pode trazer também os benefícios que você espera.

Saber cuidar de seu dia a dia pode ser um facilitador para conseguir manter a forma que você procura e que é de fato tão importante.

Avatar
Escrito por Gabriel