ficha_de_treino

Uma das maiores preocupações hoje em dia é como cuidar da nossa saúde física e mental. Algumas pessoas não têm condições financeiras para pagar um personal trainer ou uma academia, pensando nosso é que vamos te ensinar a como fazer uma ficha de treino em casa. 

É normal não crer que os resultados de uma musculação praticada em casa, não surtam o mesmo efeito daqueles exercícios daqueles exercícios praticados nas academias. 

Na verdade, o que vai definir os seus resultados é a sua dedicação, pois de nada adianta se acabar nos exercícios físicos e não manter uma alimentação saudável. 

Uma dieta balanceada aliada há prática de exercícios físicos é o combo que você precisa adicionar na sua vida. Você deve conhecer o seu corpo e os seus limites para que não extrapole em nenhuma atividade. 

Realizar a musculação em casa traz consigo uma grande responsabilidade de monitoramento e fiscalização para a prática correta.

Em nenhum momento queremos que você entenda que a nossa intenção é montar o seu treino, pelo contrário, hoje estamos te dando algumas dicas para que você pesquise e se aprofunde no tema a fim de montar o sua ficha de treino personalizada com as suas características particulares. 

Mesmo que o seu foco seja a estética, você deve mesmo priorizar a sua saúde, pois um corpo “sarado” não vai adiantar nada se você não for saudável.  Por isso aposte sempre no seu bem-estar.

Dito isso, vamos conferir algumas dicas para você montar o seu próprio treino em casa.

ficha_de_treino

Ficha de treino – Organize e monte um planejamento para sua rotina

O primeiro passo para qualquer coisa na nossa vida, deve ser a organização. Com isso em mente, a prática do exercício em casa não é diferente, pois você precisa planejar como será realizado esse treino. 

Depois de pesquisar, você deve separar um espaço na sua casa em que seja próprio para sua prática, assim você monta uma rotina a ser seguida todos os dias.

Além do ambiente, suas atividades (ou treinos), devem ser rigorosamente planejados de acordo com as suas necessidades e desejos. 

Por exemplo, no primeiro dia você vai treinar a área dos glúteos e das pernas; no segundo você vai realizar somente um cardio; em outro dia os músculos do peitoral. 

Seja qual for a sua ordem, você deve manter o seu planejamento em dia, pois só assim você alcançará os resultados desejados. 

O alongamento é importante para fazer o treino em casa

Talvez o alongamento seja a parte mais essencial no que se refere ao treino em casa.  Na hora de sua pesquisa, você deve fazer um “print” ou anotar os alongamentos necessários para o início, meio e fim do seu treino. 

Não deixe de lado o alongamento por pensar que é perda de tempo. O aquecimento é muito importante, por isso, dê valor para esse momento. 

Encontre um parceiro

Você pode encontrar um parceiro para te ajudar ou motivar nesse seu foco fitness, pois praticar exercícios com alguém é mais motivador. 

Esse seu parceiro pode ser uma amiga, um namorado, algum familiar, enfim, qualquer pessoa que esteja disposta a treinar com você. 

Esse fator pode te ajudar de uma forma maior do que você imagina, isso porque em algum dia você pode estar desmotivado e o seu parceiro não – ou o contrário – o que vai levantar o outro. Ou seja, você sempre terá uma fonte de incentivo e encorajamento. 

Você também precisa descansar

Entendemos que, ao começar uma ficha de treino, você tenha muita animação para fazer os exercícios todos os dias. 

Entretanto, é necessário que você entenda que o seu corpo também precisa descansar, e que é nesse momento que o seu corpo vai gerar os resultados do que você vem fazendo.

Você não precisa realizar exercícios todos os dias da semana. Você deve colocar no cronograma de exercícios os seus dias determinados para a realização do treino, e em outros dias o seu descanso. 

Preste atenção na sua alimentação

Ratificamos aqui que a sua alimentação é uma ferramenta imprescindível para que você alcance os seus resultados. Nós não queremos dizer que você tem que se privar das famosas “guloseimas”, e sim que deve existir um equilíbrio entre a ingestão de alimentos saudáveis e também daquelas comidinhas que você tanto ama. A chave é o equilíbrio. 

Se você tem dificuldades para comer algum tipo de fruta ou verdura, nós compreendemos, e nesses casos recomendamos a ida para um profissional de Nutrição, só ele pode te dar dicas e conselhos personalizados para as suas particularidades. 

Não se desespere o seu resultado vai chegar com a ficha de treino que você seguir

Podemos te afirmar com tranquilidade que não existe nenhuma fórmula mágica para o corpo sarado. Algumas pessoas frequentam a academia há anos e não conseguem atingir os seus objetivos e você se perguntando o porquê de isso acontecer. 

A resposta para essa indagação é simples: você não vai encontrar a sua dedicação em outra pessoa ou objeto, o seu foco precisa vir de você, e se isso não acontecer, ninguém pode se responsabilizar por isso. 

Por esse motivo, tente se lembrar todos os dias do que te motiva, para alcançar as suas metas e objetivos em relação ao seu corpo. Uma das maiores motivações com certeza é a saúde. 

Pode parecer hipócrita ou clichê esse tipo de discurso, porém a idade um dia chega para todos, trazendo consigo algumas doenças, essas que muitas vezes não demonstram nenhum sintoma aparente. 

Você precisa pensar no futuro da sua saúde, e como você pode interferir positivamente hoje! Não espere o amanhã para agir!

Fernando Sardinha
Escrito por Fernando Sardinha