Guia Para Fazer O Agachamento Perfeito

Com certeza você já ouviu falar em um dos melhores exercícios de musculação, mas será que você sabe fazer o agachamento perfeito?

Pois, são muitas variações do exercício e todas necessitam de muito cuidado e atenção para você não acabar se lesionando.

Ainda, existem algumas dicas que você pode seguir para melhorar o resultado do seu exercício.

Portanto, para saber tudo que você precisa sobre agachamento, continue lendo esse artigo!

O Que É Agachamento Perfeito?

fontes-de-proteinaMuitos consideram o agachamento um dos, se não o, exercício mais completo que existe na musculação.

Isso porque é um exercício que envolve muitos músculos, e é usado por todos que desejam ter o corpo musculoso e definido.

Sendo assim, um dos grandes benefícios desse exercício é por ser um movimento que fazemos desde sempre, no nosso dia a dia.

Com isso, é utilizado no nosso treino para diversos objetivos, como por exemplo:

  • Fortalecer nossas articulações, como o joelho;
  • Queimar gordura;
  • Definir o abdômen;
  • Ganhar massa magra.

É um exercício muito utilizado por questões estéticas, para definir e tornear a musculatura envolvida.

Entretanto, os seus benefícios vão muito além disso. Pois, ele pode melhorar a sua postura, e preparar o seu corpo para a realização dos demais exercícios.

Não é a toa que é um exercício que está incluído em praticamente todas as séries que preparam para você.

Sem contar com os benefícios no nosso dia a dia, tornando o movimento de agachar mais fácil e fortalecendo áreas delicadas, como o joelho.

Além de dar estabilidade nos joelhos, melhora e fortalece toda a musculatura da região do core. Por isso, é um exercício recomendado para todas as idades.

Mas, então, quais são os principais músculos envolvidos na execução de um agachamento perfeito?

Sem dúvidas, o que mais chama atenção na realização do agachamento é o seu efeito nos membros inferiores, mais especificamente, nos glúteos.

Pois, é um exercício que trabalha muito a área do glúteo, principalmente o máximo, que é um músculo importantíssimo.

Outro músculo importante trabalhado é o quadríceps femoral, que fica na coxa e são trabalhados quando estendemos o nosso joelho.

Portanto, deu para entender um pouco a fama desse exercício, certo? Afinal, ele trabalha músculos importantes e variados do nosso corpo.

Como Fazer O Agachamento Perfeito?

agachamento-perfeitoApesar de todos os benefícios, assim como todos exercícios, o agachamento perfeito precisa ser executado da maneira correta para dar os resultados esperados.

Além disso, a sua má execução pode gerar lesões, principalmente nas articulações. Então, é importante que você saiba fazer o agachamento perfeito.

Por isso, antes de mais nada, tenha certeza de que o seu movimento inicial está correto, pois ele é a base de todo o resto do exercício.

Para começar, afaste as suas pernas para que elas fiquem a uma distância mais ou menos da largura dos seus ombros.

Portanto, nesse momento, preste atenção nos seus pés que devem estar apontando levemente para fora, ou seja, na famosa posição anatômica.

Eles devem ficar alinhados não só com os seus ombros, mas também com seus quadris, na posição do agachamento perfeito.

Além disso, mantenha a sua coluna ereta na posição inicial, estendendo o seu quadril. É muito importante que se mantenha reta, até a sua cabeça.

Sendo assim, para iniciar o movimento você deverá flexionar o seu quadril, e consequentemente, irá flexionar o seu joelho também.

Mas, cuidado nesse momento para não começar com o joelho, colocando o peso do seu corpo nele, pode ser perigoso.

Então, você irá agachar até onde você achar que consegue, ou de acordo com o seu objetivo com o exercício.

Mas, em geral, o importante é não tirar os pés inteiros do chão em nenhum momento, mantendo os calcanhares no chão durante todo o exercício.

Então, você irá fazer o mesmo movimento, porém voltado a posição inicial. Estendendo o seu quadril e consequentemente o joelho, para então começar tudo novamente.

E pronto, seguindo esse passo a passo você tem o agachamento perfeito, e com o tempo, verá os seus resultados.

Dicas para um agachamento perfeito:

Além do passo a passo, separamos algumas dicas especiais para você fazer o agachamento perfeito, com segurança e da melhor maneira para você.

Antes de mais nada, saiba que existem algumas variações desse exercício, e você deve procurar a que mais se encaixa com o seu perfil.

Temos o tradicional, que é conhecido como Air Squat, temos outras variações. Você pode também mudar um pouco o ângulo do seu joelho, buscando ângulos maiores de 90º para aumentar a dificuldade do exercício.

Além disso, você pode também utilizar acessórios, como um kettlebell, sustentando a bola na frente do seu corpo, na altura do seu peitoral, na hora de realizar o agachamento perfeito.

Ainda, você pode utilizar também uma barra em uma altura mais baixa, tornando o seu exercício mais intenso.

Dependendo de onde você segurar a barra, você terá diferentes resultados, e diferentes variações do agachamento.

Por exemplo, ao colocar a barra acima da cabeça, você está fazendo o agachamento de arranque, muito utilizado para melhorar a sua estabilidade.

Já para o agachamento frontal, você deve colocar a barra na direção do seu pescoço, apontando os cotovelos para a sua frente.

Também, você pode fazer o agachamento com salto, dando um salto assim que retornar a posição inicial, antes de começar novamente.

Cuidados na hora do agachamento:

Entretanto, não é tudo maravilhas quando falamos de agachamento, pois, para ser perfeito, é preciso muito cuidado.

Primeiro, cuidado com as suas pernas, pois elas devem ficar sempre paralelas e alinhados com os seus ombros, para que o seu peso seja distribuído entre os seus pés.

Além disso, os seus joelhos não devem nunca ultrapassar a linha dos seus pés. Outra dica é soltar o seu quadril, levando o bumbum para trás quando você for agachar.

Ainda, ajuda muito na execução do exercício se você olhar para a frente, para evitar muito peso na sua coluna.

Conclusão

agachamento-perfeitoEntão, o agachamento perfeito é possível se você fizer o exercício com calma e seguindo o nosso guia.

Afinal, é um exercício completo que traz muitos benefícios, mas precisa de cuidado para não trazer lesões também.

E aí gostou do artigo? Caso sim, deixe aqui seu comentário e compartilhe-o em suas redes sociais!

Avatar
Escrito por Lincoln Oliver