Com certeza você conhece o agachamento, e já deve ter feito alguma vez na sua vida, mas você sabia que existem diferentes tipos de agachamentos?

Esse exercício pode ter muitas variações de acordo com as suas necessidades e objetivos na academia.

Todos eles incluem os benefícios do agachamento, mais outras vantagens. Portanto, é recomendado incluí-lo no seu treino.

Então, continue lendo o artigo para saber quais são os tipos de agachamentos e seus benefícios.

Para Que Servem e Quais os Tipos de Agachamento Existentes?

tipos-de-agachamentosUm dos exercícios mais populares nas academias hoje em dia é, com certeza,  agachamento.

E isso porque é um exercício que pode ser simples, ter várias formas de fazer e traz muitos benefícios para o seu treino.

Então, para que ele serve? O agachamento serve para fortalecer e definir os membros inferiores, ou seja, a perna e o glúteo.

Mas, não é só para isso que ele serve, pois é considerado um dos exercícios mais completos que existem, trabalhando diversos músculos e articulações. Os músculos trabalhados são:

Uma das maiores vantagens do agachamento é que é um movimento que utilizamos muito no nosso dia a dia.

Ou seja, o seu treino fortalece músculos que realmente usamos na nossa vida, e pode trazer uma melhor qualidade de vida com o fortalecimento desses músculos.

Afinal, durante o dia, diversas vezes abaixamos nesse movimento, seja para sentar em uma cadeira, ou para pegar algo que está no chão.

Ainda, quando você fortalece a sua perna e os glúteos, você fortalece a base do seu corpo, fortalecendo também as costas, e melhorando o contorno corporal.

Assim, há uma proteção na sua lombar, que acaba ficando fortalecida, melhorando problemas de postura e até mesmo de equilíbrio, melhorando assim dores na coluna frequentes.

Além disso, é excelente também para definir os músculos do abdômen, sendo bom para quem deseja queimar gordura localizada e definir a barriga.

Por isso, é um exercício simples, familiar que pode trazer muitos benefícios, tanto para a sua vida, quanto para o seu treino.

Se executado corretamente, pode até mesmo melhorar o seu sistema cardiorrespiratório. Pois, assim como todo exercício que exige força, exige também um controle da respiração.

Quais Os Melhores Tipos De Agachamento?

tipos-de-agachamentosApesar de ser um exercício simples, são diversas variações desse exercício para diferentes objetivos de treino.

Portanto, para lhe ajudar a montar o treino ideal para o seu objetivo, separamos os 5 melhores tipos de agachamentos para você.

1. Agachamento Simples:

Também conhecido como agachamento livre, é o que mais vemos por ai, por ser o exercício original.

A sua maior vantagem é poder ser executado por todas as pessoas. Nesse exercício apenas o peso corporal é utilizado, mas para pessoas mais experientes, muitas vezes recomenda-se a utilização de uma barra ou um peso para dificultar o exercício.

Então, para executar o exercício, primeiro você deve ficar na posição inicial, afastando as pernas na largura do seu quadril.

A sua postura deve ficar ereta durante todo o exercício. Portanto, comece a flexionar os seus joelhos.

Mas, quando fizer isso, você deve levar o quadril para trás, como se fosse sentar em algum lugar.

 Esse movimento é muito importante, então cuidado para não jogar o corpo para frente, mantendo sempre a coluna reta.

Para realizar o movimento corretamente, olhe sempre para o seu joelho, pois deve estar alinhado à ponta dos pés. Então, você deve subir novamente e realizar o exercício do zero.

É importante também que o exercício seja feito de maneira lenta, para trabalhar bem os músculos.

2. Agachamento Afundo:

Um dos tipos de agachamento mais populares que existem. Esse agachamento irá trabalhar mais o seu equilíbrio e até mesmo a sua força.

Nele, você deverá colocar uma perna na frente da outra, levemente afastadas na largura do quadril. Então, você deverá flexionar os joelhos, mantendo as costas eretas.

Depois, você deve dar um passo, e fazer o mesmo, porém com a perna que estava atrás agora na frente e vice-versa.

3. Agachamento Unilateral:

Esse tipo de agachamento é parecido com o afundo, mas nele, você irá trabalhar apenas uma perna, e uma de cada vez.

Para realizar esse exercício, você irá precisar de um banco. Assim, você deve colocar uma perna para frente e uma para trás.

Então, você colocará o pé da perna de trás apoiado no banco. Assim, com a coluna ereta, você irá flexionar o joelho da perna da frente, realizando o agachamento apenas com ela.

Depois, você deverá fazer o mesmo com a perna que estava para trás. A vantagem desse tipo de agachamento é que necessita de maior força da perna que fica na frente, sendo mais intenso.

4. Agachamento Sumô:

Esse agachamento é muito parecido com o básico, mas a posição da perna irá mudar um pouco.

Ao invés de manter as suas pernas a uma distância na largura do quadril, com o joelho para frente, você irá colocar os joelhos para os lados.

Para isso, os seus pés devem ficar apontados para os lados, ou seja, o pé direito apontado para a direita, e o pé esquerdo apontado para a esquerda.

Assim, a sua perna estará em movimento de abdução, e a vantagem é que trás para o exercício os músculos da parte interna da coxa.

5. Agachamento com Salto:

Para essa modalidade de agachamento, você precisa ter um pouco mais de experiência e força muscular.

Pois, nele, o movimento é igual ao agachamento livre, em geral. Mas, na hora que você for subir de volta, você deve realizar um salto.

Assim, você além de trabalhar a sua força, estará trabalhando também a sua parte cardiorrespiratória e resistência.

Conclusão

tipos-de-agachamentosEntão, agora você conhece os 5 principais tipos de agachamentos, os seus benefícios e como executá-los corretamente.

Independente do tipo de agachamento que você escolher fazer, lembre-se de realizar o movimento lentamente e com muito cuidado.

Atenção sempre para a sua coluna, que deve ficar ereta durante todo o exercício para evitar lesão.

E aí, esse artigo lhe ajudou a montar um treino? Se sim, compartilhe também com os seus amigos.

Avatar
Escrito por Lincoln Oliver