treino online

O treino online tem crescido de forma acelerada no mundo e a realidade não é diferente no Brasil. A relação das pessoas com os cuidados com o corpo mudou muito, já que elas querem cuidar da saúde, mas cada vez menos abrem mão da comodidade do seu lar. Tudo isso em busca do conforto e da otimização do tempo.

Ainda assim, escolher um bom programa de treinamento não é uma tarefa fácil. Como estamos lidando de forma direta com seu físico, é fundamental levar alguns fatores em conta para fazer uma seleção acertada. Ficou curioso e quer saber quais são eles? Então não deixe de ler este post.

Considere seus objetivos

Esse é o primeiro ponto a levar em consideração, afinal de contas, cada um procura um treino online por um objetivo diferente, certo? Pode ser que você encontre uma ótima opção, bem formulada e com profissionais sérios — mas se não atende ao seu objetivo, não adianta.

Ainda está sem entender? Pense que você pode encontrar uma boa aula de pilates, mas essa pode não ser a melhor alternativa se o que está procurando é o ganho de massa muscular. Portanto, pondere seu objetivo principal e faça com que ele seja o direcionador nessa procura.

Essa é a melhor maneira de escolher um bom programa e ficar satisfeito com os resultados que ele vai trazer. E tem mais: isso pode influenciar de forma direta no seu engajamento e motivação, outros pontos importantes para quem quer ser bem-sucedido nessa empreitada.

Avalie o design e facilidade de uso

Encontrar um programa para montagem de um treino online parece o paraíso (e realmente pode ser). Entretanto, isso envolve um bom design e uma boa usabilidade.

Procure um programa que seja simples, fácil de navegar, esclarecedor e que ajude você a desempenhar suas atividades sem grandes dificuldades. Essa é uma ótima maneira de conseguir entrar nos treinos sem ficar muito tempo perdido ou, ainda, sem entender o que cada uma das atividades pede que você faça.

Então avalie esse ponto com muito critério. Essa é a melhor forma de acelerar os resultados e conseguir atingir as metas que você traçou — um motivo a mais para que você não abra mão disso.

Peça indicações e referências de treino online

Se você conhece algum amigo ou parente que tenha adotado esse método é hora de perguntar que plataforma ele usa e o que pensa do serviço oferecido. Sejamos francos: se optou por essa alternativa e continua nela, então é bem provável que esteja minimamente satisfeito com o que está sendo entregue, concorda?

Pergunte tudo que você quiser saber, pondere sobre os resultados, repasse as atividades mais comuns e todos os outros pontos que considerar pertinentes. Essa é uma ótima forma de saber se encontrou o modelo ideal ou, ainda, se deve continuar procurando por uma opção ainda mais completa.

Avalie os recursos oferecidos

Muitas das plataformas de treino online oferecem um grande diferencial: a possibilidade de experimentação. Essa é uma ótima oportunidade de sentir um pouco o que o programa disponibiliza, se você se adapta com o sistema que eles aplicam, quais são os recursos oferecidos, etc.

Essa aula experimental grátis ou ainda uma semana para testes pode ser um verdadeiro diferencial, então não perca tempo e adote essa alternativa para saber se encontrou a plataforma ideal.

Além disso, essa é uma ótima maneira de entender se você tem um perfil aderente à proposta desse tipo de treinamento, se consegue se sentir motivado com ele e ainda quais são os benefícios que pode perceber.

Aproveite e dê uma olhada um tanto quanto exigente em todos os recursos oferecidos. Veja se eles têm suporte online, interação, modo de acompanhamento de progresso e outras funcionalidades. Essa é uma forma de ter um treino ainda mais completo — e o melhor: tudo isso online.

Analise se existe acessibilidade para dúvidas

Por mais que não esteja fisicamente em contato com seu treinador, pode ser que você precise conversar com ele vez ou outra. Essa é uma forma de garantir que está fazendo tudo certo, alcançando os resultados que traçou ou ainda tirando eventuais dúvidas que surgem em qualquer treinamento (inclusive nos presenciais).

Por isso, é muito importante ter contato com ele ou com alguma outra pessoa da equipe sempre que precisar. Se você ainda não está convencido, então é bom saber que esse pode ser um dos maiores diferenciais oferecidos por uma plataforma de treino online.

Algumas percebem muito valor nisso e se esforçam para estreitar essa relação. Por outro lado, outras dificultam esse contato com força máxima. Isso não é nada bom! Para você ter noção, a medida acaba prejudicando a rotina de treinos e até fazendo com que você se lesione com mais facilidade.

Portanto, ao optar por um treino online, procure por plataformas que favoreçam esse contato, pois assim seu treino rende mais e você percebe os benefícios com mais facilidade.

Confira se há conteúdo exclusivo e educacional

Para fechar a nossa lista de itens que devem ser analisados é bom considerar, também, se o suporte vai muito além do treino online em si. O contratante deve ser assessorado em outros aspectos de forma conjunta, com informações, direcionamentos e todos os detalhes para que o resultado seja mais efetivo.

Veja se ele passa essas informações, prevenindo lesões, compartilhando dicas de alimentação, posturas ideais, tênis mais indicado e outros detalhes que fazem toda a diferença. Essa é uma das maneiras de entender se você está lidando com um programa sério, preocupado com seu bem-estar e focado na tarefa de te ajudar a conquistar o que precisar.

Agora que você já sabe o que considerar antes de fechar um treino online, seja criterioso e escolha a melhor opção para você. Pesquisa, planejamento e foco ajudam a alcançar os resultados que você espera e cuidar da sua saúde, dois pontos imprescindíveis para ser bem-sucedido nessa busca.

Se você ficou empolgado com a oportunidade que esse tipo de treinamento pode trazer, aproveite e conheça a Sardinha Evolution, um programa de treino online de hipertrofia sério e desenvolvido pelo conceituado atleta Fernando Sardinha.

 

treino-online

Fernando Sardinha
Escrito por Fernando Sardinha