endomorfo

O endomorfo é um dos biotipos que são característicos para muitas pessoas, e isso também é muito importante para que você possa pensar em alternativas de treinos e até mesmo em formas de conseguir essa forma de pensar e trabalhar.

Saber sobre o seu biotipo corporal é algo necessário, porque pode influenciar diretamente no modo como você se prepara para o seu treino e até mesmo sobre a sua alimentação, conseguindo obter o máximo de benefícios.

O endomorfo extremo tem um corpo tão globular quanto humanamente possível; ele tem uma cabeça redonda, um abdômen grande e redondo, grandes órgãos internos em relação ao seu tamanho, braços e pernas curtos, com braços e coxas gordos, mas pulsos e tornozelos finos. 

Sob condições normais, o indivíduo endomórfico possui uma grande quantidade de gordura corporal, mas não é simplesmente uma pessoa gorda; se morrer de fome, ele permanece um endomorfo, apenas mais fino. 

Neste contexto, é fundamental ter esse controle, afinal é uma forma de você também trabalhar com algumas possibilidades e principalmente conseguir atingir o objetivo de hipertrofia que é sempre uma possibilidade para essas pessoas.

Por isso vou falar das características principais do tipo endomorfo e de que forma você pode aproveitar o máximo de benefícios para essa característica em especial e que pode também obter todos os benefícios de uma forma geral.

 

Características principais do endomorfo

O endomorfo possui como característica principal a facilidade de ganho de peso engordando com muita facilidade.

Endo são geralmente de uma construção mais curta, com braços e pernas grossos. Músculos são fortes, especialmente as pernas. Os endomorfos descobrem que são naturalmente fortes em exercícios para as pernas, como o agachamento.

Além disso há também uma dificuldade com relação à definição muscular, o que faz desse perfil, algo que precisa ser muito bem pensado e principalmente bem avaliado para que você possa sempre garantir esse benefício por outras vias.

Outro ponto importante para destaque é o fato de que geralmente é, de outros tipos, o que oferece uma facilidade maior para o acúmulo de gordura, e por este motivo é necessário que você pense nessa possibilidade.

Essas são as principais características de perfis do tipo endomorfo, e por isso o tipo de atividade física escolhida vai fazer a diferença e pode também trazer outras possibilidades de ação que certamente são importantes.

endomorfo

Traços típicos de um endomorfo:

  • Corpo macio e redondo
  • Ganha músculo e gordura com muita facilidade
  • Geralmente é curto
  • Musculoso
  • Corpo redondo
  • Tem dificuldade em perder gordura
  • Metabolismo lento
  • Músculos não tão bem definidos

Quando se trata de treinar endomorfos, é muito fácil ganhar peso. Infelizmente, uma grande parte desse peso é gordo, não muscular. Para manter o ganho de gordura no mínimo, os endomorfos devem sempre treinar cardio e pesos.

Normalmente, os suplementos podem não ser necessários, desde que a pessoa tenha uma alta ingestão de proteínas em sua dieta.

 

Tipos de alimentação

O tipo de alimentação para o endomorfo tem que ser muito bem pensada, afinal, é um dos que acumula mais gordura, e é o que possui maior dificuldade para entrar em forma, e por isso é preciso pensar em cada estratégia.

Esse acúmulo se dá pelo fato de que o metabolismo é um pouco mais lento, e isso também faz com que você trabalhe com algumas alternativas mais de acordo com uma alimentação equilibrada, evitando excessos, principalmente.

O controle no consumo de calorias pode ser uma boa tentativa, e pode principalmente ser algo da recomendação médica, afinal, é preciso evitar esse tipo de ingestão mais excessiva ou fora do comum.

A partir de uma alimentação feita bem controlada é possível conseguir reduzir o acúmulo de gordura e também favorecer uma melhor digestão das calorias, o que ajuda esse tipo físico a manter a sua forma.

 

Tipos de exercícios para Endomorfo

Os exercícios físicos para o endomorfo não pode ser feito de qualquer maneira, e por isso é necessário que você consiga ter um acompanhamento e uma estratégia para conseguir atingir de fato o seu objetivo.

O fato de acumular gordura com facilidade e ter dificuldade para definir os músculos, faz com que seja uma alternativa mais complexa de exercícios, e também exige um acompanhamento mais próximo e de acordo com o que você precisa.

Os exercícios precisam ser gradativos em sua exigência, já que é a única forma de conseguir estimular o corpo desse tipo a queimar gordura com facilidade e principalmente a trabalhar com tais possibilidades de ganho de massa muscular.

É um trabalho que requer um pouco de paciência, afinal, é também uma tentativa de colocar um ritmo aos poucos, e por isso é uma forma de você controlar todo esse tipo de atividade de uma forma geral.

 

Uso de suplementos para os Endomorfo

Para os endomorfos pode ser feita a indicação de uso de suplementos, e isso acontece muito mais para que se tenha um tipo de controle do metabolismo, para que se tenha um tipo de resultado mais efetivo.

Esses suplementos devem ser bem pensados, afinal, é preciso atingir um tipo de finalidade muito bem específica, e isso pode mudar muita coisa, desde os treinos até mesmo a alimentação de uma maneira geral.

A partir desse cuidado certamente você também consegue avaliar a necessidade ou não do uso de suplementos, e por este motivo é que você também pode começar a avaliar formas mais simples de tratamento e de resultados efetivos.

O tipo endomorfo possui maior dificuldade para manter a forma e possui também dificuldade no que diz respeito à definição muscular, o que vem a ser uma característica muito importante e notável neste sentido.

Por isso é importante que você ao conhecer qual o seu tipo possa procurar por exercícios que sejam de fato efetivos e que principalmente tragam todos os benefícios que você busca, com resultados mais efetivos e garantidos sem que tenha risco para a sua saúde de uma forma geral.

E então, você é um endomorfo ou conhece alguém que se encaixe nesse perfil? Envio este artigo, se ficou dúvida é só perguntar aqui nos comentários abaixo.

Avatar
Escrito por Gabriel