o que são anabolizantes

Alcançar o corpo dos sonhos e a hipertrofia exige muito esforço. Além de exercícios, muitos atletas precisam aderir a suplementação e consumo de produtos que ajudem no desenvolvimento de músculos. E para não acabar caindo em enrascadas, é necessário saber o que são anabolizantes.

Isso porque, devido a falta de conhecimento sobre esse tipo de produto, muita gente acaba fazendo uso dele de maneira incorreta. E com isso várias consequências negativas afetam o corpo.

Por isso nesse post vamos explicar o que são anabolizantes, quando eles devem ser usados e que tipos de efeitos colaterais os anabolizantes podem desencadear quando usados de forma incorreta.

Mas afinal o que são anabolizantes?

anabolizantes

Os anabolizantes nada mais são que hormônios sintéticos fabricados a partir da testosterona. Esse tipo de produto é indicado para quem deseja aumentar o crescimento muscular, bem como a resistência e força.

Essas substâncias, a princípio, eram utilizadas apenas para quem sofria com desgaste muscular e disfunções hormonais. No entanto, descobriu-se que esses componentes também podem ser grandes aliados de quem está em busca de hipertrofia ou deseja melhorar os resultados dos treinos, inclusive, por conta disso é amplamente utilizado por atletas e fisiculturistas.

Normalmente, quem utiliza esse tipo de componente está em busca de ganho de músculos, bem como redução da gordura corporal e um desempenho melhor em exercícios e atividades físicas.

Uma coisa importante sobre os anabolizantes é que eles podem ser encontrados em diversos formatos, tais como injeções intramusculares, comprimidos e cápsulas.

Outro fato sobre esses componentes é que eles não podem ser usados em competições esportivas, como campeonatos. Qualquer atleta que for pego usando anabolizantes nesses eventos será automaticamente desclassificado, justamente pelo fato da substância potencializar várias funções.

Além disso, o praticante ainda estará sujeito as punições dos órgãos reguladores, que podem chegar até suspensões.

Como eles agem no corpo?

Ao entrarem no corpo, essas substâncias imitam a estrutura da testosterona, um hormônio masculino que está diretamente relacionado ao crescimento muscular. Elas viajam por toda a corrente sanguínea parando finalmente no fígado.

É aí que elas são reencaminhadas para os músculos, e para o coração. E é nesses locais que esses componentes irão agir.

Ao contrário do que muita gente pensa, uma vez nesses locais os anabolizantes não produzem mais fibras musculares. Na verdade, o que eles fazem é acumular uma quantidade maior de água e proteína nas células que já existentes, deixando elas maiores.

Além disso, esses componentes aceleram o funcionamento do metabolismo. Por isso quem faz o uso correto de anabolizantes consegue ganhar massa muscular mais rápido, ao mesmo tempo que elimina a gordura de maneira mais eficiente, o que facilita o processo de hipertrofia e definição do corpo.

As consequências do uso incorreto dos anabolizantes

Agora que você sabe o que são anabolizantes, é importante esclarecer o que pode acontecer caso você use esses produtos de maneira correta. Isso porque, por se tratar de um item com hormônios sintéticos, se consumido em excesso ele pode causar uma série de efeitos em várias funções do corpo.

Entre os efeitos mais comuns tanto em homens como em mulheres que fazem uso desse produto estão:

  • Crescimento de pelos no corpo e no rosto;
  • Aumento da região mamaria;
  • Queda de cabelo;
  • Acne;
  • Engrossamento da voz;
  • Irregularidade em funções normais do corpo, como os ciclos menstruais nas mulheres;
  • Alterações de humor;
  • No caso dos homens, redução na produção de hormônios;
  • Impotência sexual;
  • Aumento do risco de desenvolvimento de várias doenças, tais como: hipertensão e ataques cardíacos.

Outro ponto importante sobre o uso de anabolizantes é que, se utilizados de forma incorreta, esses itens também podem causar dependência. Por conta disso é muito importante cuidado ao usar esse tipo de hormônio sintético, e também acompanhamento médico.

Quando e como usar anabolizantes?

anabolizantes

A pergunta mais comum entre os atletas é quando e como usar. E a resposta é que depende.

Isso porque existem várias opções de componentes do gênero no mercado. E não são todas as pessoas que podem utilizá-lo.

Na verdade, a princípio esse tipo de produto só é indicado para dois casos. O primeiro é quando o atleta tem algum tipo de disfunção hormonal que está prejudicando o seu ganho de massa.

Nesse caso são indicados justamente para suprir essa necessidade e assim garantir o melhor desempenho para o atleta, bem como mais qualidade de vida.

E o segundo caso é para atletas que sofrem ou sofreram algum tipo de desgaste muscular muito grande que o corpo por si só não dará conta da recuperação. Assim, o produto irá ser um aliado nesse processo de recuperação.

Por isso o ideal é sempre consultar um especialista. Ele fará todos os exames necessários para verificar se o seu organismo realmente precisa desse tipo de incentivo, e qual a dose mais adequada e segura.

Os anabolizantes são recomendados para adolescentes?

Na grande maioria não. Isso porque, durante a fase da adolescência, o corpo está passando por uma verdadeira mudança no que diz respeito a produção de hormônios.

Logo, o uso indevido desse tipo de substância pode gerar uma série de consequências no crescimento, até mesmo comprometendo o desenvolvimento do jovem. Além disso, outros problemas podem surgir:

  • Aumento da frequência e/ou duração das ereções;
  • Maturação óssea acelerada;
  • Crescimento do falo;
  • Aumento das mamas;
  • Aumento dos pelos do corpo e rosto;
  • Alterações de voz;
  • Acne;
  • Hipervirilização.

Por conta disso que o ideal é esperar que essa fase de desenvolvimento passe. Mas, é possível que outros produtos reguladores de hormônios possam ser indicados para garantir que o desenvolvimento ocorra de maneira correta.

Conclusão

Saber o que são anabolizantes irá te ajudar a entender mais à fundo as opções para auxiliar na sua busca pela hipertrofia. Contudo, é importante deixar claro que nenhum tipo de produto do gênero ou até mesmo suplementos devem ser usados sem a orientação de um especialista. Por isso, não deixe de procurar um profissional em condicionamento físico para verificar a opção mais adequada para o seu caso.

 

 

 

Fernando Sardinha
Escrito por Fernando Sardinha