A academia e crossfit são duas opções populares para quem deseja melhorar o condicionamento físico e alcançar a hipertrofia. Para se ter uma ideia, atualmente existem quase 35 mil academias em todo o país, com as mais variadas opções de atividades físicas. Desde musculação até FitDance.

Mas o Crossfit não fica muito atrás não. Na verdade, nos últimos anos houve um verdadeiro boom da modalidade no país. De acordo com a CrossFit Inc, que é detentora da marca da modalidade, nos últimos anos houve um crescimento de 5.900%.

E claro que quem está em busca de definição quer saber o que diferencia as opções. E nesse post, além de mostrar como funciona a academia e crossfit, também vamos explicar a diferença entre as alternativas e como saber qual a melhor para o seu caso.

Como funciona a academia e crossfit?

Antes de falarmos sobre as diferenças dessas duas opções, vamos explicar como a academia e crossfit funcionam.

academia-e-crossfit

·         Academia

No caso da academia você consegue encontrar várias modalidades de exercícios, sendo a mais comum a musculação que tem como foco fortalecimento, resistência e crescimento muscular. Nessa alternativa você irá focar no levantamento de pesos em diferentes posições, podendo ou não usar equipamentos.

Geralmente quem pratica essa alternativa tem como foco acelerar o ganho de massa muscular, bem como a queima de gordura. Outra diferença dessa modalidade feita na academia é que você segue cronogramas de treino.

Ou seja, guias com todos os tipos de exercícios que você precisa praticar, juntamente com a carga de cada um, quantidade de séries e repetições.

·         Crossfit

Por sua vez o crossfit é um programa de treino. Seus principais objetivos é o desenvolvimento de força e condicionamento físico. Por conta disso, é amplamente utilizado no treinamento de atletas profissionais, e até mesmo de militares e policiais.

Nessa modalidade você irá praticar diferentes tipos de exercícios. Desse levantamento de peso até aeróbico.

Essa alternativa é uma excelente alternativa para quem deseja queimar calorias. Mas, além disso, ela também pode ajudar a melhorar a mobilidade das articulações.

Diferenças de academia e crossfit

A academia e o crossfit possuem sim algumas similaridades, como o fato de ambos conseguirem trabalhar a força e condicionamento. No entanto, essas duas alternativas também possuem diferenças e nós vamos falar de algumas das principais.

·         Variedade de exercícios

Uma das diferenças entre essas duas alternativas é a variedade de exercícios. No caso da musculação praticada na academia, a gama acaba sendo menor, uma vez que você precisa focar no levantamento de peso, com ou sem aparelhos.

Por sua vez no crossfit, você consegue ter uma gama maior de exercícios para fazer. Principalmente porque essa modalidade trabalha outros pontos importantes, como a mobilidade e até mesmo o core.

·         Ritmo individual

A maiorias dos boxes de crossfit foca nos treinamentos coletivos. Ou seja, você terá que treinar com vários outros alunos, tendo que respeitar o ritmo coletivo.

Por sua vez, na musculação de academia você consegue determinar o seu próprio ritmo através do cronograma de exercícios. Com isso fica bem fácil se adaptar e até mesmo evitar lesões.

Afinal de contas, você poderá respeitar o seu próprio ritmo.

·         Repetições e motivação

Outro ponto em relação a essas duas opções são as repetições e a motivação. No caso da academia você acaba ficando por algumas semanas com os mesmos cronogramas. Dessa maneira, é mais fácil acabar enjoando dos movimentos por conta da repetição.

Já o crossfit trabalha com diferentes atividades todos os dias. Além disso, o fato do treinamento ser coletivo acaba auxiliando diretamente na motivação.

·         Ganho de força e massa muscular

Mais uma das diferenças entre academia e crossfit é o ganho de força e massa muscular.

No caso da academia, por exemplo, você consegue trabalhar cada grupo muscular de maneira isolada, gerando assim o fortalecimento desses músculos. Já no caso do crossfit, você faz exercícios que trabalha vários grupos musculares ao mesmo tempo.

Dessa maneira, o ganho é menor porque vários músculos estão sendo estimulados.

Como escolher entre academia e crossfit?

academia-e-crossfit

Como você ver, a academia e crossfit são excelentes alternativas para quem está em busca de definição e hipertrofia. Logo, para saber qual a melhor para o seu caso, é necessário levar alguns aspectos em consideração:

·         Intensidade

O Crossfit é conhecido por ter uma intensidade alta sempre. Por isso, se você está começando no mundo das atividades físicas, vai ter que encarar um ritmo mais elevado logo de cara.

Por sua vez na academia você pode trabalhar de forma mais gradativa. Afinal de contas, é possível ajustar desde o peso até a quantidade de repetições.

·         Personalização

A academia acaba sendo uma opção mais indicada para quem procura personalização de exercícios. Isso porque, nela você pode falar com um personal que indicará de forma detalhada cada exercício que é necessário fazer para trabalhar os seus objetivos.

Por sua vez no crossfit você acaba tendo que seguir o cronograma da turma. E nem sempre ele pode atender todas as suas necessidades.

·         Restrição de algum movimento

Se você deseja realizar exercícios físicos mas tem alguma restrição de movimento, talvez a academia seja a opção mais indicada. Isso porque você consegue focar em movimentos que trabalhem grupos específicos.

Dessa forma fica mais difícil acabar tendo uma lesão ou até mesmo fratura. Por sua vez o crossfit é um treino que trabalha com vários músculos ao mesmo tempo, com isso fica difícil restringir algum movimento.

·         Fale com um profissional

Sem sombra de dúvidas que a melhor maneira de saber qual a alternativa mais adequada no seu caso é falando com um profissional de condicionamento físico. Somente ele poderá avaliar de maneira detalhada todas as suas necessidades e até mesmo restrições e assim indicar a mais adequada.

Conclusão

A academia e crossfit são duas opções perfeitas para quem deseja alcançar a definição, melhorar o condicionamento físico, estimular a hipertrofia ou ter mais qualidade de vida. Mas, cada uma dessas opções tem seus diferenciais, então avalie com calma antes de escolher uma delas.

Fernando Sardinha
Escrito por Fernando Sardinha