Saiba As Melhores Fontes De Proteína Para Quem Treina Pesado

Se você está procurando ganhar massa muscular e ter o corpo definido, além de treinar pesado você deve consumir as principais fontes de proteína.

Portanto, é importante saber qual é a melhor fonte para você adicionar na sua alimentação.

Afinal, treinar sem ter uma dieta acompanhando pode não ser muito eficiente, ou até mesmo prejudicial.

Então, continue lendo o artigo para saber tudo sobre as principais fontes de proteína para quem treina pesado.

Qual É A Importância Das Fontes De Proteína?

fontes-de-proteinaSe você está acostumado a fazer um treino pesado, para ter o corpo bem definido e desenvolvido, sabe a importância da proteína na sua alimentação.

Afinal, a proteína é o principal nutriente que atua na construção dos músculos, sendo essencial para quem treina pesado.

Então, de nada adianta você treinar pesado se não tem uma alimentação rica em proteína para compensar essa energia perdida no treino.

Se você não consumir uma quantidade boa de proteína durante o dia, você irá na verdade queimar massa muscular durante o seu treino, e isso não é bom.

Afinal, nós, seres humanos, não conseguimos todas as fontes de aminoácido naturalmente no nosso corpo, por isso temos que procurar fontes de proteína para consumirmos os famosos aminoácidos essenciais.

Entretanto, como tudo é preciso ter equilíbrio. Assim como a falta de proteína pode ser um problema, afetando o seu desenvolvimento, o seu excesso pode desequilibrar o seu pH e levar até a problemas de cálculos renais.

Por isso, a quantidade consumida de proteína na sua alimentação diária vai depender muito do seu corpo, do seu treino, do resto da sua dieta e do seu objetivo com ela. Então, consulte um nutricionista para saber a quantidade ideal para você.

São muitas as opções de fonte de proteína animal que temos no mercado. Abaixo, listamos as mais ricas e que não devem faltar na sua dieta.

1. Carne magra:

Essa carne vermelha é rica em proteína, e um dos seus principais benefícios é que não possui muito teor de gordura, sendo completa para a sua dieta.

Além disso, é rica em ferro, vitamina B12 e muitos outros nutrientes. Tendo mais benefícios e sendo menos agressivas ao nosso corpo, e ao nosso organismo em geral.

São carnes magras:

  • Filé mignon;
  • Lagarto;
  • Coxão duro;
  • Coxão mole;
  • Maminha de alcatra;
  • Alcatra;
  • Patinho;
  • E músculo.

2. Carne branca:

O filé de frango é um dos preferidos para quem está fazendo um treinamento pesado, buscando o fortalecimento muscular.

Pois, ela é mais barata, mais simples de se preparar e ainda, tem pouquíssima quantidade de gordura, sendo excelente para quem quer queimar gordura.

Além disso, é rica nas vitaminas B3 e B6, auxiliando na prevenção de doenças degenerativas e melhorando o funcionamento do nosso sistema cardiovascular.

A dica é consumir o peito de frango sem a pele, você consegue achar dessa maneira no mercado só.

Assim, as calorias presentes no frango serão praticamente todas de proteína.

3. Peixe e frutos do mar fontes de proteínas:

Muitos adeptos da academia e de uma dieta saudável rica em proteína já colocam o peixe em todas as suas refeições praticamente.

Pois, eles são ricos em gordura boa e ricos também em proteína. Entre os principais, podemos destacar:

  • Atum;
  • Salmão;
  • Sardinha;
  • E tilápia.

4. Fontes de proteína vegetal:

fontes-de-proteinaMuitas pessoas optam por não consumir proteína animal e, independente do motivo, são muitas as opções para substituir a fonte de proteína animal.

Entre elas, temos:

  • Soja;
  • Grão de bico;
  • Quinoa;
  • Lentilha;
  • E amêndoa.

Todos esses alimentos são ricos em proteína e podem ser feitos das mais variadas maneiras para você variar o seu cardápio.

Leite

O leite é, sem dúvidas, um dos alimentos mais nutritivos que existem para a nossa alimentação.

Infelizmente, boa parte da população tem intolerância a esse alimento. Entretanto, se você não for uma dessas pessoas, ele é uma ótima fonte de proteína para a sua alimentação.

Queijo

São muitos os tipos de queijo que são ricos em proteína, exatamente por serem derivados do leite.

Porém, alguns são muito gordurosos, e se você está de dieta deve focar apenas em alguns, são eles:

  • Minas;
  • Cottage;
  • Ricota.

Iogurte

O iogurte certo para quem deseja aumentar a fonte de proteína na dieta é o grego, pois ele é mais denso e rico em nutrientes essenciais para o nosso organismo.

Portanto, escolha um que não tenha açúcar e coloque no seu lanche, ou até mesmo no café da manhã.

5. Ovos:

Com certeza quando você pensa em uma dieta rica em proteína, o ovo vem logo na sua cabeça. E não é à toa.

Pois, é considerado um superalimento, sendo assim um alimento muito completo para quem deseja uma dieta equilibrada.

Mas, principalmente para quem deseja perder peso e atingir a hipertrofia muscular, pois possui um alto índice de proteína.

Além disso, ele é rico também em diversas vitaminas, minerais e ácidos graxos, sendo uma excelente escolha para a sua principal refeição do dia.

Sendo assim, a melhor opção para quem está querendo definir o corpo é o ovo cozido, por não precisar de nenhum tipo de óleo. Em um ovo cozido você encontra 6 gramas de proteína.

6. Suplementos como fontes de proteína:

Por último, mas não menos importante, não podemos deixar de lado os suplementos proteicos, que são cada vez mais populares.

Sem dúvidas, o mais popular que temos hoje em dia é o whey protein, que ajuda muitas pessoas na síntese proteica, melhorando o ganho de massa muscular.

Mas, são muitas as opções que encontramos nas lojas de suplementos. Entretanto, procure o seu nutricionista para ele lhe indicar o melhor para você.

Conclusão

fontes-de-proteinaEntão, agora você sabe todas as principais fontes de proteína para fazer uma dieta equilibrada buscando o ganho de massa muscular.

Mas, para que a sua dieta realmente faça efeito, o ideal é buscar um nutricionista para montar uma alimentação de acordo com a sua rotina e o seu treino.

E aí, esse artigo tirou as suas dúvidas? Se sim, compartilhe também com seus colegas.

Avatar
Escrito por Lincoln Oliver