Periodizar Treino Ou Não Veja O Que É Melhor e Porquê

Com certeza já deve ter ouvido da importância de planejar treinos. Mas, você sabe a de se periodizar treino?

Muitos já ouviram falar nesse termo, mas não sabem exatamente o que é isso.

Entretanto, para que isso seja possível, você deve entender a importância de se planejar. Ou seja, qual o seu objetivo com esse treino? Onde você quer chegar com o seu corpo?

Definido isso, podemos começar a falar de periodização do treino. Então, para entender tudo sobre o assunto, continue lendo o artigo pois iremos explicar como fazer a periodização e seus benefícios.

O Que É Periodizar Treino?

musculação-uma-vez-na-semanaPara entender o que é periodizar treino, você precisa entender a importância de planejar bem o seu treino e a sua rotina.

Afinal, cada pessoa tem um objetivo final com o seu treino, alguns buscam emagrecimento, outros buscam a hipertrofia.

Então, os seus treinos não serão iguais. De acordo com seu objetivo, você deve administrar as diferentes fases do seu treinamento, organizando ele diariamente.

Assim, você terá os melhores resultados possíveis. Em geral, periodizar treino é estabelecer um objetivo e depois traçar métodos e planos, a curto, médio e longo prazo, para alcançá-lo.

Então, é literalmente você montar um planejamento semanal, mensal ou até mesmo anual, com o seu treino, incluindo também sua alimentação, tudo para atingir o seu objetivo.

Para que periodizar treino serve?

É uma maneira de melhorar o desempenho do atleta. Pois, quando você treina, o seu organismo passa por várias modificações, para se adaptar ao exercício, certo?

Enquanto o seu corpo está se adaptando, ele está sendo exigido mais esforço, e é aí que vemos os principais resultados.

Entretanto, com o tempo o seu corpo se adapta e entra em fase de estagnação, não reagindo mais aos estímulos do mesmo treino.

Portanto, você deve ter no seu planejamento mudanças importantes e necessárias para que o seu corpo não entre nunca em fase de estagnação.

Resumindo, periodizar treino é organizar todas as etapas do seu treinamento, em um calendário, de acordo com o seu objetivo.

Sendo assim, para cada espaço de tempo, você terá uma meta a atingir e um treino montado especificamente para isso, para no final, atingir o objetivo principal.

Então, esse planejamento impede a estagnação, e aumenta a eficiência do seu treino, trazendo mais facilmente os resultados esperados.

Como Devo Periodizar Treino?

musculação-uma-vez-na-semanaAntes de mais nada, você precisa entender que o seu treino pode ser periodizado, tanto para curto, médio e longo prazo.

Para isso, você deve estabelecer objetivos diferentes para tempos diferentes, levando em consideração a sua disponibilidade e rotina.

Em geral, o seu treino pode ser dividido em macrociclo, mesociclo e microciclo. O macrociclo é a fase onde você irá estabelecer os seus objetivos gerais, ou seja, o que você deseja atingir no final de todo o treinamento.

Então, você começa a pensar e planejar o mesociclo. Pois, em geral, o macrociclo é um ano, com 4 mesociclos.

Portanto, para cada mesociclo você terá um tipo de treino, de acordo com objetivos a médio prazo, que deverão ser etapas para você atinja o seu objetivo final.

Ainda, dentro de cada mesociclo, você pode separar o seu treino em microciclo, que seria mais um menos um mês, ou até menos do que isso.

Em geral, esse planejamento é feito quando você deseja aperfeiçoar algum exercício ou técnica específica, então você faz esse planejamento.

Mas, dentro desses ciclos, existem ainda diferentes tipos de periodização para que você atinja o seu objetivo final.

Então, como montar o seu treino? É na verdade bem simples. Você deve, antes de mais nada, levar em consideração a sua rotina.

Dentro da sua rotina, de preferência com a ajuda de um profissional, monte o seu treino, pensando no seu objetivo.

Sendo assim, não esqueça também de montar uma alimentação apropriada, de acordo com o seu treino e a sua periodização.

Afinal, cada fase irá exigir uma parte diferente, e em intensidade diferente, exigindo também uma alimentação correspondente.

Portanto, separamos as principais maneiras de periodizar treino, para obter os resultados procurados.

1. Treino Clássico:

Esse é o modelo mais tradicional que existe de periodização. Ele se baseia em três fases para o seu desenvolvimento físico completo.

A primeira fase é a fase preparatória. Nesse momento, você deve fazer uma preparação geral do seu corpo, e também exercícios específicos para o seu objetivo.

Então, depois de algumas semanas preparado, você poderá passar para a fase competitiva, utilizada muito por atleta.

Mas, independentemente de ser atleta, é o momento de intensificar o seu treino, para atingir o máximo de desempenho.

Então, depois você deve diminuir a intensidade do seu treino, para dar um descanso, reduzindo a intensidade e trocar o treino.

2. Treino Pendular:

Esse tipo de treino tem esse nome porque trabalha com vários microciclos, que juntos levam a um resultado a longo prazo.

Assim, cada microciclo é formado por treinos gerais e específicos. A ideia é que você alterne entre esses dois tipos de treino, para manter o corpo sempre trabalhando, nunca descansando e nunca estagnado.

3. Treino Modular:

Esse é um tipo de treino mais específico, pois, ao contrário dos dois anteriores, não há uma fase de treino geral.

Todo o seu treino já será focado para o seu objetivo específico. Então, você irá periodizar treino, com diferentes etapas para melhorar o seu desempenho, focando onde você quer melhorar.

É um treino interessante para atletas ou para pessoas que queiram treinar especificamente uma parte do corpo, focando todo o seu treino para desenvolver essa habilidade ou região.

Conclusão

musculação-uma-vez-na-semanaEntão, agora você já sabe como periodizar treino e porque essa é a melhor maneira de atingir os seus objetivos.

Deixando o seu corpo sempre estimulado, é uma maneira de evitar a estagnação do crescimento muscular que acontece muito.

Portanto, se você está interessado, pense no seu objetivo final e procure um profissional para que ele lhe ajude a montar o seu treino.

E aí, esse artigo lhe ajudou? Se sim, deixe aqui o seu comentário.

Avatar
Escrito por Lincoln Oliver