refeições anabólicas

Você sabia que existem maneiras de melhorar os resultados dos seus treinos e conseguir o corpo que deseja por meio do que você come? Uma alimentação saudável é fundamental e as refeições anabólicas podem ajudar a aumentar a qualidade dos seus exercícios e, consequentemente, a sua resistência.

Praticar atividades físicas é muito importante para a vida desde que com o acompanhamento de um instrutor qualificado. Isso porque além de melhorar o seu condicionamento, os exercícios promovem bem-estar e saúde. Eles ajudam a elevar a autoestima e ter mais energia para que você possa enfrentar a rotina do seu dia a dia.

É fundamental entender as principais vantagens que uma dieta equilibrada pode trazer. Os alimentos que compõem as refeições anabólicas geralmente são ricos em proteínas e gorduras boas que ajudam no crescimento muscular. Assim, quanto mais você se dedicar a manter uma dieta adequada e fazer alguma atividade melhor serão os resultados.

Mas lembre-se de que qualquer exercício deve ter acompanhamento de um profissional para que o corpo não seja prejudicado. Com isso você vai conquistar:

  • melhora no funcionamento metabólico;

  • ajuda na hipertrofia muscular, ganhando massa magra e músculos maiores;

  • diminuição do colesterol ruim e aumenta o nível de HDL;

  • proteção contra doenças cardíacas;

  • circulação sanguínea mais adequada.

Para que você possa conhecer mais sobre esse assunto, separamos algumas refeições anabólicas que podem ser acrescentadas no seu cardápio. Continue com a leitura e confira nossas dicas abaixo!

1. Óleo de semente de linhaça

O óleo de linhaça é rico em proteínas e em gorduras saudáveis. Ele fornece sensação de saciedade, ajudando no emagrecimento e é uma ótima dica de complemento para shakes proteicos, pois diminui a absorção do pó pelo organismo.

Além disso, é um excelente anti-inflamatório natural que contribuí para a manutenção da saúde do corpo. Ele é capaz de reduzir dores e inchaços que podem ser causados por fadigas e lesões do pós-treino. Por ser extraído da planta do linho, o óleo permite que não só a musculatura seja beneficiada, mas também todo o corpo, melhorando a aparência e permitindo cabelos e pele mais bonitos.

Ele ainda possui uma concentração adequada de ômega 3 que ajuda a evitar doenças do coração e outras enfermidades que podem acontecer ao longo da vida. Para consumi-lo é simples: basta acrescentar uma quantidade nutricional adequada em pratos ou bebidas naturais, conforme o seu gosto.

2. Semente de chia

A semente de chia é um dos alimentos mais nutritivos e benéficos da atualidade. Isso porque ela tem uma quantidade de fibras que é ideal para o bom funcionamento do organismo. Ainda contém proteínas e ácidos graxos ômega 3, se tornando, também, um poderoso antioxidante. O seu consumo ajuda a eliminar gordura localizada, tonificando toda a musculatura e protegendo o corpo contra possíveis problemas.

Os músculos crescem devido ao teor de proteína e a retenção de líquidos que ocorre, facilitando a formação de massa magra. A chia também contém carboidratos com baixo índice glicêmico que podem ser consumidos diariamente.

O efeito pode ser maior se a linhaça for ingerida após o treino, pois ela contribui para a recuperação dos tecidos após grandes esforços. Para quem deseja perder alguns quilos, a semente pode ajudar, desde que seja acompanhada com outros alimentos naturais que não causem danos à saúde.

Além de todos os benefícios para o corpo, ela aumenta a imunidade e protege a pessoa contra muitas patologias, incluindo a diabetes. Uma rica fonte de saúde, que pode ser misturada com outros alimentos como frutas e iogurtes.

3. Ovos com abacate

O ovo é sempre muito recomendado para quem treina. A sua proteína ajuda a obter os efeitos esperados, tonificando os músculos. Só a clara tem 50% das necessidades diárias de vitamina B2, e sua gema ainda possui minerais e lipídios que são reforços para quem pratica exercícios. O ovo conta com um aminoácido chamado leucina que além de desenvolver a musculatura, reduz a massa gorda.

Já o abacate é uma das frutas que mais oferece vantagens para atletas. Por causa da quantidade de potássio, ele permite que os músculos se recuperem após o treino, reduzindo a fadiga e as dores que podem surgir.

Unindo esses dois alimentos, você terá uma refeição anabólica potente capaz de ampliar seus resultados e torná-lo mais rápido.

4. Whey protein com pasta de amendoim

O whey protein talvez seja o suplemento mais consumido por esportistas. Existem várias marcas e o preço pode ser variado, contudo, as vantagens costumam ser as mesmas e a melhora da condição física é comprovada, proporcionando um aumento significativo da musculatura. Ele contém muitos aminoácidos essenciais para uma boa dieta e quando é complementado com a pasta de amendoim, se torna um produto mais completo.

As gorduras que são encontradas nessa pasta possibilitam um desenvolvimento maior dos músculos. Ela contém vários nutrientes que ajudam a melhorar a qualidade de vida, como: biotina, ácido fólico, manganês, vitamina E e magnésio. Por ser muito calórica, ela deve ser consumida de forma controlada para que não haja um aumento de peso corporal.

Apesar de ser o desejo de muitas pessoas, o ganho de peso deve ser feito por meio do aumento de massa magra. Quando esses alimentos passam a ser ingeridos e atividades são praticadas, o efeito pode ser surpreendente e mais apropriado.

5. Iogurte grego

Ao contrário do que muitas pessoas podem acreditar, o iogurte grego não é apenas uma alimentação saborosa. Ele tem muitas propriedades que são necessárias para qualquer um que costuma realizar treinamentos de hipertrofia.

Ele é cheio de culturas vivas que ajudam na motilidade e na digestão, além tem um teor alto de proteínas. Assim, esse alimento se torna indispensável para quem deseja tonificar o corpo, sem ganhar gorduras indesejadas. Ao acrescentá-lo em seu cardápio, você terá uma fonte saudável que trará saciedade, sem excesso de calorias.

Por meio dessas cinco refeições anabólicas, você pode conquistar uma alimentação saudável, com propriedades que mantém a saúde de todo o organismo. Sem dúvidas elas irão ajudá-lo no crescimento da massa magra e na definição corporal. Aproveite para complementar essas receitas com exercícios que ajudam a diminuir a silhueta e conquiste o corpo dos seus sonhos ainda mais rapidamente.

 

refeições anabólicas

 

 

Fernando Sardinha
Escrito por Fernando Sardinha