shape bom

Ter um shape bom é um dos sonhos da maioria das pessoas. Dietas e atividades físicas são só uma parte da rotina de quem deseja ficar em forma, e isso não é muito fácil de se conseguir, pois exige um pouco de garra e disciplina. Mas não significa que seja impossível.

Alguns sacrifícios são imprescindíveis, mas também que o exagero não é a solução. Muita gente acha que, para que isso se torne realidade, é essencial abrir mão da vida social e das coisas de que se gosta. O que não é bem verdade.

É possível ter um corpo sarado sem a obrigatoriedade de manter uma vida totalmente regrada. E nós te mostraremos como! Continue lendo o post e descubra!

Mantenha uma rotina equilibrada

Não só em relação às dietas e aos exercícios, mas em todos os segmentos da vida é necessário que tenhamos equilíbrio entre as nossas ações e os nosso objetivos. Além do mais, como dissemos, é necessário que haja um pouco de disciplina sim, mas nada em excesso ou de forma exagerada é bom para o nosso corpo — tampouco para a mente.

Por isso, é tão importante saber conciliar a sua vida social com a meta de de ter um shape bom. De nada adianta ter aquele corpo maravilhoso se, por esse mesmo motivo, você se tornar uma pessoa triste e solitária.

Durante a semana, por exemplo, é importante manter o foco na rotina, mas nos finais de caso prefira descansar ou mesmo praticar alguma atividade física mais leve pode ser uma boa pedida.

E não abra mão da sua vida social! Faça também algo que te divirta, como sair com os amigos, passear, assistir a um filme ou séries… Você pode fazer com que isso seja justamente a recompensa por ter seguido a semana certinho. Que tal? Assim você se sentirá motivado a não sair da linha.

Isso é importante para que você não se torne um bomba-relógio prestes a explodir, já que o excesso de rigidez e a nossa falha diante da resistência à mudança acabam nos tornando pessoas frustradas.

Tenha regularidade nos treinos para alcançar um shape bom

Os treinos diários são de grande importância para que se alcance um shape bom, ou seja, é recomendado que você mantenha uma constância na prática das atividades físicas, evitando faltar algum dia.

Sabe quando estamos extremamente cansados e sem nenhuma vontade de ir treinar? Bem, vá mesmo assim!

Isso é muito comum de acontecer quando passa aquela empolgação inicial do cronograma. Pegue mais leve, mas não quebre a rotina da semana. Com o tempo, aquilo se tornará um hábito, parte tão normal do seu dia que você até se sentirá meio incompleto quando não praticar alguma atividade física.

É importante lembrar que para um bom resultado é necessário 70% de treino e apenas 30% de dieta.  Ou seja, uma atividade física bem feita, com a intensidade ideal de treino, já muda bastante o seu físico. Assim, quanto mais massa magra você tiver, mais fácil e menos restritiva precisará ser a dieta.

shape-bom

shape-bom

Conserve uma alimentação balanceada

Quem quer ter um shape bom e muita disposição deve saber que a alimentação influencia diretamente os resultados do seu treino. Podemos afirmar, ainda, que, principalmente na musculação, o resultado será visível mais rapidamente caso você adote uma alimentação balanceada.

Leia também: Afinal, como ter o corpo perfeito?

Pessoas que praticam atividades físicas e buscam um corpo sarado devem investir em uma dieta farta em proteínas. Isso porque são elas que ajudam na reconstrução muscular, acelerando o processo de ganho de massa magra — os tão desejados músculos.

O simples fato de incluir as proteínas já ajuda bastante a conquistar um shape bom. Elas são muito comuns nos alimentos que consumimos no dia a dia e podem ser facilmente encontradas nas carnes, no leite, no queijo e nos ovos.

É recomendado, também, que você consuma apenas um tipo de carboidrato por refeição. Por exemplo, não coma arroz e batata ou macarrão na mesma refeição. Ao escolher os carboidratos também é indicado que você substitua a batata inglesa pela batata-doce, que possui menor índice glicêmico.

Procure um nutricionista

E é pelo motivo citado acima que afirmamos como é importante consultar um profissional especializado em nutrição. Mas não se desespere! Os nutricionistas costumam elaborar dietas baseadas na sua rotina e no seu estilo de vida.

Dessa maneira, você pode pedir uma dieta não tão radical como as que costumamos ver nas redes sociais das blogueiras. O mais importante é seguir todas as recomendações, de modo que, mesmo que demore um pouco mais de tempo, você consiga o resultado pretendido sem precisar levar um vida extremamente restrita.

Evite alimentos e bebidas muito calóricos

É importante, também, que você evite os refrigerantes, já que eles têm uma quantidade absurda de açúcar, e as frituras, por causa da gordura.

As bebidas alcoólicas também são grandes vilãs. Elas provocam o que chamamos de catabolismo, que significa, basicamente, que boa parte da massa magra que você conseguiu ganhar durante a semana será perdida quando ingerir a bebida alcoólica.

Beba bastante água

A maior parte dos médicos e também a mídia divulgam muito a importância de manter-se hidratado durante todo o dia, já que o corpo humano é composto, majoritariamente, por água.

É importante que você beba entre dois e três litros de água por dia. Se possível, beba 500 ml logo ao acordar, ainda em jejum, pois isso funciona como uma espécie de “despertador” para o seu corpo. Beber um copo de água antes das refeições também ajuda a se sentir mais saciado e, consequentemente, comer só o suficiente.

Ademais, a água, assim como as proteínas, tem uma função importante na recuperação dos músculos e no ganho de massa magra.

Como você pôde perceber, é possível sim manter um equilíbrio entre a dieta, os treinos e a vida social, sem precisar se privar das coisas de que gosta. Ser muito radical acaba afetando a sua vontade de continuar com a dieta e os exercícios, já que o seu cérebro entende que essa rotina tem como consequência a privação de tudo o que te agrada.

Mantenha o foco na dieta e nos exercícios sem esperar um resultado imediato. Saber dosar as coisas é o grande segredo para um shape bom e uma vida saudável, equilibrada e mais feliz.

Agora que você já leu as melhores dicas para ter um shape bom, compartilhe com seus amigos nas redes sociais!

shape-bom

shape bom

Fernando Sardinha
Escrito por Fernando Sardinha