Musculacao_Influencia_No_Processo_De_Emagrecimento

Você sabia que a musculação influencia no processo de emagrecimento e que essa atividade faz toda a diferença para quem deseja perder peso e ficar em forma?

Isso mesmo! Muita gente acha que para alcançar o peso ideal basta apenas manter uma dieta rigorosa. No entanto, pensar dessa forma é um grande erro.

Para eliminar a gordura de maneira saudável e eficiente, de modo que você não sofra com o efeito sanfona, é importante alinhar o seu cardápio a um treino adequado de musculação. E nesse post nós vamos mostrar o porquê. Confira!

Veja também: Produtos naturais para o Emagrecimento.

Musculação Influencia No Processo De Emagrecimento? Entenda De Que Forma A Musculação Influencia No Processo De Emagrecimento

Musculacao_Influencia_No_Processo_De_Emagrecimento

A musculação influencia no processo de emagrecimento de várias maneiras. E abaixo citamos algumas delas. Confira:

A Musculação Promove A Queima Das Reservas De Gordura

Durante os exercícios de musculação o seu corpo precisa buscar fontes de energia. E geralmente apenas a alimentação pré-treino não é suficiente.

Logo, ele passa a queimar as reservas de gordura, principalmente da região do abdômen e glúteos. E o melhor de tudo é que essa queima continua mesmo depois da finalização do treino.

O seu metabolismo passa a ficar mais acelerado, ajudando assim na perda de peso.

Ajuda A Transformar A Gordura Em Glicogênio

Mais uma das formas que a musculação influencia no processo de emagrecimento é que ela transforma a gordura em glicogênio. E para entender como isso é essencial no emagrecimento, é preciso saber como os músculos gastam energia.

Quando você malha o seu corpo utiliza o glicogênio para ter energia para a execução dos movimentos. Logo, quando você malha com mais intensidade, mais glicogênio é necessário.

Uma vez que você gasta esse estoque, o organismo irá tentar repor todo o glicogênio muscular.  E para isso, ele irá queimar a gordura presente nos tecidos.

Então, enquanto você estiver praticando os exercícios físicos o seu corpo irá usar a gordura para ter energia. E posteriormente, quando você estiver em repouso, o seu corpo irá transformar a gordura em glicogênio para contribuir com o processo de hipertrofia.

E quanto mais músculos você tiver, mais desse componente será necessário. Consequentemente, mais gordura você irá queimar, potencializando assim o emagrecimento.

Evita que a gordura se acumule

Quando o assunto é emagrecer, uma das maiores dificuldades da maioria das pessoas é lidar com a gordura localizada. Isso porque, ela acaba formando reservar em regiões como o abdômen e os glúteos que são muitos difíceis de serem esvaziadas.

E um dos motivos da musculação influencia no processo de emagrecimento é que ela ajuda a evitar que isso aconteça. Durante os exercícios, como você precisa de energia constantemente, as gorduras acabam sendo quebradas, inclusive essas que tendem a se acumular.

Por conta disso, você não irá sofrer com os temidos pneuzinhos ou gordurinhas. Elas serão queimadas rapidamente através dos exercícios de musculação.

Potencializa Os Exercícios Aeróbicos

Mais um dos motivos que explica o porquê a musculação influencia no processo de emagrecimento é que ela potencializa os exercícios aeróbicos. Isso porque ela tende a aumentar o gasto calórico do dia a dia, principalmente a longo prazo.

Mesmo depois que você finaliza o treino, o seu corpo continuará a queimar calorias. É como se o seu metabolismo mantivesse uma velocidade mais acelerada de forma constante.

Consequentemente, quando você for fazer os seus exercícios aeróbicos, seu metabolismo ficará ainda mais potente. Por conta disso, inclusive, que muitas pessoas tendem a associar essas duas modalidades.

Quais Exercícios Da Musculação Usar Para Potencializar O Emagrecimento?

Musculacao_Influencia_No_Processo_De_Emagrecimento

Agora que você sabe como a musculação influencia no processo de emagrecimento, vamos dar algumas dicas de exercícios que você pode incluir nos seus treinos para potencializar a perda de peso.

Burpee

O burpee é considerado um dos melhores exercícios para quem deseja perder peso e também aumentar o condicionamento físico. Isso porque ele é multi-articular. Ou seja, consegue trabalhar diferentes grupos musculares ao mesmo tempo.

Você deve iniciar se deitando de barriga para baixo para fazer uma prancha. Em seguida, dobre os joelhos como se fosse levantar, e ao elevar o seu corpo já de um salto, voltando a se deitar logo em seguida.

Um dos diferentes desse exercício é que você pode potencializar de várias maneiras. Uma delas é manter a posição de prancha por alguns segundos.

Burpee Com Deslocamento

O burpee com deslocamento também é uma excelente alternativa para quem deseja emagrecer e ao mesmo trabalhar os músculos inferiores de forma mais eficiente. Ele também pode ser ideal para quem deseja trabalhar a coordenação motora.

O movimento vai ser praticamente o mesmo. A única diferença é que na hora de saltar você não fará isso no mesmo lugar.

Você deverá saltar para frente, ainda com os joelhos confeccionados, como se fosse um movimento de sapo. Esse impulso para frente fará toda a diferença nos membros inferiores.

Abdominal Oblíquo E Ponte Com A Perna Cruzada

Os exercícios de Abdominal Oblíquo e Ponte com a Perna Cruzada também são excelentes para quem deseja emagrecer. Eles são mais complexos então o ideal é fazer quando você já tiver mais prática.

No Abdominal Oblíquo você fará praticamente o mesmo movimento de elevação do tronco. A diferença é que enquanto você mantém as mãos atrás da cabeça, você tentará encostar o seu cotovelo no joelho oposto.

O ideal é que você intercale os movimentos para assim trabalhar as duas laterais de maneira uniforme. É importante respeitar os limites do seu corpo, principalmente para quem está começando.

Já no caso da Ponte com a Perna Cruzada, você fará o movimento de ponte convencional, mas, mantendo uma das pernas dobradas em cima da que está estendida. Isso irá trabalhar muito os membros inferiores, bem como o core, que é a musculatura que fica ao redor de toda região do tronco, na linha da coluna lombar.

É ela que ajuda a dar sustentação a outros exercícios, principalmente superiores. Então fortalece-la é essencial.

Agora que você já sabe como a Musculação Influencia No Processo De Emagrecimento, não deixe de procurar um personal trainer. Ele te dará todas as orientações necessárias para potencializar os seus resultados e te ajudará a criar um cronograma de exercícios realmente eficaz.

 

 

 

 

 

 

Musculacao_Influencia_No_Processo_De_Emagrecimento

Fernando Sardinha
Escrito por Fernando Sardinha