Exercícios Com Bandas Elásticas De Resistência Para O Bíceps

Você já incluiu exercícios com bandas elásticas de resistência para bíceps no seu treino? Se não, está esperando o que?

Hoje em dia, a maioria dos treinos incluem exercícios com bandas elásticas, e não é a toa. Pois, traz muitos benefícios para o seu treino.

É uma maneira de fortalecer os seus músculos, diferente do que estamos acostumados. Afinal, normalmente utilizamos peso ou até mesmo o peso do próprio corpo.

Nesse caso, o que nos dará força e fará com que o nosso músculo trabalhe é a resistência oferecida pelo elástico.

Então, continue lendo para saber o que é a banda elástica e para que elas servem.

O Que São e Para Que Serve Os Exercícios Com Bandas elásticas?

bandas-elasticas-de-resistencia-para-bícepsUm dos melhores acessórios de treinamento são as bandas elásticas. Mas, afinal, o que são as bandas elásticas?

Originalmente, as bandas elásticas surgiram para treinar atletas que estavam em período de reabilitação.

Com o tempo, foram modificadas para que fossem utilizadas para melhorar o condicionamento físico geral.

Então, hoje em dia são faixas elásticas que você pode encontrar em qualquer loja de artigo esportivo.

Além do baixo custo, serve para fazer diversos exercícios, trabalhar vários músculos e é útil para iniciante e até mesmo para pessoas que treinam há mais tempo.

Sendo assim, pode ser utilizada para:

  • Aumentar a resistência física;
  • Reabilitar o corpo;
  • Ou fortalecer os músculos.

Muitos exercícios utilizam a faixa elástica por ser um excelente desafio para os nossos músculos e sempre trazer resultados.

Ela é muito utilizada para trabalhar músculos pequenos, que também são conhecidos como estabilizadores.

Isso é muito importante, pois os principais exercícios de musculação trabalham apenas os grandes músculos.

Existem vários tipos de bandas elásticas e cada uma é ideal para um exercício e objetivo. Ela pode variar de acordo com o nível de resistência.

Ou seja, existem bandas elásticas leves, que são menores e mais finas, levanto uma resistência de até 10 kg, e bandas longas e grossas que podem trazer uma resistência de até 90 kg. Além disso, ela pode variar em formato e tamanho:

  • Faixas circulares
  • Elásticos extensores

Ainda, alguns lugares separam a resistência das bandas elásticas por cor. Mas, não é padronizado, então é melhor consultar a resistência certa antes de comprar o acessório.

Benefícios de exercícios com bandas elásticas

Um dos melhores benefícios dos exercícios com bandas elásticas é que eles podem ter mil funções.

A variedade de exercícios que podem ser feitos utilizando a faixa elástica é imensa. Por isso, é um acessório muito útil que você pode levar para todos os lugares.

Ainda, como já foi falado, um dos seus objetivos é trabalhar músculos menores, melhorando a sua força e a sua resistência, aumentando a sua massa muscular.

Além disso, a banda elástica também é muito utilizada para exercícios que tem como objetivo aumentar a sua flexibilidade, auxiliando na hora do seu alongamento.

Mas, talvez, o seu maior benefício seja servir como apoio para os seus membros. Com isso, é um exercício que evita lesões musculares.

Quais Exercícios Com Bandas Elásticas Para Bíceps Devo Fazer?

bandas-elasticas-de-resistencia-para-bícepsEntão, quais exercícios com bandas elásticas para bíceps podemos fazer? Quais são os mais comuns e quais são os melhores?

Como já foi dito, há uma enorme variedade de exercícios e possibilidades quando estamos falando da faixa elástica.

Você pode utilizar a faixa elástica como um treino de força completo, fazendo de 3 a 5 exercícios com a faixa.

O número de séries e de repetições irá depender do seu objetivo e da sua forma física. O ideal é consultar um profissional.

Mas, você também pode utilizá-la para aquecer e ativar um grupo muscular. Irá depender do objetivo do seu treino.

Porém, alguns exercícios são fundamentais em todo treino. Por isso, fizemos uma lista com os melhores, e mais completos, exercícios com bandas elásticas.

1. Flexão de bíceps:

Flexione os joelhos e pise no elástico. Mais ou menos no seu meio. Assim, pegue cada extremidade com uma mão e as deixe viradas para a sua frente.

Então, com os seus braços na frente do seu tronco, os flexione. Assim, leve o elástico até os ombros e depois volte a posição inicial.

2. Rotação externa de ombro:

Coloque a faixa em torno dos seus pulsos e dobre os seus cotovelos. Ainda, mantenha os seus cotovelos próximos ao seu corpo.

Então, mova os seus antebraços para fora, esticando e alongando a banda elástica. Enquanto isso, gire também as palmas das mãos.

Virando assim o punho para cima quando o elástico tiver esticado. Depois, retorne à posição inicial.

3. Rosca bíceps:

Para esse exercício você deverá sentar em um banco ou até mesmo um degrau. Então, passe a banda elástico por debaixo do seu joelho direito, e segure a outra ponta do elástico com a mão direita.

Portanto, puxe o elástico até a altura do seu ombro direito, ao trazer a mão para cima. Assim, você alonga o elástico e supera a sua resistência.

Preste atenção para deixar a parte superior do braço estática durante o exercício, mantendo o cotovelo próximo ao corpo. Depois, desça e retorne a posição inicial e troque de braço.

4. Extensão de tríceps:

Nesse exercício você irá trabalhar além dos bíceps, o tríceps. Para isso, segura o elástico com as duas mãos e dobre os cotovelos.

Então, coloque o cotovelo direito acima da cabeça. Deixando então o antebraço direito paralelo ao chão.

Com isso, a mão esquerda deve ficar em frente ao ombro esquerdo. Essa é a sua posição inicial. Portanto, estenda o braço direito até ficar totalmente esticado, alongando o elástico. Repita quantas vezes conseguir e depois troque de braço.

Conclusão

ConclusãoEntão, agora você já sabe para que servem as bandas elásticas e quais são os principais exercícios para o bíceps.

Mas, lembre-se que esse acessório pode ser utilizado para diversos músculos, e as possibilidades são infinitas.

Apesar de serem exercícios de baixo risco de lesão, é necessária muita atenção e, de preferência, acompanhamento de algum profissional.

Portanto, está esperando o que para incluir um exercício com banda elástica no seu treino?

Deixe aqui nos comentários as suas dúvidas sobre o acessório, que iremos lhe ajudar.

Fernando Sardinha
Escrito por Fernando Sardinha