Diferentemente do que muita gente pensa, os treinos aeróbicos podem ser grandes aliados para quem deseja emagrecer e ganhar massa muscular ao mesmo tempo. Mas é preciso entender de que forma eles podem ser aplicados dentro do seu treinamento para gerar o efeito desejado.

O principal objetivo dos treinos aeróbicos é o ganho de resistência e a queima de gordura acelerada. Através dessa modalidade de exercício, o seu corpo pode se preparar melhor para as atividades de alta intensidade típicas da musculação.

Nesse artigo, você verá como incluir os treinos aeróbicos dentro da sua rotina, de modo que eles proporcionem a perda de peso e ganho de massa magra que você espera para o seu corpo.

Confira!

Como Os Treinos Aeróbicos Em Conjunto Com A Musculação Ajudam Na Definição Do Corpo?

Os treinos aeróbicos, juntamente com a musculação, são úteis para a definição muscular. Mas, para que entenda melhor essa relação, vamos explicar como esse tipo de treinamento atua diretamente no corpo.

As atividades aeróbicas, como andar na bicicleta elétrica ou na esteira, por exemplo, trabalham diferentes grupos musculares ao mesmo tempo, o que faz com que o seu corpo queime mais gordura, ao passo em que aumenta a resistência do seu corpo como um todo.

treinos aeróbicos

Além disso, os treinos aeróbicos também promovem uma melhora considerável em sua capacidade cardiorrespiratória, algo que é muito importante e que faz toda a diferença nos resultados obtidos durante a execução dos exercícios de musculação.

Resumindo, os efeitos gerados pelos treinos aeróbicos não só ajudam na perda de peso, como também contribuem para o ganho de massa magra quando praticados em conjunto com a musculação.

Como Usar Os Treinos Aeróbicos Em Conjunto Com A Musculação?

Uma coisa que você precisa entender é que os treinos aeróbicos por si sós não vão gerar o ganho de massa magra. Isso porque a intensidade dos exercícios aeróbicos não são o suficiente para estimular os músculos e promover a sua definição.

Logo, você precisa realizá-los em conjunto com a musculação. E existe várias formas de você fazer essa conexão durante os seus treinos:

·         Quantidade De Sessões

A primeira coisa que você precisa levar em consideração é a quantidade de treinos aeróbicos que precisa realizar no seu dia a dia. Como os exercícios aeróbicos são voltados para a queima acelerada de gordura, não é necessário fazê-los mais do que três vezes na semana.

Eles devem ser um complemento do seu treinamento semanal, mas nunca devem substituir ou tomar mais tempo que a musculação, principalmente se você também deseja ganhar massa muscular.

·         Tempo De Duração

Outro fator importante é o tempo de duração dos treinos aeróbicos. Assim como acontece na musculação, você não deve exagerar no tempo de execução dos exercícios aeróbicos. Isso porque, eles também têm um pico de queima de gordura que, se ultrapassado, pode acaba sendo prejudicial para o seu organismo.

Para quem deseja acelerar o metabolismo e queimar mais gordura o ideal é que as sessões de treinos aeróbicos não tenham mais que 30 minutos. Esse é o tempo suficiente para que o seu organismo se aqueça e já passe a se tornar uma máquina de queimar gordura.  

·         Treinos Aeróbicos Antes, Intercalados Ou Depois Da Musculação

Agora vamos a grande dúvida de quem deseja emagrecer e ganhar massa magra ao mesmo tempo. Os treinos aeróbicos devem ser feitos antes, intercalados ou depois da musculação?

Bom, a resposta é que as três formas estão corretas. Contudo, cada uma delas é indicada para casos específicos.

Para as pessoas que têm como principal foco o ganho de resistência para suportar melhor os treinamentos de alta intensidade, os treinos aeróbicos devem ser realizados antes da musculação.

Inclusive, essa é uma boa alternativa para quem ainda está iniciando e ainda não pegou o gosto por malhar. Isso porque, durante as atividades aeróbicas o seu corpo libera muita endorfina, o que gera a sensação de bem-estar e prazer, contribuindo para uma melhor adaptação a rotina de treinos na musculação.

treinos aeróbicos

Agora, se o seu foco atualmente é perder mais peso, e não ter cargas tão altas na musculação, os treinos aeróbicos intercalados com a musculação são uma boa alternativa. Nesse caso, o ideal é fazer de dois a três exercícios de musculação, e uns 15 minutos de aeróbicos.

Com isso, o seu ritmo cardíaco se manterá alto, fazendo com que o seu metabolismo queime ainda mais gordura. Contudo, tenha em mente que isso lhe deixará cansado mais rápido e que, obrigatoriamente, você terá que ter atividades de musculação menos intensas assim como cargas menores.

Todavia, se você tem como principal objetivo ganhar mais força e massa muscular, e perder peso pode ser uma meta secundária, os treinos aeróbicos devem ser feitos depois da musculação.

Quando você inicia com os exercícios de musculação, seus músculos já estão totalmente recuperados e com total energia. Dessa forma, você consegue levantar mais carga e fazer as atividades com mais intensidade.

Além disso, nesse momento você estará usando como principal fonte de energia o glicogênio, que é basicamente a glicose armazenada nos reservatórios de fácil acesso do organismo.

No momento que você passa para os treinos aeróbicos, o seu corpo passará a queimar gordura como fonte de energia, principalmente aquela de difícil queima, como a do abdômen. Logo, você conseguirá estimular o seu metabolismo e irá potencializar o emagrecimento.

Como Decidir Pelos Treinos Aeróbicos

Todas as decisões relacionadas ao seu treino devem ser tomadas em conjunto com o seu treinador. Afinal de contas, é ele quem poderá avaliar com cuidado todas as características do seu corpo e seus objetivos e indicar o que é melhor.

Por isso, é ele quem vai te dizer quando os treinos aeróbicos são ideais e como eles devem ser implementados na sua rotina. Nunca mude o seu treinamento por conta própria. Você pode acabar prejudicando os resultados ao invés de potencializar eles.

Os treinos aeróbicos podem sim te ajudar a emagrecer e ganhar massa magra ao mesmo tempo. Desde que sejam executados de forma correta e sempre sob a orientação de um profissional.  

Quer mais dicas como essas para melhorar seu rendimento e definição? Então confira também o nosso post sobre Os maiores erros que pode cometar na academia e que lhe impedem de atingir o crescimento muscular desejado!

 

 

Escrito por Klayse