Você não está conseguindo alcançar o crescimento muscular desejado? Parece que mesmo malhando pesado todos os dias, nada acontece? Então está na hora de ficar atento aos erros que você comete na academia.

Exatamente isso que você leu! Muita gente reclama da falta de resultados, mas se esquece de ficar atento a pequenos erros que podem impactar negativamente os seus resultados na academia. E não é só isso!

Pequenas falhas durante a malhação pode também interferir no seu rendimento dentro e fora da academia, gerando complicações não apenas nos seus treinos, mas também em sua qualidade de vida.

Pensando nisso, vamos mostrar nesse artigo alguns dos principais erros que você pode estar cometendo na academia, ainda que sem perceber. E o que fazer para evitá-los.

Confira!

 

Erros Que Você Comete Na Academia: Conheça Os Principais E Saiba Como Evitá-los

 

1.   Treinar Por Muito Tempo E Todos Os Dias

A maioria dos homens acredita que quanto mais tempo passam na academia, maiores serão os resultados.

erros que você comete na academia

Contudo, esse é um dos grandes erro. Isso porque os músculos apresentam um tempo específico para gerar resultado. Se você treina por muito tempo, ou todos os dias, acaba atrapalhando o crescimento muscular e o seu corpo para de mostrar resultados.

Tenha em mente que a sua musculatura não se desenvolve apenas no treino, mas também quando você está descansando. Além disso, se você ultrapassa o tempo médio de estímulo muscular, acaba queimando a massa magra que já existe ao invés de desenvolver mais.

Por isso, o ideal é que você não passe de 60 minutos nos treinos e que eles sejam feitos sempre com no intervalo de um dia.

2.   Não Respeitar O Tempo Para A Reconstrução Muscular

A reconstrução muscular é justamente o momento de descanso que falamos anteriormente. E um dos erros que você comete na academia, que pode estar interferindo no seu crescimento muscular, é o de não respeitar esse tempo.

Os exercícios praticados na academia, assim como em qualquer atividade física, promove o desgaste muscular. Agora, quando não é dado o devido descanso aos músculos, esse desgaste tende a ser prejudicial para o processo de reconstrução muscular, que nada mais é do que o processo de cicatrização dos músculos, onde eles se recuperam mais rápido, e com mais potência.

Além disso, quando você não respeita esse tempo, aumenta o risco de lesões, uma vez que os músculos não se recuperaram 100% para serem estimulados novamente.

3.   Levantar Peso De Forma Errada

Mais um dos erros que você comete na academia é levantar peso da forma errada. Na verdade, esse é um dos erros mais comuns e geralmente ele acontece porque os praticantes não buscam orientação profissional.

Acredite, fazer exercícios utilizando o peso errado, faz com que você aumente drasticamente o risco de fraturas e lesões, podendo deixar danos permanentes no seu corpo.

erros que você comete na academia

Por isso é indispensável a orientação de um profissional durante os seus treinos. Quando você estiver há algum tempo praticando e já souber exatamente como os movimentos devem ser feitos, é possível fazer tudo sozinho.

Mas até lá, não tenha vergonha de pedir para que o seu professor te mostre o tipo de peso, bem como os exercícios que precisa fazer para promover o seu crescimento muscular do jeito certo.

4.   Errar Na Intensidade Dos Exercícios

A intensidade também é algo muito importante nos exercícios para crescimento muscular. Se ela for alta demais pode gerar lesões e prejudicar seus treinos. Se ela for muito baixa, seus músculos não serão exercitados o suficiente.

Por isso, este é um dos erros que você comete na academia que não poderia ficar de fora dessa lista e que é importante ficar de olho. Ela deve aumentar de forma gradativa, para que os seus músculos sejam estimulados aos poucos.

Você também pode treinos que estimulem alta intensidade por um curto período de tempo, para usar o máximo de potência do seu corpo. O HIIT é um deles.

Independentemente do seu tipo de treinamento, ele sempre deve ser orientado por um profissional de educação física.

5.   Trabalhar Apenas Um Grupo Muscular

Treinar apenas um grupo muscular é prejudicial por dois motivos. Primeiro porque tonificando apenas determinados músculos do corpo, fazendo com que os demais grupos musculares não ofereçam a mesma definição e rendimento.

Em segundo lugar, se você exercitar o mesmo músculo todos os dias, não dará tempo para o processo de recuperação muscular, que é um fator essencial para a hipertrofia.

Por isso, o ideal é que você trabalhe sempre diferentes grupos de músculos, e mantenha um cronograma de treinos de 3 a 4 vezes por semana. Assim, além de trabalhar vários músculos ao mesmo tempo, também será possível dar tempo suficiente para o seu corpo se recuperar e estimular o crescimento muscular.

6.   Não Se Atentar A Coordenação Motora

Quando você se exercita, cria a chamada conexão músculo-mente. Basicamente, a sua mente consegue sentir os músculos sendo trabalhados, e não só o seu corpo. E isso é fundamental para a coordenação motora.

erros que você comete na academia

Quando você não consegue estabelecer essa conexão, seu treino acaba sendo prejudicado. Além de não sentir os músculos sendo trabalhado, fica mais fácil errar exercícios, principalmente aqueles que exigem movimentos compostos.

Para solucionar esse tipo de erro você deve começar trabalhando a conexão músculo-mente aos poucos. Inicie com exercícios que trabalhem músculos isolados e se concentre em como o seu corpo está reagindo, principalmente a respiração.

Com o tempo, os movimentos compostos se tornarão mais fáceis e a sua coordenação motora, bem como o seu foco irão melhorar consideravelmente.

7.   Não Atualizar Os Seus Treinos

Nós já citamos aqui no blog como a atualização de treinos é importante. A verdade é que depois de um tempo os músculos se acostumam com as cargas. Logo, o crescimento muscular para, pois não há mais o processo de recuperação muscular.

Por isso, de tempos em tempos você precisa modificar os seus treinos. O recomendando é que essa mudança ocorra a cada três meses, mas isso vai depender muito dos seus objetivos.

E o mais importante é que essa mudança seja orientada pelo seu professor. Nada de criar séries sem qualquer orientação. É necessário estudar o desempenho do seu corpo e o seu crescimento muscular para só então desenvolver um treino adequado.

Agora que já sabe quais erros que você comete na academia, não deixe de prestar mais atenção no seu dia a dia de treinos.

E se quiser mais dicas como essa, não esqueça de conferir também o nosso artigo sobre Como melhorar o seu desempenho nos treinos.

 

 

 

 

 

 

 

Escrito por Klayse