Uma dúvida recorrente entre atletas é se existe diferença de Treino Para Natural x Hormonizado que são, basicamente, treinamentos específicos para quem não toma qualquer tipo de suplemento, e para quem faz esse tipo de suplementação.

Antes de falar sobre essa diferença, é importante deixar claro que nenhum treino específico, seja por biotipo ou suplementação, funciona se não for adaptativo de modo que você tenha controle sobre os movimentos.

Essa adaptabilidade é necessária para que você possa:

  • Trabalhar todos os músculos;
  • Se exercitar de maneira adequada conforme suas metas;
  • Execução sem risco;
  • Qualidade de movimentos

É preciso ter em mente que a musculação funciona de maneira igual para todos. Os Treinos Para Natural x Hormonizado  nada mais são que treinamentos pensados para as CONDIÇÕES DE RECURSOS ERGÔGENICOS do atleta. Ou seja, a modalidade será a mesma, mas os exercícios serão adaptados.

Mas então o que torna os Treinos Para Natural x Hormonizado diferentes?

O que torna esses dois treinamentos diferentes são os recursos ergogênicos. No caso de quem é hormonizado, ou seja que faz suplementação, o metabolismo funciona de maneira mais acelerada.

E isso faz que o atleta tenha que consumir mais calorias, macronutrientes, proteínas. Além disso, o próprio corpo passará a absorver esses nutrientes de maneira mais eficiente aumentando a síntese proteica.

Tudo isso quer dizer que o Treino Para Hormonizados tende a ser maior e mais frequente, mas, justamente por todos os fatores acima. Ao mesmo tempo, o tempo de descanso também acaba sendo maior. Afinal, assim como o atleta come mais ele vai precisar de uma recuperação prolongada para que o processo de reparação muscular aconteça.

Logo, de modo geral, além de volume, a maior diferença entre esses dois treinos é que no caso dos hormonizados, é necessário um ou dois dias de descanso para cada grupo muscular pequeno, e três dias para grupos musculares grandes. Somente assim o organismo e os hormônios poderão trabalhar para o crescimento, fortalecimento e ganho de resistência.

Gostou do post? Quer saber mais sobre Treino Para Natural x Hormonizado? Então confira o vídeo abaixo.

Fernando Sardinha
Escrito por Fernando Sardinha