Todo mundo que deseja começar a malhar se vê diante dessa questão: treino funcional ou musculação?
Afinal, qual é o melhor jeito de ganhar massa muscular, força e melhorar o seu condicionamento físico?
A resposta para essa pergunta não é nada simples, pois cada tipo de treino tem suas vantagens e objetivos.
Por isso, vai depender muito do que você deseja com o seu treino e qual é a sua condição física atual.
Então, continue lendo o artigo para entender a diferença e o que é melhor: treino funcional ou musculação, assim como qual é o melhor para você.
Qual A Diferença Entre Treino Funcional e Musculação?
Se você é uma dessas pessoas que está buscando um corpo mais definido, emagrecimento ou até mesmo os dois, com certeza já se pegou perguntando qual é a melhor forma de chegar lá.
O mais clássico é ir a academia, certo? É o que mais vemos por ai, séries de musculação para definir o corpo.
Afinal, quando você entra na academia o instrutor irá logo lhe passar uma série que inclui diversos aparelhos de academia.
A musculação é uma excelente maneira de definir o corpo, porém, não é a única. O treino funcional vem ganhando cada vez mais espaço entre os adeptos do corpo saudável e definido.
Entretanto, muitas pessoas não entendem a diferença entre os dois. Afinal, existe algum melhor que o outro? Treino funcional ou musculação, qual é o melhor para mim?
Então, para entender como cada treino desse funciona e qual se encaixa mais no seu físico e no seu objetivo, vamos falar sobre cada um deles.
Musculação:
Bom, musculação é aquilo que todos estamos acostumados a ver, certo? Em geral, são exercícios voltados para certas áreas do corpo, com o objetivo de fortalecimento muscular.
Há a utilização de uma carga, que cria uma resistência. E o movimento para ir contra essa resistência faz com que o músculo se desenvolva.
Portanto, o objetivo de quem faz musculação deve ser:
- Queimar gordura;
- Aumentar a massa muscular;
- E melhorar resistência.
Mas, além de todos esses benefícios é necessário entender que a musculação proporciona exercícios voltados para grupos musculares específicos.
Com certeza se você já malhou em academia, já teve série para membros inferiores e membros superiores, mostrando que esses exercícios são feitos separados.
Pois, a ideia é que a repetição de um exercício de resistência, em determinada região, leva a hipertrofia do músculo rapidamente.
Portanto, o foco da musculação é levar o músculo a hipertrofia e aumentar a massa muscular, e não necessariamente preparar o nosso corpo e seus movimentos para atividades de alta carga.
Treino Funcional:
O treino funcional é muito diferente da musculação, desde a ideia e seus objetivos até a execução dos exercícios.
O exercício funcional é aquele que irá buscar movimentos que fazemos no dia a dia para gerar o fortalecimento muscular.
Ou seja, o fortalecimento do músculo não será feito através da repetição de movimentos voltados para um grupo muscular, e sim por exercícios que trabalhem o corpo como um todo e que sejam familiares no nosso dia a dia.
Esses movimentos seriam:
Nesses exercícios, em geral, não são utilizadas cargas, e sim acessórios como discos, cones, cordas e elásticos.
O objetivo é conseguir trabalhar a maior quantidade de grupos musculares possíveis.
Portanto, com esses exercícios você acaba ganhando uma maior consciência corporal, melhorando outras áreas do seu corpo, como o equilíbrio e o condicionamento físico.
O treino funcional trás muitos benefícios, como:
- Maior consciência corporal;
- Melhora no sistema cardiovascular;
- Fortalecimento dos músculos;
- Prevenção de lesões;
- Emagrecimento;
- Maior equilíbrio;
- Entre outros.
Apesar de tantos benefícios, não é o tipo de exercício ideal para quando você busca a hipertrofia muscular e definição do corpo.
Pois, apesar de se conseguir atingir a hipertrofia com o treino funcional, não é tão eficiente assim.
Qual É A Melhor Opção: Treino Funcional ou Musculação?
Então, qual escolher: treino funcional ou musculação? Essa é uma pergunta sem resposta exata, pois irá depender muito de qual é o seu objetivo ao treinar.
Por exemplo, se o seu objetivo for unicamente a hipertrofia muscular, para definir o corpo e aumentar os músculos, você deveria focar na musculação, que lhe trará resultados mais rápidos.
Mas, se você deseja melhorar o seu condicionamento físico em geral, com ganho de força, equilíbrio e agilidade, o treino funcional é o ideal para você.
É tudo questão de objetivo, pois se você deseja trabalhar um grupo muscular específico, para que ele cresça e se desenvolva, com certeza a melhor maneira de fazer isso é fazendo um exercício que isole esse grupo muscular, ou seja, a musculação.
Já o treino funcional, além de variar mais os exercícios e trabalhar o corpo todo, pode ser mais estimulante.
Além disso, um pouco mais desafiador uma vez que você deve trabalhar com o corpo todo e não tem uma estrutura confortável para realizar o exercício, como acontece nos aparelhos da academia.
Quando você trabalha todo o corpo, os riscos de lesão são menores, e o seu corpo fica equilibrado esteticamente.
Assim, o treino funcional acaba sendo mais dinâmico. Então, será que tem como juntar o melhor dos dois mundos? Sim, é possível.
Você pode unir o treino funcional a musculação nos seus exercícios.
Porque, eles se complementam. O treino funcional pode ajudar o exercício da musculação a alcançar a hipertrofia e prevenir lesão.
Enquanto isso, a musculação pode fortalecer um grupo muscular específico necessário para a execução do treino funcional.
Conclusão
Então, agora você já sabe qual é a diferença entre o treino funcional e a musculação, e qual você deve escolher para o seu objetivo.
Não existe uma resposta certa, o seu treino deve ser pensado de acordo com as suas condições físicas, necessidades e objetivos.
Lembrando que você pode sempre unir os dois tipos de treino em um só, assim você consegue usufruir dos benefícios dos dois.
O importante é sempre ter cuidado na execução de ambos, seja musculação ou treino funcional para evitar lesões.
E aí, gostou desse artigo? Se sim, deixe aqui o seu comentário.
Deixar um comentário